A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RIO TIETÊ. Tietê, palavra que em tupi significa "água boa", é o nome de um rio que teve grande importância na história de São Paulo, pois permitiu o povoamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RIO TIETÊ. Tietê, palavra que em tupi significa "água boa", é o nome de um rio que teve grande importância na história de São Paulo, pois permitiu o povoamento."— Transcrição da apresentação:

1 RIO TIETÊ

2 Tietê, palavra que em tupi significa "água boa", é o nome de um rio que teve grande importância na história de São Paulo, pois permitiu o povoamento do interior pelos Bandeirantes.

3 Também chamado no passado de Rio Grande e Anhembi ou Anhambi, o Rio Tietê, o maior do planalto, com quilômetros de extensão, é um rio muito sinuoso, com uma longa série de corredeiras e cachoeiras, e recebe um grande número de afluentes.

4 O primeiro núcleo fundado próximo às suas margens do rio Tietê foi São Paulo. Depois, surgem outros aldeamentos indígenas, organizados pelos jesuítas, como Guarulhos, Itaquaquecetuba, São Miguel, Mogi das Cruzes, Freguesia do Ó, Santana de Parnaíba, Porto Feliz.

5 Os índios usavam o rio como meio de transporte (em canoas feitas de casca de grandes árvores), como meio de subsistência (pesca) e, naturalmente, para divertimento. Nada mais justo, portanto, que eles o denominassem de rio verdadeiro. Ou seja, (Ti) = água e (etê) = verdadeiro. O Tietê é também um rio diferente. Nasce na serra do Mar, no município de Salesópolis, pertinho (22 km) das praias do Atlântico. Nascente do rio Tietê em Salesópolis

6 Na época das Bandeiras, foi intensa a sua utilização como meio de transporte, principalmente com as monções – expedições migratórias após a descoberta de ouro em Mato Grosso e a fundação de Cuiabá, em 1718.

7 Nas suas margens que surgiu também, alguns anos depois, o desenvolvimento de uma cultura até então modesta: a do café. A mais antiga referência é de 1788: ao lado do Tietê frutificara o primeiro cafezal.

8 No final do século XIX, as fábricas e os imigrantes mudaram o cenário das margens do Rio Tietê. Para acompanhar as necessidades, foi inaugurada a em 1901 usina hidroelétrica de Parnaíba da primeira grande usina hidrelétrica do estado, a de Santana do Parnaíba, aproveitando a cachoeira do Tietê que ficava a 33 km da cidade de São Paulo.

9 O rio Tietê foi alterado em São Paulo para a construção das marginais. Além disso o esgoto de casa e indústrias é jogado no rio.Sem falar no lixo que as pessoas jogam...O rio Tietê está muito poluído. A ação do homem sobre o rio....


Carregar ppt "RIO TIETÊ. Tietê, palavra que em tupi significa "água boa", é o nome de um rio que teve grande importância na história de São Paulo, pois permitiu o povoamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google