A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hidrografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hidrografia."— Transcrição da apresentação:

1 Hidrografia

2 Bacia Hidrográfica ou Bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água. É uma área e, como tal, mede-se em km².

3

4 CRISTA OU INTERFLÚVIO CRISTA OU INTERFLÚVIO VERTENTE VERTENTE MARGEM
PERFIL LONGITUDINAL DE UM VALE FLUVIAL CRISTA OU INTERFLÚVIO CRISTA OU INTERFLÚVIO VERTENTE VERTENTE MARGEM RIO MARGEM LEITO TALVEGUE

5 Drenagem exorréica

6 Delta Estuário

7 Delta do Parnaíba

8 A HIDROGRAFIA BRASILEIRA

9 Características Rico em rios Pobre em Lagos Rios Perenes
De domínio planáltico Bom potencial hidrelétrico Foz tipo Estuário Drenagem Exorréica Alimentação Pluvial

10 FOZ DO RIO PARNAÍBA

11 DELTA DO PARAÍBA DO SUL

12 BACIAS HIDROGRÁFICAS BRASILEIRAS

13 BACIA AMAZÔNICA Maior bacia hidrográfica do planeta.
Vertentes delimitadas pelos seguintes divisores de água: Cordilheira dos Andes, Planalto Central e Planalto das Guianas. Ucayali, Marañon, Solimões encontra com o Negro e passa a chamar Amazonas. Afluentes dos dois lados (norte e sul) permite a dupla captação das cheias de verão. Afluentes do Amazonas que nascem nos planaltos das Guianas e Brasileiro possuem o maior potencial hidrelétrico disponível no Brasil. Amazonas totalmente navegável.

14

15 Bacia do Tocantins-Araguaia

16 Característica da bacia do Tocantins-Araguaia
Possui km; Apresenta o escoamento de grãos ( com destaque para soja). Abastecimento hidroelétrico de Grande Carajás; Possui a maior ilha fluvial do mundo – Ilha do Bananal ( rio Araguaia ).

17 Bacia do Tocantins-Araguaia
Com 814 mil km² é a maior bacia fluvial exclusivamente brasileira; nasce em Goiás. Compartilha sua foz com a do rio Amazonas, não sendo mais seu afluente. No rio Tocantins está localizada a usina de Tucuruí, 2ª maior hidrelétrica do Brasil.

18 BACIA DO SÃO FRANCISCO Rio S. Francisco nasce na Serra da Canastra em MG, segue rumo sul-norte. Transporta grande volume de água pela região semi-árida. Contribuição histórica, pois permitiu a fixação de população ribeirinha e a criação de várias cidades. Possibilidade de integrar as duas regiões mais populosas do país. Potencial hídrico aproveitado para irrigar os solos férteis à sua margem. (Fruticultura) Potencial hidrelétrico, explorado pelas usinas de Sobradinho (BA), Três Marias(MG), Paulo Afonso (AL) entre outras. Abrange três tipos climáticos; Afluentes temporários;

19

20 Bacia hidrográfica do Rio São Francisco

21

22

23

24 Grande importância regional fator de desenvolvimento

25 Principais uso do rio Aproveitamento hidrelétrico ; Irrigação;
Navegação; Suprimentos de água e pesca;

26 Transposição do São Francisco

27

28 É formada pelas Bacias do Paraná, do Paraguai e do Uruguai.
Bacia platina É formada pelas Bacias do Paraná, do Paraguai e do Uruguai.

29 BACIA DO PARANÁ Drena porção Centro-Sul do país.
Rio principal: PARANÁ que nasce da confluência entre o Paranaíba (MG/GO) e Grande (SP/MG). Rio Paraná e seus afluentes da margem esquerda são rios de planalto. Alto potencial hidrelétrico ( maior produtora hidrelétrica) Navegabilidade é muito pequena devido à topografia. Necessidade de eclusas.

30

31

32 PRODUÇÃO HIDRELÉTRICA BACIA DO PARANÁ
Maior potência instalada. Infinidade de hidrelétricas: Conjunto Urubupungá Itaipu - Binacional Custo. Desastre ecológico

33 Principais usinas hidroelétricas
Itaipú Porto Primavera Marimbondo Furnas

34 Hidrovia Tietê-Paraná.
Integração dos estados MG, SP, MS, PR, SC e GO; Liga a região de Anhebi ( Sorocaba SP), até Foz do Iguaçu. Possibilita maior integração do Brasil com os países do Mercosul.

35 Bacia do Paraguai Drena uma grande área de planície
Países – Bolívia, Paraguai, Argentina e Brasil. O rio Paraguai nasce na chapada dos Perecis (MT). Principais afluentes – rio Cuiabá, rio Taquarí e rio Miranda. Principais atividades econômicas – pecuária bovina, expansão da soja e escoamento do manganês.

36 Bacia do Uruguai O rio Uruguai é formado pela junção dos rios Canoas (SC) e Pelotas (RS); Deságua no estuário da Prata; Alto curso – pequena produção de hidroeletricidade. (16% do seu potencial); Baixo curso – rizicultura de inundação.

37 Bacias Hidrográficas do RS
3 grandes bacias hidrográficas: a Bacia do Uruguai, a qual faz parte da Bacia do Rio da Prata e abrange cerca de 57% da área total do Estado; a bacia do Guaíba com 30% do total apresenta áreas de grande concentração industrial e urbana Bacia Litorânea com 13% do total

38

39 Problemas Ambientais resultantes na sua maioria, das formas de apropriação e uso que a sociedade faz

40 Problemas Ambientais na bacia do rio Uruguai
Despejo de efluentes domésticos sem tratamento Despejo de efluentes agroindústrias Atividades mineradoras Assoreamento dos rios Contaminação do solo Processo intenso de arenização.

41 Problemas ambientais na Bacia do Guaíba
Despejo de efluentes domésticos e industriais. Poluição do ar por fontes fixas. Ocupação urbana em áreas de risco Transporte de cargas perigosas.

42 Problemas ambientais na Bacia litorânea
Despejo de efluentes no mar e em lagoas; Manejo inadequado de resíduos sólidos urbanos e industrias; Ocupação urbana e atividades mineradora de areia Contaminação de agrotóxicos e insumos tóxicos


Carregar ppt "Hidrografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google