A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educar para o Trânsito: Desafios e Possibilidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educar para o Trânsito: Desafios e Possibilidades."— Transcrição da apresentação:

1 Educar para o Trânsito: Desafios e Possibilidades

2 PROJETO MELHORAR atch?v=oCazpnCaZrU

3 Mundo - 1,2 milhões/ano Brasil - 30 mil por ano mais de 100 por dia Custo acima de R$30 bilhões Acidentes com Mortes no Trânsito

4 Frota X Nascimentos em BH

5

6 Vítimas em BH 2009: 267 mortes (no local) feridos 82% dos mortos eram do sexo masculino 38% dos mortos e 47% dos feridos com idade entre 18 e 29 anos

7 Vítimas em BH Para cada morte 72 feridos Para cada 3 sobreviventes 1 terá grave incapacitação física jovens com lesões permanentes É mais provável escapar com vida e ficar incapacitado fisicamente do que morto no acidente de trânsito

8 Mortes em Belo Horizonte

9 ENSINAR ALÉM DO QUE FAZER Fundamentar a educação de trânsito em VALORES é um desafio! É fácil ensinar o que fazer. É difícil ensinar COMO SER! ÉTICA NO TRÂNSITO

10 REFLEXÕES Papel do jovem na Mobilidade Urbana Desenvolvimento de comportamentos seguros no trânsito Preservação da vida Modos de deslocamentos Ética Valores Humanização do trânsito

11 OBJETIVOS Contribuir para a mudança dos comportamentos de risco dos jovens Conscientizá-los da necessidade de humanização do trânsito Discutir a Mobilidade Urbana Sustentável Diminuir o número de mortos e acidentados em Belo Horizonte Fazer do jovem um multiplicador das informações para outros jovens

12 cooperação colaboração respeitotolerância equilíbrio amizade vidajustiça solidariedade igualdade responsabilidade... QUE VALORES INCENTIVAR?

13 Pelo espaço da legalidade: assim é certo; assim é errado. Pelo plano da ética: educação em valores, capaz de desenvolver posturas e atitudes. Qual é a sua opção? Na educação de trânsito podemos seguir por dois caminhos:

14 Mudar seus pensamentos, ideais, sentimentos, seu comportamento? Romper com determinadas normas e padrões impostos? Criar, construir, transformar, agir eticamente? As pessoas mudam com o passar dos anos. Será que são capazes de...

15 Para tornar realidade a educação de trânsito, são necessárias ações educativas comprometidas com informações, mas, sobretudo, com valores ligados à CIDADANIA!

16 Ser cidadão é... Adotar uma postura em favor do bem comum. Participar – o máximo possível – da vida em comunidade (cidadania ativa). Agir eticamente e pensar de forma coletiva. Viver plenamente a democracia

17 Para realizar um bom trabalho é preciso... enfrentar obstáculos; criatividade, bom senso, estudo permanente, boa vontade; prezar pela qualidade; propor a participação da sociedade; pesquisar e estudar os problemas para gerar soluções; promover a educação de trânsito para todos.

18 O trânsito não foi eleito pelo MEC como tema transversal. Porém, se quiserem, as escolas podem encaminhar sua prática educativa nesta direção. COMO FAZER? TRÂNSITO: UMA PROPOSTA TRANSVERSAL

19 Os temas transversais não são novas disciplinas. São conteúdos educacionais – fundamentados em aspectos da vida social – que transpassam pelas disciplinas. O professor não vai dar aulas de ética ou e tão pouco aulas de trânsito. O professor vai inserir, em sua aula, atividades que favoreçam a análise e a reflexão sobre estes temas, a fim de que os alunos realizem sua própria aprendizagem e traduzam em comportamentos os conhecimentos construídos.

20 P O RT U G U Ê S A R T E S Q U Í M I C A C I Ê N C I A S F Í S I C A H I S T Ó R I A M A E M Á T I C A G E OG R A F I A T R A N S I T O

21 Na Língua Portuguesa: a leitura e a interpretação de textos jornalísticos, literários entre outros, sobre o tema trarão diferentes elementos para debate. Trânsito como tema transversal...

22 Na Geografia: o estudo das diferentes paisagens que compõem os espaços rurais e urbanos provocará uma visão crítica e aprofundada em relação ao próprio município.

23 Na História: mostrar as mudanças de deslocamento ao longo da história e como isto influencia nossa mobilidade atualmente. Rua da Bahia

24 Na História: desenvolver atividades com diferentes fontes sobre o trânsito (jornais, filmes, revistas, livros, fotografias) Pesquisa sobre vultos e datas históricas que dão nome aos logradouros. Promover debates sobre as questões da evolução do trânsito

25 Na Matemática: a análise de indicadores de trânsito possibilitará a identificação de problemas no trânsito e a busca de soluções.

26 Na Matemática o tema trânsito deve ser apresentado aos alunos por meio de contato com diferentes dados matemáticos: esquemas, gráficos, tabelas, dados estatísticos.

27 Nas Artes: o acesso a diferentes formas de expressão (artes visuais, dança, música e teatro) que abordam o trânsito, remeterá a exteriorização de sentimentos e de idéias.

28 Nas Artes: desenvolver atividades artísticas com diferentes fontes de informação sobre o trânsito Propor dramatização do cotidiano no trânsito Propor criação de murais e exposições, concursos e campanhas educativas

29 Nas Ciências Naturais: a reflexão sobre as relações entre trânsito, ambiente, ser humano e tecnologia favorecerá a integração ao ambiente e à cultura, oportunizando ações de respeito e de preservação do espaço público.

30 Nas Ciências Naturais: comparação e registro do trânsito nos diferentes ambientes: dentro e fora da escola, urbano e rural, periferia e região central Propor trabalho de pesquisa que os alunos possam questionar a realidade do trânsito Investigar os impactos ambientais, a relação poluição e saúde no entorno da escola e de sua cidade

31 Na Física e Química: debates, pesquisas, análise e reflexão sobre: fundamentos de mecânica de automóveis, distância de frenagem (inércia e aceleração), força centrípeta e centrífuga (aderência e atrito), agentes poluentes e catalisador

32 Na Educação Física: desenvolvimento de habilidades corporais e de noções espaciais será imprescindível à compreensão da importância do ato da locomoção para a vida humana.

33 Na Educação Física : valorizar atividades que desenvolvam a capacidade perceptiva, afetiva, de integração e inserção social Trabalhar conceito fundamentais ao transitar com segurança como lateralidade, relação espaço temporal, sentido de direção, relação distancia e velocidade

34 Língua Estrangeira: Da mesma forma que na Língua Portuguesa os textos a serem trabalhados deverão constar o tema trânsito no desenvolvimento da oralidade; leitura, analise e produção de texto

35 Educação Religiosa, Filosofia e Sociologia : Trabalhos em grupos fazendo uma reflexão sobre convivência social baseada no respeito Valores morais e éticos Intervenções do homem e suas consequências

36 Este trabalho deve ser permanente. Para que o tema trânsito seja potencializado nas escolas, é necessária a formação continuada dos professores. Precisamos estar preparados para desenvolver a temática trânsito como prática educativa cotidiana.

37 ATENÇÃO! Qualquer ação educativa de trânsito deve ser permanente. Pequenas ações no cotidiano são mais eficazes que grandes obras pontuais. Nenhuma ação educativa deve ter como principal objetivo formar futuros motoristas, pois a escola não tem a mesma função de um CFC.

38

39 Cronograma de Apresentação 2ª - Geografia e história 3ª - Filosofia, ensino religioso, sociologia / Educação física e artes 4ª - Língua portuguesa / Arte e música / Ciência, Química, Física e Biologia 5ª - Matemática / Inglês e Espanhol

40 Outras Oficinas Dinâmica de grupo (auto descrição dos comportamentos dos alunos) - recolher e misturar as informações - fazer a leitura de forma seletiva para que o grupo possa descobrir a quem se aplica. - fazer uma associação da descrição com os comportamentos relacionados no trânsito.( as pessoas são diferentes) Criação de textos ( palavras chaves: trânsito, solidariedade, estresse, paz, respeito, ética, egoísmo etc.


Carregar ppt "Educar para o Trânsito: Desafios e Possibilidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google