A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Arte da Sociedade Industrial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Arte da Sociedade Industrial"— Transcrição da apresentação:

1 A Arte da Sociedade Industrial

2 Introdução Segunda metade do século XVIII;
com a Revolução Industrial surgiram as máquinas, que deram ao homem o conhecimento da velocidade e da produção em série; de um único produto tiram-se várias cópias idênticas em pouco tempo.

3 ... Lendo imagens...

4

5 Torre Eiffel – Paris.

6 A Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em A Torre Eiffel é uma estrutura de aço e pesa cerca de toneladas. A torre possui 324 metros de altura. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova York, EUA. A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 passos. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. O primeiro e o segundos nível possuem restaurantes.

7

8 Ilha de Manhattan – Nova York

9 São Paulo – Brasil.

10 Malásia – Torres pedrona.
As torres foram projetadas pelo arquiteto Cesar Pelli, configuradas por estrutura de aço e vedação em vidro, e desenhadas de forma a lembrar motivos encontrados na arte islâmica, um reflexo da herança muçulmana malaia.

11 DUBAI - Burj AL-Arab

12

13 Burj Khalifa

14

15 ...Eles querem criar o paraíso na terra...
Os luxos de Dubai estão nos detalhes da decoração ao serviço numa convivência estranhamente tranqüila com a cultura muçulmana. Do deserto ao brilho do concreto, Dubai se transformou graças ao Sheik Mohammed Bin Rashid AL Maktoum, espécie de príncipe que decidiu fazer do emirado a pérola do oriente.

16 Moda e celebridades. ... Designer de moda uma indústria que não para de crescer... Criatividade, Inovação, idéias audaciosas, diversidade de cores... Eis alguns ingredientes para o sucesso de um designer.

17 Gabrielle Bonheur Chanel (1883 – 1971).
Mais conhecida como Coco Chanel, foi uma importante estilista francesa e uma mulher à frente do seu tempo. As suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial.

18 James Byron Dean (1931 – 1955). É considerado um ícone cultural, como a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 50.

19 Elvis Aaron Presley ( 1935 – 1977)
"Elvis Presley foi o maior força cultural do século 20", sentenciou Leonard Bernstein. "50 milhões de fãs de Elvis não podem estar errados”, proclamava a capa de um de seus discos.

20 Madonna ( ).

21 Michael Jackson ( )

22 A Primeira Revolução Industrial
A primeira Revolução Industrial fez com que o que antes era artesanato passasse a ser produzido em série. Entretanto a precariedade da industria nascente resultou em produtos mal acabados e que tentavam imitar os produtos artesanais.

23 A Segunda Revolução Industrial
O surgimento de novos materiais e a utilização de ferro e vidro, e de novas técnicas de fabricação permitiu novas possibilidades ao desenvolvimento de produtos.

24 A manufatura na Revolução Industrial.
Durante a Revolução Industrial, houve grande avanço no modo de produção. O trabalho que antes era somente manual, passou a ser feito por máquinas, o que gerou uma maior produção em menor tempo.Além da utilização das máquinas, a manufatura passou a ter como marcante característica a utilização de um modo de trabalho em série, isso quer dizer que era feito etapa por etapa, e especializado, cada trabalhador tinha sua especialização numa área.

25 Avanços tecnológicos - séc. XVIII.
Uso de maquinas simples; Existência da divisão do trabalho; Início do trabalho assalariado e Trabalho com as mãos.

26 O Desenho Industrial “Designer”
Está vinculado ao desenvolvimento da industrialização e mecanização, que começou com a Revolução Industrial na Inglaterra (c.1770); é um processo de criação, invenção e definição separado dos meios de produção; envolve uma síntese final dos valores contributivos numa concepção de forma tridimensional; envolve material passível de reprodução múltipla por meios mecânicos.

27 Do Artesanato à Arte Industrial
Os produtos industrializados dominam o ambiente que nos rodeia; como a exatidão das máquinas tem uma precisão que a mão humana não pode imitar, a forma e a composição dos produtos industriais raramente revela qualquer indicação da participação e personalidade da pessoa que os faz.

28 Garrafa de Coca-Cola de 1915, desenhada por Earl R. Dean.
A história do design não se apresenta de uma forma única e uniforme nos diferentes países uma vez que as características sócio-econômicas e culturais de cada lugar imprimiram uma personalidade distinta aos profissionais ligados a esta área, contudo é possível na modernidade para além de tipificar os objetos como acima e abaixo da linha, como referenciado anteriormente, também podemos separar os objetos quanto à importância dada, a quando a fase de projeto.

29 Arte Industrial As manifestações de um processo de design humano, de concepção, juízo e especificação que fazem os produtos industriais.

30 Michael Thonet – 1860. Esta cadeira foi produzida pela primeira grande fábrica de móveis da história, montada pela família Thonet, em meados do séc. XIX, na Áustria. Michael Thonet inventou um método para moldar e curvar varas de madeira usando vapor e pressão. Isso permitiu a criação de inúmeros modelos usando linhas curvas e formas espiraladas.

31 Cadeira Cone - Irmãos Campana

32 Sobre os Campana. Os irmãos Fernando Campana (1961) e Humberto Campana (1953) são designers brasileiros conhecidos no mundo todo. Eles já inventaram muitos móveis utilizando materiais inusitados. Em 1997, criaram esta cadeira, toda transparente, com placas de policarbonato por uma estrutura de inox.

33 ... Cadeira número sete – Arne Jacobsen.
Cadeira Girafa – Lina Bo Bardi.

34 Poltrona mole – Sérgio Rodrigues
Inspirada na forma das redes usadas pelos indígenas e tradicionais nas casas brasileiras. Fabricada com jacarandá maciço e almofadões de couro amarrados por cintas reguláveis, ela se molda ao corpo.

35 Características de um produto concebido por um Designer.
• Considera as necessidades do usuário, em primeiro lugar (foco no usuário); • Visualização das possibilidades de solução de seu produto (foco no problema); • Verifica a viabilidade do produto previamente à sua produção (foco na relação custo x benefício); • Seleciona os materiais mais adequados e seu custo (foco nos materiais e manufatura); • Qualidade e exatidão nas peças para aprovação (foco na técnica); • Acompanha a utilização da produto e sua interação com o usuário (foco em feedback como meio de aprimoramento).

36 Como fazer para solicitar um projeto de produto a um Designer.
• Informar o que se espera do produto; • Informar quem irá utilizar e de qual(is) maneira(s); • Informar quais os limites do produto ou objeto (tamanho, custo, materiais possíveis, tempo disponível); • Solicitar propostas preliminares, a serem analisadas e selecionadas; • Solicitar uma ilustração detalhada, ou desenho técnico, da proposta selecionada; • Solicitar um mock-up do produto, se necessário.

37 Mock-up Benefícios • Mostra ao cliente a peça concreta
• Pode ser utilizada para a produção de um comercial • É bom para ser utilizado na exposição de seu produto • São peças que ajudam a trabalhar com situações difíceis (ex: água escorrendo é difícil de ficar visível numa gravação, então se coloca um mock-up de vidro que imita água escorrendo) • O mock-up do produto também pode ser feito em tamanho exagerado para ação promocional


Carregar ppt "A Arte da Sociedade Industrial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google