A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURA DO BALANÇO É de suma importância a correta estruturação do balanço, isto é, sua apresentação. Nele tem interesse não só os sócios e dirigentes,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA DO BALANÇO É de suma importância a correta estruturação do balanço, isto é, sua apresentação. Nele tem interesse não só os sócios e dirigentes,"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA DO BALANÇO É de suma importância a correta estruturação do balanço, isto é, sua apresentação. Nele tem interesse não só os sócios e dirigentes, mas também, bancos, fornecedores e demais credores, órgãos governamentais de fiscalização, bem como investidores.

2 A estrutura do Balanço Patrimonial das sociedades anônimas e das limitadas de grande porte, segue as normas da Lei 6404/76, modificada pela Lei 11638/07 e MP. 449/08. Assim de conformidade com a Legislação acima, a estrutura do balanço Patrimonial, tem a seguinte configuração pelos grupamentos gerais.

3 ATIVO PASSIVO Ativo Circulante Ativo não Circulante -Realizável a L.P.
-Investimentos -Imobilizado -Intangível Passivo Circulante Passivo ñ Circulante Patrimônio Líquido -Capital Social -Reservas de Capital -Reservas de Lucros -Ajuste de Av.Patrim. -Ações em Tesouraria -Prejuízos Acumulados

4 Cada Grupo Abrange as Seguintes Contas ATIVO
Ativo Circulante - As disponibilidades, como dinheiro em caixa, depósitos bancários a vista. -Aplicações Financeiras de Curto Prazo -Direitos Realizáveis(Transformável em dinheiro) nos 12 meses seguintes a data do balanço. Estoque de Mercadorias Despesas já realizadas, mas que se refiram a exercício seguinte.

5 No Ativo não circulante
R. Longo Prazo -Quaisquer direitos realizáveis a prazo superior a 12 meses. Investimentos -Participações em outras sociedades -Outros direitos ou bens ñ classificáveis no AC e que ñ de destinem a manutenção da atividade da empresa.

6 Ativo não Circulante Imobilizado -Os bens destinados à manutenção e à produção da empresa (imóveis,máquinas). Intangível -Marcas e Patentes -Fundo de Comércio.

7 PASSIVO Passivo Circulante
-Obrigações em geral, vencíveis nos 12 meses seguintes. Passivo ñ Circulante Exigível a L.Prazo -Obrigações vencíveis com mais de 12 meses. Patrimônio Líquido -Capital Social Subscrito, diminuído da parcela não realizado. -Reservas de Capital -Reservas de Lucros

8 PASSIVO Patrimônio Líquido -Ajuste de avaliação Patrimonial
-Ações em Tesouraria Prejuízos Acumulados

9 CONCEITO DE ANÁLISE DE BALANÇO
A análise consiste no exame isolado das contas, na comparação de grupos de contas entre si ou em relação ao todo. Essas comparações são feitas pelos mais usados: percentagens e os quocientes.

10 ESTRUTURA DO BALANÇO PARA EFEITO DE ANÁLISE
O Balanço pode ser analisado tal como normalmente é publicado. Todavia nem sempre as contas estão corretamente classificadas, quanto a sua finalidade e prazo de vencimento, e quando necessário feita sua reclassificação. As contas ativas devem ser examinadas individualmente quanto a sua qualidade. No passivo devem ser verificadas dívidas não classificadas, no chamado “passivo oculto”.

11 ESTRUTURA DE BALANÇO PARA ANÁLISE
ATIVO REAL -Circulante -RLP -Imobilizado Financeiro Operacional (-)Depreciação Fictício TOTAL PASSIVO REAL -Circulante -ELP -INTERNO -PL TOTAL Ativo Fictício são as contas imprestáveis ( caixa de lixo) Passivo Interno são as contas de exigíveis de terceiros, mas que não podem ser classificadas no PL. Contas de resultados de exercicios futuros.

12 SITUAÇÃO PATRIMONIAL A situação patrimonial de uma empresa é demonstrada pelo Patrimônio Líquido Real, correspondendo ao Capital próprio (capital+Reservas) que efetivamente existe na data do balanço patrimonial. Situação Patrimonial é também conhecida como Situação Econômica. A apuração do Patrimônio Real se dá pela comparação entre o Ativo Real e o Passivo Real.

13 BALANÇO A SER ANALISADO ATIVO
Circulante Disponibilidade Dp. a Receber Estoque Desp.Antecip RLP Tit. A Receber Imobilizado Financeiro Operacional 66.000

14 PASSIVO Circulante Fornecedores 15.000 Contas a Pagar 8.000 23.000 ELP
Financiamento PL Capital Reserva de Lucro Lucros Acumulados 66.000

15 Examinando as contas do Ativo verificou-se que 5 duplicatas no valor de $ 2.000,00 são incobráveis. As Despesas antecipadas no valor de $ 900,00 referem-se ao pagamento de prêmio de seguros. As contas do passivo não apresentam qualquer anormalidade. O balanço ajustado ficaria assim :

16 ATIVO Circulante Disponibilidade 1.100 Dp. a Receber 28.000
Estoque RLP Tit. A Receber Imobilizado Financeiro Operacional Fictício Dps. Incobráveis Despesas Antecipadas 66.000

17 PASSIVO Circulante Fornecedores 15.000 Contas a Pagar 8.000 23.000 ELP
Financiamento PL Capital Reserva de Lucros Lucros Acumulados 66.000

18 ANÁLISE Situação Patrimonial Ativo Real Passivo Real Patrim. Liquido Real

19 Pela análise acima, tem-se o Patrimônio Liquido Real é de $ 35
Pela análise acima, tem-se o Patrimônio Liquido Real é de $ , no Balanço o PL é de $ A diferença de $ corresponde aos expurgos efetuados no ativo.

20 Situações Positivas e Negativas
Podemos encontrar três situações da comparação entre o Ativo e o Passivo. Empresa A Ativo Real $ Passivo Real $ PL $

21 Empresa B Ativo Real $ Passivo Real $ PL $ 0 Empresa C Passivo Real $ PL $ (5.000)

22 Pelos exemplos acima tem-se que a empresa A possui capital próprio PL de $10.000.
A empresa B não possui PL próprio. A empresa C sofreu perda do PL Próprio, no valor de $ de capital alheio.

23 EXERCÍCIOS.


Carregar ppt "ESTRUTURA DO BALANÇO É de suma importância a correta estruturação do balanço, isto é, sua apresentação. Nele tem interesse não só os sócios e dirigentes,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google