A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR TEXTO ÁUREO  Atendei por vós e por todo rebanho sobre o qual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR TEXTO ÁUREO  Atendei por vós e por todo rebanho sobre o qual."— Transcrição da apresentação:

1 1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR TEXTO ÁUREO  Atendei por vós e por todo rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com seu próprio sangue. (At. 20.28). VERDADE APLICADA  O ministério de pastorear o rebanho de Deus exige muito amor e responsabilidade, tendo como galardão a coroa de glória. OBJETIVOS DA LIÇÃO  Destacar que o pastor é o exemplo do rebanho.  Enfatizar que o pastorado é um chamado divino.  Conscientizar sobre a importância de apascentar o rebanho de Deus. TEXTO DE REFERÊNCIA  1 Pe 5.1-4

2 2 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR INTRODUÇÃO  Pedro dirige seus ensinos aos ministros.  Destaca o cuidado ao rebanho de Deus.  Acreditava que ao assumir o pastorado:  Usariam de bondade;  Humildade e  Santa coerência.  Liderança encarada como serviço.  Exercida segundo o modelo de Cristo.

3 3 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 1. PEDRO E O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA a. AOS PRESBÍTEROS ( At. 14.23)  Termos: presbíteros, bispos e anciãos.  Lideranças locais, regionais, especiais.  Paulo promovia eleição de presbíteros.  Pastores locais para cuidar dos cristãos.  Os despenseiros tornavam-se líderes.  Grupos familiares que se reuniam em casas.  Paulo dá a Timóteo os requisitos para o exercício de uma liderança efetiva (1Tm 3).

4 4 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 1. PEDRO E O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA b. TAMBÉM SOU PRESBÍTERO ( 1 Pe 5.1)  Pedro apresenta-se como presbítero.  Lição de humildade, ausência de orgulho.  Mesmo sendo ele um apóstolo de Jesus.  Incentivava, com isso, os presbíteros.  O orgulho:  Deve ser excluído da posição de pastor.  Tem destruído a muitos, infelizmente.  Dá lugar à vaidade, egocentrismo, narcisismo.  O pastor é um servidor que abre mão de si para os outros e para a causa.

5 5 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 1. PEDRO E O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA c. SOFRIMENTO E GLÓRIA ( 1 Pe 5.4)  A transfiguração marcou a vida de Pedro.  Testemunha essa experiência aos leitores.  Teve antecipação da glória a ser revelada.  Incentivo aos que sofriam pela dispersão.  Fortalece-os com sua experiência.  Testemunha é igual a mártir.  Disposto a morrer pelo que testemunha.  Participando dos sofrimento:  Participarão da glória quando chegar.

6 6 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 2.PEDRO E AS RESPONSABILIDADES PASTORAIS a. PASTOREAI (1 Pe 5.2)  Cuidado com o que recebeu do Senhor!  Ouve os “balidos” das ovelhas feridas.  Tirem os espinhos, os carrapichos, carreguem!  As ovelhas devem ser guiadas e protegidas.  Evangelizar e ensinar fazem parte do pastoreio.  Entretanto pastorear é muito mais, significa:  Tolerar, ser compreensível.  Ter um coração paciente e servil.  Ter espaço para as ovelhas que não se ajustam.  Praticar o que se aprende em seminários e EB.

7 7 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 2.PEDRO E AS RESPONSABILIDADES PASTORAIS b. O REBANHO PERTENCE A DEUS (Ez 34.9-15)  A igreja tem sofrido com maus pastores.  Agem como se a igreja lhes pertencesse.  O rebanho é do Senhor e não do pastor.  Israel foi, muitas vezes, apascentado por mercenários e pastores relapsos, só tiravam a lã e o leite.  Em Ezequiel o Senhor repreende duramente os maus pastores.  Promete resgatá-las pelo BOM PASTOR.

8 8 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 2.PEDRO E AS RESPONSABILIDADES PASTORAIS c. TENDO CUIDADO DELE (2Co 11.28)  Paulo à igreja de Corinto:  “...me oprime o cuidado de todas as igrejas”.  Para apresentá-la como noiva de Cristo.  Comparação com o casamento.  O pastor, imagem de Cristo refletida ao povo:  Deve ser pacífico e tolerante.  Deve ser o último a levantar a voz e a brigar.  Exerce autoridade com amor e ternura.  É líder amigo, conselheiro, não chefe ou dono.

9 9 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 3. ATRIBUTOS ESSENCIAIS AO OBREIRO DE DEUS a. ESPONTÂNEO E NÃO PRESSIONADO (1Pe 5.2)  Não se faz um obreiro da noite para o dia.  Deus preparou Moisés por 40 anos.  Estêvão descreve sua preparação (At. 7.22-36).  Não por força mas voluntariamente.  Stanley Jones diz que o pastor é um diácono que anda pelo pó.  É um diácono de Cristo, servo a seu serviço.  Sem vocação para servir, vem a negligência.  Deixa de ser útil ao Senhor e a sua casa.

10 10 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 3. ATRIBUTOS ESSENCIAIS AO OBREIRO DE DEUS b. AMANDO A DEUS E NÃO O DINHEIRO (1 Tm 5.17,18)  Torpe ganância: lucro vergonhoso.  Os presbíteros eram remunerados.  Administravam os valores da igreja.  Eram tentados a se apropriarem deles.  A motivação não deve ser o dinheiro mas sim as almas.  Quando o ministro se torna mercenário.  Traz vergonha para si mesmo.  Desfigura o propósito de seu chamado.

11 11 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 3. ATRIBUTOS ESSENCIAIS AO OBREIRO DE DEUS c. VERDADEIRO DESEJO DE SERVIR (1Pe 5.2)  “Ânimo pronto” => com disposição.  A motivação não é a fama, poder ou quanto recebe por seu trabalho.  Deve ser o impacto de sua presença na vida dos cativos e oprimidos.  Luta com “leões e ursos” para defender as ovelhas.  Outras qualidades do pastor:  Ser razoável e de bom senso, humano e equilibrado.  Não se deixa levar pelas emoções.  Deve ter palavra de sabedoria.  Ter capacidade de reflexão apurada.  Ser acessível até para ouvir o que desagrada.

12 12 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 4. O OBREIRO É A VITRINE DE DEUS a. NÃO COMO DOMINADORES (1Pe 5.3)  Função do líder (pastor):  Instruir o rebanho de Deus.  Ajudá-lo em sua caminhada.  Os mais velhos, exemplo para os mais novos.  Ser modelo para todos.  Demonstrar com mansidão o caminho.  O primeiro será servo de todos.  Jesus não veio para ser servido: para servir.  Exemplo de liderança e humildade.

13 13 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 4. O OBREIRO É A VITRINE DE DEUS b.A IGREJA É A CARA DO LÍDER (1Pe 5.3)  O pastor humilde leva a igreja também a sê-lo.  Com vida de oração e consagração.  Motiva a igreja fazer o mesmo.  O púlpito começa no coração do pastor.  Não precisa de modismos para avivar a igreja.  A comunhão com Deus dá as “fórmulas”:  Ser simples, jamais sentir-se dono da verdade.  Ser aberto a diálogo, troca de idéias e experiências.  Ensinar sempre, não somente na sala de aula:  Com sua conduta, modo de agir, ser exemplo dos fiéis.

14 14 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 4. O OBREIRO É A VITRINE DE DEUS c....E CRISTO RECOMPENSARÁ (1Pe 5.4)  Haverá um prêmio muito especial:  Para os que dedicam suas vidas ao serviço.  Para os que se tornam modelos vivos.  Para os que partem do Modelo Supremo:  Cristo, Pastor e Bispo das nossas almas. (1Pe 2.25)  Receberão a incorruptível coroa de glória.  A vida eterna com Deus e com Cristo.  Participação no mundo novo no qual a glória de Deus há de brilhar, glória que não passa.  Nada poderá tirar, está sujeita a Deus.

15 15 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR C O N C L U S Ã O  SOMOS MEMBROS UNS DOS OUTROS.  A RESPONSABILIDADE MAIOR É DO PASTOR.  SOMOS RESPONSÁVEIS UNS PELOS OUTROS.  SOMOS TODOS SACERDOTES.  CADA CHEFE DE FAMÍLIA É REI E SACERDOTE.  IGREJA FORTE, É IGREJA MISSIONÁRIA.  CUMPRE A MISSÃO PARA QUAL DEUS A CHAMOU.  TODA IGREJA, SOB A LIDERANÇA DO PASTOR, DEVE FAZER A OBRA.  QUEM NÃO TRABALHA, DÁ TRABALHO.  TRABALHAR E ORAR NA SEARA E NA VINHA DO SENHOR


Carregar ppt "1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR TEXTO ÁUREO  Atendei por vós e por todo rebanho sobre o qual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google