A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características das obras pictóricas na Idade Média

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características das obras pictóricas na Idade Média"— Transcrição da apresentação:

1 Características das obras pictóricas na Idade Média
Pré-renascença, séc. XIII, XIV e XV Características das obras pictóricas na Idade Média

2 Como eram representados os seres humanos?
Os seres humanos eram representados de maneira própria, de acordo com os valores da época. Retábulos e Ícones - FRONTALISMO ou em POSIÇÃO ¾. - ISOCEFALIA - ISODACTILIA Critérios associados á importância religiosa. PERSPECTIVA INVERTIDA. Cenni di Pepo(1240 – 1302) A Virgem e o Menino em majestade rodeados de seis anjos), 1270 (?), Louvre

3 Guido di Pietro, “Fra Angelico” 1400-1455 A Coroação da Virgem 1435
Louvre

4 Stefano di Giovanni, Sassetta Virgem e menino rodeados de seis anjos, S. Antônio de Pádua; S. J. Evangelista Louvre

5 A tradição clássica greco -romana, principal influência do Renascimento

6 "Torso de Mileto" Mileto 480-470 antes de C.
Louvre

7 Apolo "sauróctono" (Cópia romana segundo original do grego Praxíteles, criada em 350 a.C.)
Louvre

8 Artemis caçadora, "Diana de Versalles" (Adaptação romana inspirada em original grego criado em 330 a.C., por Leochares ) Louvre

9 “Vênus de Milo” Milo 100 a.C. Louvre

10 Hermafrodito dormindo (Cópia romana a partir de original grego do
século II a. C.) Louvre

11 Os elementos observáveis na arte renascentista são:
O realismo (riqueza de detalhes ao retratar a obra); Harmonia, senso de equilíbrio, simetria, proporção, regularidade; Expressão naturalista e dinamismo das figuras cheias de movimento e luz. Gosto por efeitos cênicos e teatrais; Uso da tinta a óleo - jogo de cores (preferência pelas mais claras); Conquista do espaço tridimensional explorando-se a perspectiva científica; Uso do sfumato (proporciona um efeito de volume – claro e escuro); Representação de cenas históricas de outras épocas.

12 A arte renascentista caracterizou-se por uma grande preocupação com a figura humana, pela valorização do nu e pela busca da perfeição ao retratar o homem e a natureza. A aproximação da arte e da ciência propiciou o desenvolvimento de estudos anatômicos, técnicas de cores e perspectiva.

13 Renascença, século XVI (artistas italianos)

14 Raffaello Santi, Raphael 1483-1520 A Virgem e o menino com o pequeno S
Raffaello Santi, Raphael A Virgem e o menino com o pequeno S. Joâo Batista Louvre

15 Andrea d'Agnolo di Francesco, Andrea del Sarto 1486-1530 A Caridade 1518
Louvre

16 National Gallery Washington D.C
Benedetto Diana A Anunciação /1525 National Gallery Washington D.C

17 Antonio Allegri, Correggio 1489 - 1534 Vênus, Sátiro e Cupido 1525
Louvre

18 Tiziano Vecelli, Tiziano 1488 - 1576 Sepultura – 1525 Louvre

19 Paolo Caliari, Veronés 1528-1588 As Bodas de Caná – 1562 Louvre

20 Alessandro Filipepi, Botticelli 1445 - 1510 Giuliano de' Medici 1478
National Gallery Washington D.C

21 Alessandro Filipepi, Botticelli 1445-1510
Primavera (?) Galeria Uffizi

22

23 A próxima obra é uma das mais conhecidas da renascença
A próxima obra é uma das mais conhecidas da renascença. Ela é conhecida como “o nascimento de Vênus” e foi pintada por Botticelli entre os anos de 1485 e Hoje ela se encontra na Galleria degli Uffizi em Florença, na Itália.

24

25 Caravaggio 1570 - 1610 O sacrifício de Isaac (?)
Galeria Uffizi

26

27 Leonardo di ser Piero da Vinci (1452 – 1519)

28 Princípios da Composição Plástica
Tal como um corpo vivo, a forma expressiva é um conjunto orgânico interligado corretamente em suas várias partes e componentes. Relação constante, uma proporção. A PROPORÇÃO ÁUREA / Seção Áurea / Corte de Ouro / Divina Proporção.

29 A Proporção Áurea na Obra de Leonardo da Vinci

30

31 Afresco pintado na Igreja de Sta. Maria das graças Milão
Última ceia Afresco pintado na Igreja de Sta. Maria das graças Milão

32 Retrato de Monna Lisa ou la Gioconda 1503-1506
Louvre

33 Retrato de Monna Lisa ou la Gioconda 1503-1506 Louvre

34 Cânones da figura humana...
ESTILO – diferentes modos de ver e representar. Na Pré-história – Vênus de Willendorf, estatueta de 11 cm de altura encontrada na Áustria em 1908. O estudo da figura humana pode nos revelar traços e vestígios da cultura em que foi produzido. Alguns desses cânones correspondem a modelos de beleza aceitos ao longo da história.

35 O estudo de Leonardo da Vinci
Vídeo BRUNELLESCHI IMSS

36

37 Acervos renascentistas consultados para a realização desse trabalho :
Museu do Louvre (Paris) Museu do Vaticano Museu Nacional de Bargello Galeria nacional (Washington) Galeria nacional (Londres) Galeria da Academia (Florença) Galeria Ufizzi (Florença) Museu Czartoryski (Cracóvia)

38 Aula elaborada pelo Arte-educador Wagner Bôa Morte
Fontes:Textos: Site da Secretaria de Cultura : na seção de divulgação institucional do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Colaboração especial: Altomagno (Prof. de História) Imagens: Algumas pessoais e outras retiradas do site da Secretaria de Cultura. Imagens utilizadas com propósitos unicamente educativos – Google


Carregar ppt "Características das obras pictóricas na Idade Média"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google