A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Excretor Professora Helena.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Excretor Professora Helena."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Excretor Professora Helena

2 Excreção É a capacidade do organismo de eliminar os resíduos tóxicos do corpo produzidos pelo metabolismo celular.

3 Eliminação de Resíduos

4 Eliminação de Resíduos
Sistema Respiratório Através da eliminação de Gás Carbônico

5 Eliminação de Resíduos
Pele Através do Suor

6 Eliminação de Resíduos
Sistema Urinário Pela eliminação da Urina

7 A Pele

8

9 Urinário O Sistema

10 O Sistema Urinário É formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo.

11 RIM URETER BEXIGA URETRA

12 Os Rins

13 Os Rins Córtex Renal Medula Renal

14 Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral. Nessa posição estão protegidos pelas últimas costelas e também por uma camada de gordura.

15 Suas unidades excretoras, na realidade microfiltros, são os néfrons.
Os Rins Suas unidades excretoras, na realidade microfiltros, são os néfrons. Há cerca de 1 milhão de néfrons em cada rim. A região central do rim que recolhe toda a urina é a pelve renal. Ela se estreita na saída do rim e passa a chamar-se ureter, um longo e fino canal que leva a urina à bexiga. Da região inferior da bexiga sai a uretra, um canal de expulsão de urina. Junto à saída do ureter, entra no rim uma grossa artéria renal e sai uma veia renal.

16 Conduzem a urina dos rins até a bexiga.
Os Ureteres Conduzem a urina dos rins até a bexiga. RIM RIM Ureter Ureter Bexiga Uretra

17 A Bexiga É constituída por uma parede muscular distensível.
A urina produzida nos rins e encaminhada para a bexiga através dos ureteres. Na bexiga a urina fica armazenada até a micção.

18 Uretra Através da diurese a uretra elimina a urina armazenada na bexiga.

19 Masculino Feminino RIM Ureteres Bexiga Trompa Vesícula Seminal Bexiga
Próstata Ovário Pênis Vagina Uretra Epidídimo Vulva Glande Testículo

20 O corpo filtra diariamente cerca de 500 litros de sangue.
Urina O corpo filtra diariamente cerca de 500 litros de sangue. Pigmentos 1,5% Sais Diluidos 2,5% Uréia 0,05% Ácido Úrico 1,5 litros de URINA 95% Água

21 A importância da Excreção
A composição relativamente estável dos fluidos orgânicos é em grande parte garantida pela excreção, que permite a remoção das substâncias em excesso, ou sua economia, se estiver faltando. Essa regulação contínua corresponde a um equilíbrio dinâmico, fator que leva a homeostase. A excreção tem dois papéis básicos: · Eliminação de substâncias tóxicas de origem celular. · Regulação do equilíbrio hidrossalino (osmorregulação). Todas as células do organismo estão mergulhadas no sangue e em outros fluidos, com os quais se mantêm em equilíbrio osmótico. Qualquer modificação na concentração desses fluidos afeta diretamente as células, acarretando a entrada ou perda excessiva de água, no último caso a chamada desidratação.

22 A Glândula Supra Renal É uma glândula em formato de chapéu localizada no polo superior dos rins e tem importante papel na regulação hormonal do organismo.

23 Principais doenças dos Rins e das Vias Urinárias

24 Os cálculos podem atingir os mais variados tamanhos.
Litíase Urinária Os cálculos renais, popularmente chamados de pedra no rim, são formações sólidas de sais minerais e uma série de outras substâncias, como oxalato de cálcio e ácido úrico. Essas cristalizações podem migrar pelas vias urinárias causando muita dor e complicações. Os cálculos podem atingir os mais variados tamanhos.

25 Infecção Urinária É uma infecção do trato urinário, geralmente causada por bactéria encontradas nas fezes. Eschericha coli

26 A infecção urinária é mais comum no sexo feminino.
Na mulher a uretra é mais curta e mais próxima do ânus.

27 Doenças crônicas como o Diabetes e a Hipertensão Arterial podem prejudicar o funcionamento normal dos rins com o passar do tempo, levando a quadro de Insuficiência Renal. Nos casos mais graves é necessário a utilização da Hemodiálise que é uma máquina que faz a função de filtro dos rins.

28 Professora Helena Colégio Harmonia


Carregar ppt "Sistema Excretor Professora Helena."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google