A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Síntese e Distribuição de Proteínas Neuronais. O Neurônio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Síntese e Distribuição de Proteínas Neuronais. O Neurônio."— Transcrição da apresentação:

1 Síntese e Distribuição de Proteínas Neuronais

2

3 O Neurônio

4 Síntese Protéica No cérebro é expressada uma porção muito maior da totalidade das informações codificadas no DNA que em qualquer outro órgão. A síntese de proteínas ocorre quase que exclusivamente no corpo celular e nos dendritos.

5

6 Modificações co e pós- traducionais Cotraducionais: N-acylation, Glycosylation* Pós-traducionais: Isoprenylation, Phosphorylation/Dephosphorylation, Ubiquitination, Formation of Disulfide Cross- Links

7

8

9 Synthesis of the core oligosaccharide of glyproteins

10

11 Ubiquitin-mediated proteolytic pathway. (a) A conjugating enzyme catalyzes formation of a peptide bond between ubiquitin (Ub) and the side-chain NH2 of a lysine residue in a target protein. Additional Ub molecules are added, forming a multiubiquitin chain. This chain is thought to direct the tagged protein to a proteasome, which cleaves the protein into numerous small peptide fragments.

12

13

14 Distribuição de Proteínas

15

16 Directing eukaryotic proteins with the appropriate signals to the endoplasmic reticulum Filme

17

18

19

20

21

22

23

24

25 Transporte axonal Endocitose realizada no neurônio Funções Uma fração significativa do tráfico endocítico é carreada por vesículas revestidas de clatrina. Proteínas e organelas são transportadas ao longo do axônio.

26 Os mecanismos de transporte axonal têm demonstrado ser modelos experimentais eficientes. Transporte axonal rápido vesículas da via secretória constitutiva, membranas precursoras de vesículas sinápticas, vesículas de grande núcleo denso, mitocôndria e elementos do retículo endoplasmático liso.

27 A cinesina move as organelas em um só sentido ao longo dos trilhos de microtúbulos para realizar transporte axonal rápido do tipo anterógrado (movimento direcionado do corpo celular ao terminal axônico).

28 A cinesina é uma proteína hidrossolúvel constituída por duas cadeias pesadas e duas leves. A cinesina utiliza a energia do ATP. O ATP é hidrolisado pela cinesina enquanto ela está presa a um microtúbulo. Os motores moleculares para transporte rápido anterógrado proteínas relacionadas à cinesina chamadas KLFs.

29 A distribuição de proteínas marcadas ao longo de um nervo foi obtida de espécimes diferentes em vários tempos após a injeção e a velocidade do transporte foi medida por contagem da quantidade de proteínas radioativas em segmentos seqüenciais ao longo do nervo.

30 Transporte axonal rápido do tipo retrógrado endossomos, mitocôndria e elementos do retículo endoplasmático. Características do transporte rápido retrógrado. Transporte axonal lento proteínas citosólicas e elementos do citoesqueleto.

31 Componente mais lento realiza transporte numa velocidade de 0,2-2,5 mm por dia. Carreia as proteínas que constituirão os elementos fibrilares do citoesqueleto: as subunidades de neurofilamentos e as subunidades de - e - tubulina de microtúbulos. Componente mais rápido duas vezes mais rápido do que o componente mais lento. As proteínas carreadas são mais complexas e incluem clatrina, actina e proteínas de ligação à actina como também uma variedade de enzimas citosólicas.


Carregar ppt "Síntese e Distribuição de Proteínas Neuronais. O Neurônio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google