A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recuperação Anual de Geografia. Geopolítica É o termo empregado para as estratégias e ações tomadas pelo Estado em relação ao território e à área de influência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recuperação Anual de Geografia. Geopolítica É o termo empregado para as estratégias e ações tomadas pelo Estado em relação ao território e à área de influência."— Transcrição da apresentação:

1 Recuperação Anual de Geografia

2 Geopolítica É o termo empregado para as estratégias e ações tomadas pelo Estado em relação ao território e à área de influência tanto dentro quanto fora do país.

3 Regionalização Mundial Aldeia Global Globalização Isso significa que temos um só planeta, sem desigualdades?

4 Regionalização Mundial

5 Divisão por continentes

6 América África Ásia Europa Oceania Antártida

7 Divisão histórico-geográfica Velho Mundo Novo Mundo Novíssimo Mundo

8 Divisão por nível de desenvolvimento econômico Países desenvolvidos Países subdesenvolvidos

9 Divisão do Continente Americano Divisão fisiográfica Divisão histórico-social-econômica

10 Divisão Fisiográfica América do Norte América Central América do Sul

11 Divisão Fisiográfica Leva em conta aspectos físicos e geológicos, bem como a localização de cada área do continente.

12 Divisão histórico-social-econômica América Latina América Anglo- Saxônica

13 Divisão histórico-social-econômica Baseia-se em características, como a origem linguística e as diferenças históricas, sociais e econômicas entre os países americanos.

14 Tipo de colonização da América

15 Colônias de Povoamento Os europeus se dirigiram ao novo continente para lá viverem em definitivo, construírem uma nova pátria. Muitos deles saíram da Europa em virtude de conflitos. Como vieram com o intuito de fixar residência, seu objetivo foi o desenvolvimento local. Esse tipo de colonização ocorreu na América Anglo-Saxônica.

16 Colônias de Exploração Ocorreu em toda a América Latina. Os colonizadores tinham como objetivo principal o enriquecimento e posterior retorno a seus países de origem.

17 Fatos históricos marcantes do século XX Primeira Guerra Mundial

18 Fatos históricos marcantes do século XX Segunda Guerra Mundial

19 Fatos históricos marcantes do século XX Crise de 1929

20 Primeira Guerra Mundial Envolveu as grandes potências econômicas da época: Alemanha, França, Inglaterra e Estados Unidos. O conflito ocasionou a escassez de produtos na Europa e, consequentemente, a diminuição das exportações.

21 Crise de 1929 Ocorreu devido a excessiva produtividade industrial e agrícola nos Estados Unidos.

22 Segunda Guerra Mundial Também envolveu as grandes potências da época.

23 Cuba – embargo econômico É a suspensão do comércio ou do crédito entre dois países como forma de pressão econômica e/ou política.

24 México e o Nafta

25 A participação do México no Nafta Nafta – ou Área de Livre Comércio da América do Norte – bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e México. O objetivo principal desse bloco é queda das barreiras alfandegárias através da livre circulação de mercadorias e capital. O ingresso do México no Nafta foi inicialmente bastante promissor, pois os Estados Unidos ampliaram seus investimentos nesse país, por meio da instalação de indústrias (maquiladoras) e da entrada de capitais.

26 Apesar desse fato positivo, muitas indústrias se aproveitaram dos benefícios proporcionados pela México, como baixos salários e impostos reduzidos, a fim de aumentar seus ganhos. Os lucros obtidos foram enviados para suas sedes nos EUA, o que resultou em pouco ou nenhum desenvolvimento econômico local. A economia mexicana não teve o desempenho esperado. Muitas empresas nacionais fecharam, aumentando o desemprego, gerando ainda mais problemas sociais.

27 Características naturais do continente asiático - relevo Devido a movimentação das placas tectônicas o continente asiático possui em seu território as mais elevadas altitudes do planeta; A maior parte das planícies asiáticas são atravessadas por rios que desempenham importante papel na economia do continente, sendo intensamente utilizados para irrigação.

28 Características naturais do continente asiático – relevo - exemplos Planície Mesopotâmica Planície Indo-Gangética Planície do Mekong Planície Chinesa Planície Siberiana Planalto do Pamir – telhado do mundo Planalto do Tibete Planalto da Mongólia Planalto da Anatólia Planalto Central Siberiano Depressão do Mar Morto Cordilheira do Himalaia

29 Características naturais do continente asiático - clima Devido a posição geográfica da Ásia, a maior parte do seu território localiza-se dentro da Zona Climática Temperada; O clima tropical de monções ocorre no sul e sudeste da Ásia; O clima tropical de monções é resultado das massas de ar que se deslocam das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão.

30 Características naturais do continente asiático – clima - monções As monções de inverno correspondem às massas de ar frio e seco que se movimentam do continente asiático em direção ao Oceano Índico, causando longos períodos de estiagem. As monções de verão são quentes e úmidas, formam-se em áreas de baixa pressão no Oceano Índico e se dirigem para sul e sudeste da Ásia. Provocam fortes chuvas.

31 Características naturais do continente asiático - clima Existem outros tipos climáticos no continente asiático como: o clima equatorial, os climas desértico e semi- árido, o clima temperado, polar.

32 Características naturais do continente asiático - vegetação Os principais tipos vegetativos do continente asiático são: Floresta boreal de coníferas Floresta temperada Tundra Vegetação de desertos frios e quentes Estepes e pradarias

33 Ásia – impactos ambientais O continente asiático também sofre com a exploração desordenada dos seus recursos naturais, tendo problemas ambientais gravíssimos.

34 Características naturais do continente africano – formação geológica e relevo O território africano data, geologicamente, do início da formação da crosta terrestre. Em algumas partes do continente africano, devido a movimentação das placas tectônicas, aparecem formações montanhosas, como a Cadeia do Atlas, Cadeia do Cabo e montanhas. Rift Valley – vale formado pela movimentação das placas tectônicas. Na África aparecem antigos maciços montanhosos, muito desgastados pela erosão com grandes jazidas minerais.

35 Características naturais do continente africano – hidrografia Como há predomínio de áreas planálticas no continente africano, os rios apresentam como característica principal desníveis, com corredeiras e cascatas.

36 Características naturais do continente africano – clima Devido a posição geográfica do continente africano há grande variedade climática. Exemplo: Clima desértico Clima tropical Clima equatorial Clima mediterrâneo

37 AULA DE RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL DE GEOGRAFIA – 2009 – 7ª SÉRIE UT12 – A COLONIZAÇÃO DO CONTINENTE AFRICANO

38 A ocupação ou colonização da África aconteceu em dois períodos distintos e de duas formas diferentes: No século XV – durante as Grandes Navegações; No século XIX – marcada pela dominação dos povos e territórios africanos – pós Revolução Industrial. Expedições missionárias – tinham o objetivo de dominar o nativo africano por meio da conversão religiosa e cultural européia. Explorações geográficas – cujo propósito era dominar povos e territórios.

39 AULA DE RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL DE GEOGRAFIA – 2009 – 7ª SÉRIE A CONFERÊNCIA DE BERLIM

40 AULA DE RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL DE GEOGRAFIA – 2009 – 7ª SÉRIE A PARTILHA DA ÁFRICA

41 AULA DE RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL DE GEOGRAFIA – 2009 – 7ª SÉRIE A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA

42 Com a descolonização começaram a eclodir no continente africano inúmeras áreas de conflitos e guerras.

43 A HERANÇA DO COLONIALISMO O AULA DE RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL DE GEOGRAFIA – 2009 – 7ª SÉRIE

44 O APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL

45 Apartheid Regime de segregação racial institucionalizada, que foi oficializada em 1948 na África do Sul e perdurou até o início da década de 1990.


Carregar ppt "Recuperação Anual de Geografia. Geopolítica É o termo empregado para as estratégias e ações tomadas pelo Estado em relação ao território e à área de influência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google