A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTINENTE DE INTERESSE MUNDIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTINENTE DE INTERESSE MUNDIAL"— Transcrição da apresentação:

1 CONTINENTE DE INTERESSE MUNDIAL
ANTÁRTICA CONTINENTE DE INTERESSE MUNDIAL

2 INTERESSE MUNDIAL ESTUDAREMOS A IMPORTÂNCIA DESTE CONTINENTE NA ATUALIDADE. A ANTÁRTICA TEM UM PAPEL DECISIVO NO EQUILÍBRIO DO CLIMA MUNDIAL. EXISTE INCLUSIVE A POSSIBILIDADE DE EXPLORAÇÃO ECONÔMICA.

3 EXPLORAÇÃO OU PRESERVAÇÃO
O continente antártico deve permanecer inexplorado economicamente, porém o futuro da Antártica é incerto, uma vez que os interesses econômicos são mais fortes que os ambientais.

4

5

6 BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO

7 DIFICULDADES PARA EXPLORAÇÃO
Ainda existe uma esperança para a preservação da Antártica, já que existem fatores naturais que podem dificultar a exploração futura deste continente, como as condições climáticas adversas (temperaturas muito baixas, tempestades de neve, ventos extremamente frios, entre outros), que dificultam a chegada e a permanência nesse continente após o curto verão.

8 DADOS DO CONTINENTE ANTÁRTICO
ÁREA  14,2 MILHÕES DE Km². ÁREA COBERTA DE GELO  95%. EXPESSURA MÉDIA DO GELO  2 Km. BAIXAS TEMPERATURAS  PODENDO CHEGAR A 90ºC NEGATIVOS. SIGNIFICADO DO NOME  “OPOSTO AO ÁRTICO” ÁRTICO  do grego “arktos” – urso

9 MEIO AMBIENTE A crescente preocupação com o meio ambiente se reflete na Antártica, já que pesquisas indicam que existem reservas energéticas e minerais no subsolo.

10 TRATADO ANTÁRTICO Segundo este documento, que vigora desde 1961, o continente somente pode ser utilizado para fins pacíficos, científicos e não comerciais. PROPOSTA DE ATIVIDADE – PÁGINA 45 É fato que a Antártica apresenta um subsolo rico em recursos naturais. Então, a dúvida é: Até quando esses recursos permanecerão intocados? Em duplas ou trios, discutam esta questão. A opinião do grupo é única, mas cada um deve ter o registro em seu caderno. Todas as equipes deverão ler a sua resposta para toda a classe. OBS: A resposta deve ter no mínimo 5 linhas!

11 Atividade 2 – no caderno 1- Analise o mapa da página 44.
2- Quantos países possuem bases científicas na Antártica? 3- Quantos são países desenvolvidos? 4- Quantos são países “emergentes”? 5- Quantos são países subdesenvolvidos? 6- Que conclusão você pode tirar destes números?


Carregar ppt "CONTINENTE DE INTERESSE MUNDIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google