A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGRAS GERAIS 1. Assim que a pergunta e as alternativas forem lidas, os alunos terão 10 segundos para escolher uma resposta. 3. Da 1ª a 10ª pergunta,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGRAS GERAIS 1. Assim que a pergunta e as alternativas forem lidas, os alunos terão 10 segundos para escolher uma resposta. 3. Da 1ª a 10ª pergunta,"— Transcrição da apresentação:

1

2 REGRAS GERAIS 1. Assim que a pergunta e as alternativas forem lidas, os alunos terão 10 segundos para escolher uma resposta. 3. Da 1ª a 10ª pergunta, cada resposta correta vale 2 pontos para a equipe. A partir da 11ª pergunta, as respostas corretas passam a valer 4 pontos. 2. Quando for solicitado, um dos alunos deverá levantar a placa com a resposta escolhida. As outras placas deverão estar atrás da placa escolhida como correta. 4. Fique atento às orientações especiais que irão aparecer no telão durante o jogo. 5. O responsável pela turma é o chefe de torcida. 6. É proibido o uso de fones de ouvido, celulares ou qualquer outro aparelho eletrônico.

3 7. Caso o apresentador precise chamar a atenção de uma equipe, dará um cartão amarelo como advertência. Caso seja necessário, dará um 2° cartão, desta vez de cor alaranjado. A partir da 3ª advertência, a equipe receberá um cartão vermelho e será penalizada em 1 ponto. 8. Não será tolerada qualquer situação de desrespeito com os adversários, podendo a equipe perder 1 ponto, sem a necessidade de cartão amarelo. 9. A competição acaba na questão 25 ou quando faltar 5 minutos para bater o sinal. 10. Em caso de empate, teremos uma nova pergunta, porém, sem alternativas. Quem mais se aproximar da resposta correta vence a competição. REGRAS GERAIS

4 01

5 a) física. b) histórico-social. c) fisiográfica. d) social. e) econômica. Ao observarmos um mapa do continente americano apresentando apenas os limites da América do Norte, Central e do Sul, estamos nos defrontando com uma divisão:

6 a) física. b) histórico-social. c) fisiográfica. d) social. e) econômica. Ao observarmos um mapa do continente americano apresentando apenas os limites da América do Norte, Central e do Sul, estamos nos defrontando com uma divisão:

7 02

8 a) América do Norte e Sul. b) América Anglo-Saxônica e Latina. c) América Latina e Caribe. d) América do Sul e Central. e) América Anglo-Saxônica e do Sul. Um mapa com a delimitação histórico-social-econômica da América apresenta duas divisões básicas. Quais seriam, portanto?

9 a) América do Norte e Sul. b) América Anglo-Saxônica e Latina. c) América Latina e Caribe. d) América do Sul e Central. e) América Anglo-Saxônica e do Sul. Um mapa com a delimitação histórico-social-econômica da América apresenta duas divisões básicas. Quais seriam, portanto?

10 03

11 a) Nelas predomina a língua inglesa e ainda possuem os maiores indicadores de desenvolvimento socioeconômico. b) Constituem as nações mais populosas da América e utilizam a língua inglesa como oficial. c) Podemos observar nesses países o predomínio da língua inglesa e baixos valores de IDH. d) Detêm a liderança no fornecimento de matéria-prima e ampla difusão da língua francesa. e) Apresentam os maiores índices de povoamento e ausência de línguas oficiais. A divisão histórico-social-econômica consolida-se em função de elementos como a origem linguística e as diferenças sociais e econômicas dos países americanos. Com base nisso, assinale a alternativa que melhor representa as características das nações da América Anglo-Saxônica:

12 a) Nelas predomina a língua inglesa e ainda possuem os maiores indicadores de desenvolvimento socioeconômico. b) Constituem as nações mais populosas da América e utilizam a língua inglesa como oficial. c) Podemos observar nesses países o predomínio da língua inglesa e baixos valores de IDH. d) Detêm a liderança no fornecimento de matéria-prima e ampla difusão da língua francesa. e) Apresentam os maiores índices de povoamento e ausência de línguas oficiais. A divisão histórico-social-econômica consolida-se em função de elementos como a origem linguística e as diferenças sociais e econômicas dos países americanos. Com base nisso, assinale a alternativa que melhor representa as características das nações da América Anglo-Saxônica:

13 04

14 a) Pretendia povoar e desenvolver as regiões ocupadas. b) Objetivava o desenvolvimento de vilas autossustentáveis. c) Era marcado pela exploração de minérios e uso de mão de obra escrava. d) Garantia autonomia plena para a administração local das colônias. e) Adotava a demarcação de pequenas propriedades produtivas. A América Latina foi marcada pela colonização de exploração, que perdurou do século XVI até o século XIX. Assinale a alternativa correta sobre esse modelo de colonização:

15 a) Pretendia povoar e desenvolver as regiões ocupadas. b) Objetivava o desenvolvimento de vilas autossustentáveis. c) Era marcado pela exploração de minérios e uso de mão de obra escrava. d) Garantia autonomia plena para a administração local das colônias. e) Adotava a demarcação de pequenas propriedades produtivas. A América Latina foi marcada pela colonização de exploração, que perdurou do século XVI até o século XIX. Assinale a alternativa correta sobre esse modelo de colonização:

16 05

17 a) é plano em praticamente toda a porção oriental. b) possui montanhas cujas altitudes ultrapassam facilmente os 3000 metros, na cordilheira dos Andes. c) apresenta baixas altitudes, em especial na América do Sul. d) as maiores elevações ocorrem no território brasileiro. e) predomina a existência de planícies na América Central. Sobre o relevo da América Latina, é correto afirmar:

18 a) é plano em praticamente toda a porção oriental. b) possui montanhas cujas altitudes ultrapassam facilmente os 3000 metros, na cordilheira dos Andes. c) apresenta baixas altitudes, em especial na América do Sul. d) as maiores elevações ocorrem no território brasileiro. e) predomina a existência de planícies na América Central. Sobre o relevo da América Latina, é correto afirmar:

19 06

20 a) Apenas o Trópico de Câncer e a Linha do Equador. b) Apenas o Trópico de Câncer. c) Apenas o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. d) Todas as linhas (Trópico de Câncer, Linha do Equador e Trópico de Capricórnio) atravessam a América Latina. e) Apenas o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Em termos geográficos, quais linhas atravessam a América Latina?

21 a) Apenas o Trópico de Câncer e a Linha do Equador. b) Apenas o Trópico de Câncer. c) Apenas o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. d) Todas as linhas (Trópico de Câncer, Linha do Equador e Trópico de Capricórnio) atravessam a América Latina. e) Apenas o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Em termos geográficos, quais linhas atravessam a América Latina?

22 07

23 a) Apresenta dobramentos modernos na porção leste. b) As planícies centrais são as regiões de maior elevação altimétrica. c) A inexistência de placas tectônicas nas proximidades garantiu um relevo significativamente plano. d) A formação geológica não configurou grandes reservas minerais ao longo da América Latina. e) Caracteriza-se pela presença de escudos cristalinos a leste do subcontinente. A respeito das feições geológicas da América Latina, assinale a alternativa correta:

24 a) Apresenta dobramentos modernos na porção leste. b) As planícies centrais são as regiões de maior elevação altimétrica. c) A inexistência de placas tectônicas nas proximidades garantiu um relevo significativamente plano. d) A formação geológica não configurou grandes reservas minerais ao longo da América Latina. e) Caracteriza-se pela presença de escudos cristalinos a leste do subcontinente. A respeito das feições geológicas da América Latina, assinale a alternativa correta:

25 08

26 a) constitui pouca variedade de formações vegetais, em função da homogeneidade climática. b) é marcada pela inexistência de deserto. c) não apresenta tundra, vegetação característica de altitudes elevadas. d) na América Central predominam as formações florestais. e) possui diversos tipos de vegetação, como as pradarias e estepes temperadas ao norte. Sobre a vegetação do subcontinente latino-americano, é correto afirmar:

27 a) constitui pouca variedade de formações vegetais, em função da homogeneidade climática. b) é marcada pela inexistência de deserto. c) não apresenta tundra, vegetação característica de altitudes elevadas. d) na América Central predominam as formações florestais. e) possui diversos tipos de vegetação, como as pradarias e estepes temperadas ao norte. Sobre a vegetação do subcontinente latino-americano, é correto afirmar:

28 09

29 a) O clima equatorial é restrito à região da Amazônia brasileira. b) É marcado pela inexistência do clima frio. c) Não apresenta o clima mediterrâneo, exclusivo do continente europeu. d) Possui trechos de clima semiárido tanto na América do Sul quanto na Central. e) Predomina o clima subtropical na maior parte da América Central. Assinale a alternativa correta sobre o clima da América Latina:

30 a) O clima equatorial é restrito à região da Amazônia brasileira. b) É marcado pela inexistência do clima frio. c) Não apresenta o clima mediterrâneo, exclusivo do continente europeu. d) Possui trechos de clima semiárido tanto na América do Sul quanto na Central. e) Predomina o clima subtropical na maior parte da América Central. Assinale a alternativa correta sobre o clima da América Latina:

31 10

32 a) Era voltado exclusivamente para a exportação. b) Constituiu apenas bases agroindustriais. c) Sustentou-se exclusivamente em indústrias nacionais. d) Adotou um modelo baseado na substituição de importações. e) Iniciou-se diretamente na Terceira Revolução Industrial. A respeito do processo de industrialização das nações da América Latina, em especial a partir do século XX, assinale a alternativa correta:

33 a) Era voltado exclusivamente para a exportação. b) Constituiu apenas bases agroindustriais. c) Sustentou-se exclusivamente em indústrias nacionais. d) Adotou um modelo baseado na substituição de importações. e) Iniciou-se diretamente na Terceira Revolução Industrial. A respeito do processo de industrialização das nações da América Latina, em especial a partir do século XX, assinale a alternativa correta:

34 11

35 a) Os Estados Unidos atravessavam um momento de superprodução, que encaminhou o país na direção de uma severa crise financeira. b) Os países da América Latina passam a ser os maiores fornecedores de manufaturados para os EUA nesse período. c) Os países europeus foram os maiores responsáveis pela crise nos Estados Unidos, pois as guerras no continente traziam prejuízos financeiros aos estadunidenses. d) A Crise de 1929 foi a grande oportunidade que a China esperava para se tornar uma das maiores economias do mundo. e) Os problemas financeiros atravessados pelos EUA no período ocorreram em função do modelo industrial latino-americano, que passou a concorrer com o país no comércio internacional. Sobre o contexto da Crise de 1929, que estimulou o desenvolvimento industrial dos países latino-americanos, é correto afirmar que:

36 a) Os Estados Unidos atravessavam um momento de superprodução, que encaminhou o país na direção de uma severa crise financeira. b) Os países da América Latina passam a ser os maiores fornecedores de manufaturados para os EUA nesse período. c) Os países europeus foram os maiores responsáveis pela crise nos Estados Unidos, pois as guerras no continente traziam prejuízos financeiros aos estadunidenses. d) A Crise de 1929 foi a grande oportunidade que a China esperava para se tornar uma das maiores economias do mundo. e) Os problemas financeiros atravessados pelos EUA no período ocorreram em função do modelo industrial latino-americano, que passou a concorrer com o país no comércio internacional. Sobre o contexto da Crise de 1929, que estimulou o desenvolvimento industrial dos países latino-americanos, é correto afirmar que:

37 12

38 a) Siderúrgicas, automotivas e metalúrgicas. b) Siderúrgicas, metalúrgicas e energéticas. c) Energéticas, agroindustriais e bioquímicas. d) Metalúrgicas, têxteis e automotivas. e) Mineradoras, eletrônicas e metalúrgicas. Com a Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento industrial das nações latino-americanas cresce consideravelmente. Um dos maiores incentivadores desse processo foi o Estado, que investiu largas somas de dinheiro nas indústrias de base. Assinale a alternativa que corresponde a exemplos desses tipos de indústrias:

39 a) Siderúrgicas, automotivas e metalúrgicas. b) Siderúrgicas, metalúrgicas e energéticas. c) Energéticas, agroindustriais e bioquímicas. d) Metalúrgicas, têxteis e automotivas. e) Mineradoras, eletrônicas e metalúrgicas. Com a Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento industrial das nações latino-americanas cresce consideravelmente. Um dos maiores incentivadores desse processo foi o Estado, que investiu largas somas de dinheiro nas indústrias de base. Assinale a alternativa que corresponde a exemplos desses tipos de indústrias:

40 13

41 a) Utilizam largas somas de recursos energéticos na manufatura de seus produtos. b) Baseiam-se na extensa utilização de mão de obra. c) Localizam-se próximas às fontes energéticas. d) São as maiores poluidoras do setor industrial. e) Investem elevados capitais em pesquisa e desenvolvimento. Poucos países da América Latina podem ser considerados como pertencentes à Terceira Revolução Industrial. Quais seriam as características fundamentais das atividades industriais que se encontram nesse estágio?

42 a) Utilizam largas somas de recursos energéticos na manufatura de seus produtos. b) Baseiam-se na extensa utilização de mão de obra. c) Localizam-se próximas às fontes energéticas. d) São as maiores poluidoras do setor industrial. e) Investem elevados capitais em pesquisa e desenvolvimento. Poucos países da América Latina podem ser considerados como pertencentes à Terceira Revolução Industrial. Quais seriam as características fundamentais das atividades industriais que se encontram nesse estágio?

43 14

44 a) Intensa presença do Estado na economia nacional. b) Nacionalização de empresas privadas. c) Redução da interferência do Estado nos diversos setores da economia nacional. d) Parcerias entre empresas privadas e governos no controle das atividades econômicas. e) Expansão das atividades econômicas dos governos nacionais através do controle acionário privado. Relatório da Conferência das Nações Unidas sobre o comércio e desenvolvimento apontou que a maior parte da América Latina adotou, na década de 1990, medidas neoliberais em suas economias. Das alternativas abaixo, qual corresponde corretamente a essas práticas?

45 a) Intensa presença do Estado na economia nacional. b) Nacionalização de empresas privadas. c) Redução da interferência do Estado nos diversos setores da economia nacional. d) Parcerias entre empresas privadas e governos no controle das atividades econômicas. e) Expansão das atividades econômicas dos governos nacionais através do controle acionário privado. Relatório da Conferência das Nações Unidas sobre o comércio e desenvolvimento apontou que a maior parte da América Latina adotou, na década de 1990, medidas neoliberais em suas economias. Das alternativas abaixo, qual corresponde corretamente a essas práticas?

46 15

47 a) Porque se encontram entre os dez maiores PIBs do globo. b) Porque adotaram padrões neoliberais na organização de sua economia desde a década de 70. c) Porque se destacam economicamente na crescente atividade industrial e estabilidade econômica atingida. d) Essas nações apresentam os melhores Índices de Desenvolvimento Humano do continente americano. e) Porque são as nações que tiveram mais sucesso na adoção de políticas de forte intervenção estatal. Uma denominação muito comum dada a Brasil, Argentina, Chile e México corresponde ao termo emergente. Por que essas nações recebem tal denominação?

48 a) Porque se encontram entre os dez maiores PIBs do globo. b) Porque adotaram padrões neoliberais na organização de sua economia desde a década de 70. c) Porque se destacam economicamente na crescente atividade industrial e estabilidade econômica atingida. d) Essas nações apresentam os melhores Índices de Desenvolvimento Humano do continente americano. e) Porque são as nações que tiveram mais sucesso na adoção de políticas de forte intervenção estatal. Uma denominação muito comum dada a Brasil, Argentina, Chile e México corresponde ao termo emergente. Por que essas nações recebem tal denominação?

49 16

50 a) O sistema comercial é fundamentado na produção agrícola destinada à exportação. b) Em ambos os modelos, ocorre a predominância de cultivos voltados ao consumo interno. c) Os grandes latifúndios caracterizam o modelo de agricultura tradicional mexicano. d) No sistema comercial, as maiores lavouras produzem para atender as exigências do comércio local. e) O sistema agrícola tradicional sustenta-se por meio das grandes somas de capital adquiridos pela exportação. A agricultura desempenha importante papel no setor econômico do México, mesmo tendo apenas cerca de 15% de seu território disponível para cultivo - dada a fertilidade dos solos. Dois modelos de atividades destacam-se no país: o sistema tradicional e o comercial. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta:

51 a) O sistema comercial é fundamentado na produção agrícola destinada à exportação. b) Em ambos os modelos, ocorre a predominância de cultivos voltados ao consumo interno. c) Os grandes latifúndios caracterizam o modelo de agricultura tradicional mexicano. d) No sistema comercial, as maiores lavouras produzem para atender as exigências do comércio local. e) O sistema agrícola tradicional sustenta-se por meio das grandes somas de capital adquiridos pela exportação. A agricultura desempenha importante papel no setor econômico do México, mesmo tendo apenas cerca de 15% de seu território disponível para cultivo - dada a fertilidade dos solos. Dois modelos de atividades destacam-se no país: o sistema tradicional e o comercial. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta:

52 17

53 a) O acordo foi o maior responsável pela entrada legal de mexicanos nos Estados Unidos. b) O NAFTA foi o maior responsável pelo crescimento constante dos diversos indicadores socioeconômicos mexicanos. c) A indústria nacional mexicana foi amplamente beneficiada, por meio do investimento de capital estadunidense e canadense no país. d) O NAFTA trouxe diversas indústrias estadunidenses ao México, estimuladas pela mão de obra barata e redução de impostos. Contudo, parte significativa dos lucros acabou sendo remetida aos EUA por meio das transnacionais. e) A entrada da China ao NAFTA prejudicou as exportações mexicanas aos Estados Unidos, uma vez que produtos chineses passaram a entrar no mercado estadunidense a preços altamente competitivos. Um dos acordos econômicos mais impactantes estabelecidos pelo México corresponde ao NAFTA. A respeito desse tema, podemos inferir:

54 a) O acordo foi o maior responsável pela entrada legal de mexicanos nos Estados Unidos. b) O NAFTA foi o maior responsável pelo crescimento constante dos diversos indicadores socioeconômicos mexicanos. c) A indústria nacional mexicana foi amplamente beneficiada, por meio do investimento de capital estadunidense e canadense no país. d) O NAFTA trouxe diversas indústrias estadunidenses ao México, estimuladas pela mão de obra barata e redução de impostos. Contudo, parte significativa dos lucros acabou sendo remetida aos EUA por meio das transnacionais. e) A entrada da China ao NAFTA prejudicou as exportações mexicanas aos Estados Unidos, uma vez que produtos chineses passaram a entrar no mercado estadunidense a preços altamente competitivos. Um dos acordos econômicos mais impactantes estabelecidos pelo México corresponde ao NAFTA. A respeito desse tema, podemos inferir:

55 18

56 a) Suas economias são sustentadas em indústrias de base. b) Grande parte dos ramos industriais realiza a produção de bens de consumo duráveis. c) Alguns países da América Central consistem em paraísos fiscais, garantindo anonimato a investidores e estimulando remessas de dinheiro ilegais direcionados a essas nações. d) A América Central ainda não atingiu o estágio da Primeira Revolução Industrial. e) Parte significativa da economia da América Central sustenta- se no cultivo de produtos tropicais, voltados ao mercado interno. Sobre os aspectos econômicos das nações da América Central, é correto afirmar:

57 a) Suas economias são sustentadas em indústrias de base. b) Grande parte dos ramos industriais realiza a produção de bens de consumo duráveis. c) Alguns países da América Central consistem em paraísos fiscais, garantindo anonimato a investidores e estimulando remessas de dinheiro ilegais direcionados a essas nações. d) A América Central ainda não atingiu o estágio da Primeira Revolução Industrial. e) Parte significativa da economia da América Central sustenta- se no cultivo de produtos tropicais, voltados ao mercado interno. Sobre os aspectos econômicos das nações da América Central, é correto afirmar:

58 19

59 a) Seu grande desenvolvimento econômico se deve ao fechamento de sua economia à política e ao mercado exterior. b) Parte significativa da economia do país é sustentada na exportação do cobre, um recurso mineral – finito, portanto. Em longo prazo, este fato pode trazer problemas à economia do país. c) Parcela considerável da geração de renda no país ocorre nas grandes áreas urbanas, pois nas regiões da Cordilheira dos Andes e do Deserto do Atacama, a escassez de recursos impede a exploração de atividades econômicas. d) A proteção econômica, por meio de políticas de elevação tarifária, garantiu à nação chilena o sucesso econômico encontrado atualmente. e) A economia chilena se fundamenta no cultivo de uvas, em função do clima mediterrâneo favorável encontrado em toda a extensão do país. A respeito da economia chilena, a mais industrializada das nações andinas, podemos concluir:

60 a) Seu grande desenvolvimento econômico se deve ao fechamento de sua economia à política e ao mercado exterior. b) Parte significativa da economia do país é sustentada na exportação do cobre, um recurso mineral – finito, portanto. Em longo prazo, este fato pode trazer problemas à economia do país. c) Parcela considerável da geração de renda no país ocorre nas grandes áreas urbanas, pois nas regiões da Cordilheira dos Andes e do Deserto do Atacama, a escassez de recursos impede a exploração de atividades econômicas. d) A proteção econômica, por meio de políticas de elevação tarifária, garantiu à nação chilena o sucesso econômico encontrado atualmente. e) A economia chilena se fundamenta no cultivo de uvas, em função do clima mediterrâneo favorável encontrado em toda a extensão do país. A respeito da economia chilena, a mais industrializada das nações andinas, podemos concluir:


Carregar ppt "REGRAS GERAIS 1. Assim que a pergunta e as alternativas forem lidas, os alunos terão 10 segundos para escolher uma resposta. 3. Da 1ª a 10ª pergunta,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google