A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Profa Monalisa R. Zoldan 2º ano – SECAL 2010

2 ATENÇÃO Apostila 1 – pgs – 40 – 41
Apostila 2 – pgs – 23 até 27 / 33 e 34 Apostila 3 – pgs - 22

3 COMPORTAMENTO CONSUMIDOR
A maioria das aquisições são feitas hoje pela emoção e não pela razão... Daí a importância de se descobrir o que MOTIVA o consumidor a preferir este ou aquele produto ou serviço...

4 MUDANÇAS GLOBAIS ... Aos poucos o consumidor sofre mudanças em seus hábitos de vida: Número de pessoas e o formato das famílias; Ceticismo das pessoas; Grau de instrução; Renda X gastos; Menor fidelidade; Diversidade geográfica e demográfica; Diferenças nas classes sociais; Quem tem o poder de compra ??? O QUE MAIS ???

5 MERCADO ??? É o conjunto de empresas ou pessoas que ofertam ou demandam um determinado bem ou serviço ! Segmentação: subdivisão do mercado em partes menores, guardando suas características básicas; Market-share: participação em percentuais de mercado que uma empresa detém onde atua.

6 SEGMENTAÇÃO MERCADO Processo de dividir o mercado em grupos diferentes de compradores que têm diferentes necessidades, características, comportamentos e que exigem produtos e serviços igualmente diferentes !!!

7 PÚBLICO-ALVO ??? É o público segmentado em atributos ou características comuns entre si; Representam pessoas que desejam adquirir produtos e serviços!!!

8 Mercado-alvo !!! Avaliar a atratividade de cada segmento de mercado, selecionando os mais adequados para a empresa. Ser mais lucrativo ao longo do ciclo de vida do produto.

9 POSICIONAMENTO DE MERCADO
É o lugar que ocupa na mente dos consumidores em relação aos produtos da concorrência. É necessário fazer com que um produto ocupe o lugar claro, distinto e desejável na mente dos consumidores em relação a concorrência.

10 PREVISÃO DA DEMANDA: Estimativa de mercado para identificar seu tamanho, suas possibilidades de vendas e também o pocisionamento da concorrência – no presente e no futuro.

11 SITUAÇÕES DE DEMANDA (pg 34 – apostila 2)
negativa: não há venda pois consumidor não gosta do produto. inexistente: consumidor indiferente ao produto nem sabendo que existe. latente: não é qualquer produto que satisfaz a necessidade do consumidor. declinante: vendas cada vez menores. irregular: sazonalidade na venda. plena: vendas sempre satisfatórias. excessiva: venda maior do que a empresa e os fornecedores podem suportar. indesejada: desencorajar o mercado a comprar.

12 ETAPAS DA SEGMENTAÇÃO MERCADO
CONTROLE CADA SEGMENTO POSICIONAMENTO CADA SEGMENTO POSICIONAMENTO MERCADOLÓGICO SELECIONAR PUBLICO-ALVO MENSURAR ATRATIVIDADE IDENTIF. MERCADO-ALVO PERFIL DOS CLIENTES SEGMENTAÇÃO MERCADO 1. BASES DA SEGMENTAÇÃO

13 VARIÁVEIS DE SEGMENTAÇÃO MERCADO:
Geográficas: regiões, cidades, densidade, clima ... Demográfica - Pessoais: idade, sexo, peso, altura, nível de instrução, ocupação, nacionalidade, naturalidade, familiares - integrantes, renda, religião, raça ... Pictográficas: classe social, estilo de vida, personalidade ... Comportamental: ocasiões de compra, benefícios procurados, status, utilidade, lealdade, atitudes emocionais com o produto...

14 EXEMPLOS DE PÚBLICOS CONSUMIDORES:
HOMENS MULHERES ADOLECENTES CRIANÇAS IDOSOS GAYS NEGROS QUAIS OUTROS...

15 ALGUMA DÚVIDA ...


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google