A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DCCP – Datagram Congestion Control Protocol

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DCCP – Datagram Congestion Control Protocol"— Transcrição da apresentação:

1 DCCP – Datagram Congestion Control Protocol
Universidade Federal Fluminense – UFF Departamento de Engenharia de Telecomunicações – TCT Comunicações de Dados IV Prof. Luis Shara Alunos: Arthur Guerrante Flávio Prosdocimi DCCP – Datagram Congestion Control Protocol

2 Introdução Grande parte do tráfego da internet usa como protocolo de transporte o TCP com controle de congestionamento. Porém este protocolo, por ter plena confiabilidade (reenvio em caso de perda ou entrega fora de ordem de pacotes), acaba tendo mais atraso do que certas aplicações suportam. Por esse motivo, muitas aplicações como telefonia ip, streaming de áudio, jogos multijogadores e jogos online utilizam como protocolo de transporte o UDP, mais rápido, mas sem controle de congestionamento.

3 Introdução Com o crescimento do uso do protocolo UDP, o bom funcionamento da internet ficou em perigo, já que um grande fluxo de pacotes usando um protocolo sem controle de congestionamento pode fazer com que a rede entre em colapso. Por esse motivo, tornou-se necessário o desenvolvimento de um novo protocolo que seja tão ágil quanto o UDP, mas com um controle de congestionamento. Este protocolo é o DCCP(Datagram Congestion Control Protocol) e vem sendo aperfeiçoado por um grupo de trabalho da IETF.

4 DCCP DCCP é um protocolo de transporte cujas principais funções são.
Estabelecimento, manutenção e encerramento de um fluxo de pacote sem confiabilidade. Controle de congestionamento do fluxo de pacotes.

5 Grupo de trabalho do DCCP
O grupo de trabalho da IETF que estuda o DCCP se divide em 4 grupos que são designados a trabalhar em 4 áreas: Manutenção do núcleo do protocolo DCCP Manutenção do protocolo de controle de congestionamento TFRC Incentivo do uso do DCCP por camadas superiores Extensões modulares a DCCP

6 Descrição dos grupos (1° grupo)
No primeiro grupo de trabalho, o foco é a correção de erros (bugs) nas especificações atuais do DCCP. O grupo também trabalha para que as especificações do DCCP seja o padrão para determinadas aplicações. Para dar credibilidade a especificação, o trabalho nessa área é firmemente controlado e requer justificativas fortes para seus conceitos.

7 Descrição dos grupos (2° grupo)
A segunda área de trabalho mantém o protocolo de controle de congestionamento TCP Friendly Rate Control (TFRC). Isto inclui a identificação dos problemas, o reparo de erros, e o upgrade da especificação para acompanhar a demanda.

8 Descrição dos grupos (3° grupo)
Na terceira área, o grupo de trabalho promoverá a adoção e o uso de DCCP por aplicações e por protocolos de camadas superiores. Isto inclui especificações para que protocolos existentes e emergentes e aplicações usem o DCCP (tal como RTP e DTLS usando DCCP) bem como elaborando relatórios que promovem a distribuição e a gerência de DCCP.

9 Descrição dos grupos (4° grupo)
Na quarta área, o grupo de trabalho identifica e desenvolve extensões modulares para as especificações de DCCP que aumentam a utilidade do mesmo. O objetivo deste trabalho é fazer o DCCP atrativo a protocolos e aplicações de camada superior. O grupo considerará exigências trazidas a ele por grupos externos que desenvolvem ou usam protocolos e aplicações da camada superior e pode identificar um número limitado delas para investigar.

10 Descrição dos grupos (4° grupo)
Este trabalho fornecerá aprimoramentos aos esquemas de controle de congestionamento existentes, fornecidos atualmente pelo DCCP, e pode também incluir, por exemplo, o suporte à mobilidade para DCCP. Inclui a provisão de novos perfis de controle de congestionamento, que são variantes dos existentes, que servem melhor determinadas aplicações, como por exemplo, as aplicações interativas.

11 Descrição dos grupos (4° grupo)
O grupo pode, no futuro, dar suporte ao grupo de pesquisa do controle de congestionamento da Internet do IRTF (ICCRG) no desenvolvimento de novos algoritmos de controle de congestionamento através da definição de especificações concretas para estes algoritmos.


Carregar ppt "DCCP – Datagram Congestion Control Protocol"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google