A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

6ª Série Recuperação – 1º Trimestre GEOGRAFIA. CONTEÚDO Livro 01 – UT 01 (pág 02 a 16) e UT 02 (pág 17 a 34)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "6ª Série Recuperação – 1º Trimestre GEOGRAFIA. CONTEÚDO Livro 01 – UT 01 (pág 02 a 16) e UT 02 (pág 17 a 34)"— Transcrição da apresentação:

1 6ª Série Recuperação – 1º Trimestre GEOGRAFIA

2 CONTEÚDO Livro 01 – UT 01 (pág 02 a 16) e UT 02 (pág 17 a 34)

3 TRATADO DE TORDESILHAS Qual é o principal objetivo deste tratado? UT1 – A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

4 Devido à dificuldade de precisão referente à demarcação, Portugal e Espanha passaram a fazer expedições pelo território, a fim de que seus cartógrafos conhecessem e modificassem voluntária e involuntariamente as divisões. Cartografia um instrumento de poder.

5 O Tratado de Tordesilhas não foi respeitado. Explique porquê. UT1 – A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

6 A ocupação do território brasileiro sob o domínio português se deu por meio da formação de vilas e povoados ao longo do litoral brasileiro. No século XVI, desenvolveu-se a lavoura de cana-de-açúcar ( Nordeste). A ocupação do interior ocorreu, principalmente, por meio das primeiras fazendas de criação de gado do país.

7 UT1 – A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Os bandeirantes realizaram expedições pelo interior do Brasil. Escreva os principais objetivos destes exploradores após entrarem no território brasileiro. Essas expedições foram responsáveis pelo surgimento de diversas cidades no interior da Colônia e pela construção das primeiras vias de acesso.

8 O que foi o Tratado de Madrid? Explique qual é a relação existente entre o princípio deuti possidetis e o tratado assinado em UT1 – A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

9 O que mudou, no território brasileiro, do Tratado de Tordesilhas para o Tratado de Madrid? Há muitas diferenças territoriais entre o período do Tratado de Madrid e o atual?

10 UT1 – A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Com a vinda da Família Real portuguesa para o Brasil, ocorreu a abertura dos portos, o que aumentou as relações comerciais entre o Brasil e os países europeus. Os lucros obtidos pela economia agroexportadora contribuíram com o crescimento e desenvolvimento de algumas cidades. Nesses centros urbanos foram instaladas ferrovias, sistemas de comunicação e portos.

11 UT1 – A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO No final do século XIX e início do século XX, o Brasil passou por um processo de industrialização. Acúmulo de riqueza (gerado pelo comércio exportador, principalmente do café). Maior consumo de produtos industrializados. Existe alguma relação entre o incentivo à entrada de imigrantes no Brasil e a produção agrícola, principalmente do café? Explique. Explique como foi a adaptação dos imigrantes europeus que aqui chegaram.

12 O Brasil nem sempre apresentou os limites como conhecemos atualmente. Para se chegar à atual área, muito tempo se passou, e muitas disputas aconteceram nas fronteiras brasileiras. Explique o que são limites territoriais naturais e artificiais. Explique o que são as fronteiras de um país. UT1 – A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

13 BRASIL Em quais hemisférios o Brasil está localizado? Qual linha imaginária atravessa a região sul do Brasil? Quais são os dois únicos países da América do Sul com os quais o Brasil não faz fronteira? Qual é o ponto mais alto do Brasil? Quais são os quarto pontos extremos brasileiros (leste, oeste, norte e sul)? UT1 – A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

14 Banhado a leste pelo Oceano Atlântico, o litoral brasileiro tem 7367 km de extensão, apresentando praias, falésias, mangues, dunas, recifes, baías, restingas e várias ilhas. Explique o que é: A) Restinga B) Falésia C) Baía UT1 – A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

15 FUSOS HORÁRIO BRASILEIROS

16 UT1 – A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO 01. Você decide conhecer Manaus (AM) no final de semana e para isso pega um avião no Aeroporto Afonso Pena (PR) no sábado de manhã. O avião decola às 12:00 horas e após 6 horas de voo ele pousa na capital do Amazonas. a) Que horas o seu relógio de pulso marcava na hora do pouso? b) Que horas o relógio do aeroporto de Manaus marcava na hora do pouso?

17 UT2 – A DIVERSIDADE DE PAISAGENS BRASILEIRAS

18 Planaltos Explique o que são escarpas. Planícies Escreva qual é a diferença entre planícies e planaltos. Depressões absolutas e relativas Escreva qual a diferença entre a depressão absoluta e a depressão relativa. UT2 – A DIVERSIDADE DE PAISAGENS BRASILEIRAS

19 O relevo brasileiro formou-se basicamente pelo processo de erosão, do transporte, da acumulação e da sedimentação. Escreva qual é a diferença entre sedimentação e erosão. Sobre os deslizamentos, responda: a) Por que eles ocorrem? b) Quais são as suas consequências? UT2 – A DIVERSIDADE DE PAISAGENS BRASILEIRAS

20 Rede hidrográfica. Bacia hidrográfica. Rio perene Rio temporário ou intermitente Rio efêmero ou torrente Regime nival e pluvial de um rio. Drenagem exorreica e drenagem endorreica. Rios de planalto e rios de planície. Hidrelétricas e Hidrovias UT2 – A DIVERSIDADE DE PAISAGENS BRASILEIRAS

21 BACIA HIDROGRÁFICA AMAZÔNICA

22 UT2 – A DIVERSIDADE DE PAISAGENS BRASILEIRAS É a maior bacia hidrográfica do mundo. Estende-se além do território brasileiro. Afluentes nos dois hemisférios do planeta. Volume elevado de água, no rio principal. Via de transporte e comunicação. Rio de planície.

23 UT2 – A DIVERSIDADE DE PAISAGENS BRASILEIRAS BACIA HIDROGRÁFICA DO TOCANTINS - ARAGUAIA

24 UT2 – A DIVERSIDADE DE PAISAGENS BRASILEIRAS Inteiramente situada em território brasileiro. O rio principal é o Tocantins – nascente localizada no estado de Goiás. Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Atividades ligadas à agropecuária e ao extrativismo mineral e vegetal têm contribuído para a degradação do ambiente local. Desemboca no delta amazônico. Rios de planalto e planície. Utilizado tanto para navegação quanto para a produção de energia.

25 UT2 – A DIVERSIDADE DE PAISAGENS BRASILEIRAS blog.educacional.com.br/loucosporgeografia


Carregar ppt "6ª Série Recuperação – 1º Trimestre GEOGRAFIA. CONTEÚDO Livro 01 – UT 01 (pág 02 a 16) e UT 02 (pág 17 a 34)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google