A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rio São Francisco O Rio da Integridade Nacional. Localização: O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, nasce na Serra da Canastra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rio São Francisco O Rio da Integridade Nacional. Localização: O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, nasce na Serra da Canastra."— Transcrição da apresentação:

1 Rio São Francisco O Rio da Integridade Nacional

2 Localização: O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, nasce na Serra da Canastra (Minas Gerais). Possui uma extensão de 2830 quilômetros e atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, nasce na Serra da Canastra (Minas Gerais). Possui uma extensão de 2830 quilômetros e atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

3 Bacia do Rio São Francisco Principais afluentes Principais afluentes Rio Paraopeba Rio Paraopeba Rio Abaeté Rio Abaeté Rio das Velhas Rio das Velhas Rio Jequitaí Rio Jequitaí Rio Paracatu Rio Paracatu Rio Urucuia Rio Urucuia Rio Verde Grande Rio Verde Grande Rio Carinhanha Rio Carinhanha Rio Corrente Rio Corrente Rio Grande Rio Grande Rio Distend Rio Distend

4 Rio da Integração Nacional Tem esse título por ser o caminho de ligação do Sudeste e do Centro-Oeste com o Nordeste. Desde as suas nascentes, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até sua foz, na divisa de Sergipe e Alagoas, ele percorre km. Ao longo desse percurso, que banha cinco Estados, o rio se divide em quatro trechos: o Alto São Francisco, que vai de suas cabeceiras até Pirapora, em Minas Gerais; o Médio, de Pirapora, onde começa o trecho navegável, até Remanso, na Bahia; o Submédio, de Remanso até Paulo Afonso, também na Bahia; e o Baixo, de Paulo Afonso até a foz. Tem esse título por ser o caminho de ligação do Sudeste e do Centro-Oeste com o Nordeste. Desde as suas nascentes, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até sua foz, na divisa de Sergipe e Alagoas, ele percorre km. Ao longo desse percurso, que banha cinco Estados, o rio se divide em quatro trechos: o Alto São Francisco, que vai de suas cabeceiras até Pirapora, em Minas Gerais; o Médio, de Pirapora, onde começa o trecho navegável, até Remanso, na Bahia; o Submédio, de Remanso até Paulo Afonso, também na Bahia; e o Baixo, de Paulo Afonso até a foz.

5 Importância Econômica

6 A Situação Atual

7 Transposição A transposição consiste na transferência de águas do rio para abastecer pequenos rios e açudes da região nordeste que possuem um déficit hídrico durante o período de estiagem. A transposição consiste na transferência de águas do rio para abastecer pequenos rios e açudes da região nordeste que possuem um déficit hídrico durante o período de estiagem.

8 Pontos positivos e negativos: A obra de transposição prevê dois canais de 720 mil km no total, atingindo 12 milhões de pessoas, segurança hídrica, emprego, menos doenças e acesso a água. A obra de transposição prevê dois canais de 720 mil km no total, atingindo 12 milhões de pessoas, segurança hídrica, emprego, menos doenças e acesso a água. Segundo os opositores mesmo sem a transposição, a bacia do Rio São Francisco, já está assoreada e apresenta graves problemas de erosão em suas margens, afetará o regime fluvial do São Francisco. Segundo os opositores mesmo sem a transposição, a bacia do Rio São Francisco, já está assoreada e apresenta graves problemas de erosão em suas margens, afetará o regime fluvial do São Francisco.

9 Conclusão:


Carregar ppt "Rio São Francisco O Rio da Integridade Nacional. Localização: O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, nasce na Serra da Canastra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google