A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dinâmica Rosângela Moreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dinâmica Rosângela Moreira."— Transcrição da apresentação:

1 Dinâmica Rosângela Moreira

2 Aplicando a palavra força…
"A força unida é mais forte". Francis Bacon "Pelos poderes de Grayskull, eu tenho a força". He-Man "Lutando contra as forças do mal... E por um pedaço maior de Pizza!!! Tartarugas Ninjas "A televisão é a força mais subversiva da nossa sociedade, ainda que inconscientemente". Paulo Francis

3 DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda os movimentos relacionados com as forças que atuam nos corpos. A força de atração do planeta Terra (ou de qualquer outro planeta) sobre os corpos próximos à sua superfície é chamada peso. Exemplos: Qual o peso de uma pessoa que apresenta uma massa de 70kg? Dado g=10m/s2. p = m.g p = 70kg . 10m/s2 = 700N

4 Forças de Contato e Campo
As forças de contato ocorrem quando os corpos entram em contato. Uma força de contato importante é a força que uma superfície exerce num corpo apoiado chamada força normal. A força normal N é perpendicular a superfície de contato. As forças de campo não requerem contato. Exemplo: gravitacional, magnética e elétrica.

5 Equilíbrio Um ponto material está em equilíbrio num determinado referencial quando sua velocidade vetorial permanece constante com o tempo. Como a velocidade vetorial é constante, a aceleração vetorial é nula. Equilíbrio estático: ocorre quando a velocidade vetorial é constantemente nula em relação ao tempo. Equilíbrio dinâmico: ocorre quando a velocidade vetorial é constante, não nula, no decurso do tempo. Neste caso o movimento é retilíneo e uniforme, pois a velocidade permanece constante em módulo, direção e sentido.

6 Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton
“Um ponto material isolado esta em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Se um ponto material estiver livre da ação de forças, sua velocidade vetorial permanece constante.” Exemplo: Quando os motores de uma nave espacial, no espaço, são desligados, a força propulsora da nave é nula, porém ela mantém o seu movimento com velocidade constante, segundo o princípio da inércia.

7 Foguete decolando…

8 Naves espaciais

9 Naves espaciais

10 Princípio Fundamental da Dinâmica ou Segunda Lei de Newton
Este princípio estabelece a relação entre força (causa) e trabalho (efeito). Equação Fundamental da Dinâmica A força resultante das forças aplicadas a um ponto material é igual ao produto de sua massa m pela aceleração adquirida pelo movimento. Cuja unidade: N (newton) 1N = 1kg x 1m/s2

11 Princípio de Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton
Sempre que um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, este reage exercendo em A uma outra força, de mesma intensidade e direção, mas de sentido contrário. As forças de ação e reação aparecem sempre que dois corpos interagem ( contato ou ação de um campo de forças), logo são mútuas. Características das forças: mesma direção, mesma intensidade e sentidos opostos - atuam em corpos diferentes. (não se anulam) Exemplo: Imagine um foguete subindo na atmosfera da Terra. O gás ao expandir-se nas câmaras de combustão, é impelido para trás com alta velocidade, mas reage, exercendo no foguete uma força que o impulsiona para frente.

12 Astronauta O astronauta Bruce McCandless
durante uma atividade no espaço, a poucos metros da Challenger (1984).

13 Situações de estudo Fr = m.a F1 + F2 = (mA + mB).a FAB = mB.a Nota:
FBA=FAB (Ação e Reação)

14 Situações de estudo Fr = m.a Fr = (mA+mB+mC).a FAB = (mB+mC).a
FBC = mC.a

15 Situações de estudo Fr = m.a F – p = (mA + mB) .a

16 Situações de estudo Fr = m.a F – T = (mA + mB) . a T = mA . a

17 Situações de estudo . PA – T = mA . a T – PB = mB . a

18 Atrito FORÇA DE ATRITO Quando as superfícies de contato não são perfeitamente lisas, surgem forças de contato tangenciais às superfícies, contrárias ao movimento de arrastamento. Essas forças são chamadas forças de atrito. Assim, se o corpo está em repouso, ele está em equilíbrio e fat = F . Quando um corpo está em movimento, a intensidade da força de atrito é diretamente proporcional à intensidade da reação normal N.

19 Atrito fat = μ . N É o atrito que possibilita um carro parar quando é freado. Um carro estacionado em uma ladeira não desce porque a força de atrito estático é igual a componente do peso na direção da ladeira. O coeficiente de atrito depende das superfícies de contato, que quanto mais ásperas, maior o coeficiente de atrito. Uma camada de óleo entre as superfícies diminui sensivelmente o coeficiente de atrito e a força correspondente.

20 Reflita “Lembre-se que a mudança é a chance que temos de ver além da vida que planejamos. Não tema as mudanças, elas são como os momentos mais bonitos do dia. Observe o pôr-do-sol ... uma paisagem seca após a chuva ... o amanhecer Pode ser você de olhos bem abertos para a vida. Ela é repleta de mudanças.”


Carregar ppt "Dinâmica Rosângela Moreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google