A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genética. No núcleo de cada célula existem filamentos chamados de cromossomos, que são formados de DNA (material genético) associado a proteínas; Pedaços.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genética. No núcleo de cada célula existem filamentos chamados de cromossomos, que são formados de DNA (material genético) associado a proteínas; Pedaços."— Transcrição da apresentação:

1 Genética

2 No núcleo de cada célula existem filamentos chamados de cromossomos, que são formados de DNA (material genético) associado a proteínas; Pedaços de DNA que possuem instruções para a produção de uma proteína são chamados de genes contêm as informações genéticas; Região ocupada por um gene – lócus gênico.

3 Todo ser humano possui pares de cromossomos que transportam os genes que determinam as mesmas características – um dos cromossomos vem da mãe e outro do pai – CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS. Genes alelos – aqueles que determinam as mesmas características biológicas e que estão num mesmo lócus gênico em cromossomos homólogos.

4 Cariótipo Humano -É o conjunto de cromossomos encontrado no núcleo das células; -Cariótipo humano – 23 pares de cromossomos homólogos: * 22 pares de cromossomos autossômicos; * 1 par de cromossomos sexuais.

5 Genótipo e Fenótipo -Genótipo: constituição genética do indivíduo, ou seja, os genes que foram herdados de seus pais. - Fenótipo: são as características manifestadas pelo indivíduo. É manifestado pelo genótipo, mas pode sofrer influência do meio ambiente.

6 Exemplos de combinações de genes AA – pessoa com característica dominante; (homozigoto) Aa – pessoa com característica dominante; (heterozigoto) aa – pessoa com característica recessiva; (homozigoto) -Indivíduo homozigoto: quando ele possui dois alelos idênticos do mesmo gene; - Indivíduo heterozigoto: quando possui dois alelos diferentes do mesmo gene. Gene dominante – sua característica se manifesta mesmo em dose única; Gene recessivo – sua característica só se manifesta em dose dupla;

7 Primeira Lei de Mendel – Lei da Segregação dos genes

8

9

10

11

12

13 Heredograma

14

15 Albinismo Para a maioria das características, herdamos um gene do pai e um gene da mãe. Tipos de gene para o albinismo: A – permite a formação de melanina; a – não permite a formação de melanina; Possíveis combinações de genes para o albinismo: AA – pessoa normal; (homozigoto) Aa – pessoa normal; (heterozigoto) aa – pessoa albina; (homozigoto) Pessoas albinas são aquelas que não possuem melanina na pele, no cabelo ou nos olhos; Gene A: dominante – sua característica se manifesta mesmo em dose única; Gene a: recessivo – sua característica só se manifesta em dose dupla;

16 Todo ser humano possui dois genes para a característica, mas ele só passa um gene para o seu gameta; Pais normais podem ter filhos albinos? Se o pai for Aa e a mãe também for Aa, pode ocorrer de: aa

17 Por que só um gene de cada tipo por gameta? Célula humana: 46 cromossomos (23 pares) Se o espermatozoide e o óvulo tivessem 46 cromossomos cada 46 cromossomos + 46 cromossomos = novo indivíduo com 92 cromossomos (não seria humano!!!!!!!!!) Cada gameta então só recebe 1 cromossomo de cada par (lembrando: é nos cromossomos que ficam os genes logo, cada gameta recebe 1 gene de cada par) espermatozoide com 23 cromossomos + óvulo com 23 cromossomos = novo indivíduo com 46 cromossomos (humano!!!!!!!!!) Processo especial de divisão celular que origina gametas é chamado de meiose.

18 Determinação do Sexo Existe um par de cromossomos que determina o sexo: - XX - XY - XX - XY

19 Mulher só produz óvulo com cromossomo sexual X; Homem produz espermatozoide com cromossomo sexual X ou com cromossomo sexual Y; Logo, a determinação do sexo depende do espermatozoide!!!!!!!!!!


Carregar ppt "Genética. No núcleo de cada célula existem filamentos chamados de cromossomos, que são formados de DNA (material genético) associado a proteínas; Pedaços."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google