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Os Avanços no século XXI
AVALIAÇÃO Os Avanços no século XXI
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EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE AVALIAÇÃO
1ª GERAÇÃO: MENSURAÇÃO 2ª GERAÇÃO: DESCRIÇÃO 3ª GERAÇÃO: JULGAMENTO 4ª GERAÇÃO: NEGOCIAÇÃO (GUBA, E. G. E LINCOLN, Y.S., 1989)
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MÉRITO RELEVÂNCIA
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. NEGOCIAÇÃO STAKEHOLDERS (Interessados)
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MUDANÇA DE PARADIGMA NA AVALIAÇÃO
Evento X Processo Medo X Coragem Boletim de notas X Registro de anotações Imposição X Negociação Autoritarismo X Participação Secreta X Transparente Arbitrária X Criteriosa Classificatória X Promocional
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META – AVALIAÇÃO VERIFICA ATÉ QUE PONTO UMA AVALIAÇÃO É:
1- Útil em guiar decisões 2- Prática na condução 3- Ética em lidar com pessoas e organizações 4- Tecnicamente confiável
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“STANDARDS” DE AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS
UTILIDADE – Atender às necessidades de informação prática dos usuários. VIABILIDADE – Ser realística, prudente, diplomática e simples ÉTICA – Ser realizada legalmente e eticamente com o devido respeito ao bem estar dos envolvidos na avaliação. PRECISÃO – Revelar e transmitir tecnicamente informações adequadas para permitir juízos de mérito e relevância. REF: JOINT COMMITTEE (1994)
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“Standards” ou Padrões de Avaliação são princípios que emergiram do consenso de profissionais da avaliação e representantes de grupos de interessados, para a verificação e o julgamento da qualidade de uma avaliação.
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PRINCÍPIOS DO AVALIADOR
1- INDAGAÇÃO SISTEMÁTICA 2- COMPETÊNCIA 3- INTEGRIDADE/HONESTIDADE 4- RESPEITO PELAS PESSOAS 5- RESPONSABILIDADE PELO BEM ESTAR GERAL (American Evaluation Association / AEA, 1999)
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