A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem de Programação JAVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem de Programação JAVA"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem de Programação JAVA
Técnico em Informática Professora Michelle Nery

2 Agenda Vetores Lista de Exercícios

3 Vetores Vetores são variáveis que servem para guardar vários valores do mesmo tipo. Por exemplo, se tivemos que criar 20 variáveis do mesmo tipo, nós não criaríamos  int var1, var2, var3, var4, ... Ao invés disso, criaríamos apenas uma variável vetor para guardar todos os 20 números de uma vez.

4 Declaração de Vetores Para declarar um vetor devemos especificar a classe ou o tipo de dado que será armazenado nele. Após isso, damos um nome a esse vetor. E, para finalizar, indicamos que ele é um vetor, simplesmente abrindo e fechando colchetes ( [ ] ). Portanto, se quiséssemos um vetor de números inteiros, declararíamos da seguinte forma: int meuArray [];

5 Declaração de Vetores Já declarado o vetor, para dar um tamanho a ele utilizamos um instanciador chamado new. Então, a linha de cima ficaria: int meuArray[] = new int [4]; Algumas vezes é necessário declarar o vetor e especificar seu tamanho posteriormente após a leitura de uma variável ou após uma equação matemática.

6 Acesso aos Vetores Para acessarmos um local específico dessa memória devemos indicar entre colchetes a posição desejada no vetor que chamamos de index. A primeira posição sempre começa em 0. Portanto, um vetor de tamanho 4 vai da posição 0 a 3.

7 Atribuição em um Vetor Agora, se quisermos atribuir os valores
540 na posição 1 e 8000 na posição 3, faríamos: meuArray [1] = 540; meuArray [3] = 8000.

8 Inicialização Direta de Vetores
Podemos inicializar um vetor diretamente, sem a necessidade de instanciá-lo com new. Basta colocar seus valores em chaves, separando cada valor por vírgula. Por exemplo: int meuArray [] = { 450, 200, 1000, 700 };

9 Acessar Todas Variáveis
Podemos mostrar todos os elementos de uma vetor através de uma estrutura de repetição. O mais conveniente nesse caso é o FOR.

10 Exemplo1 Leia um vetor de n posições. Somar os valores das posições.

11 Atividades Leia um vetor de 10 posições de inteiros. Lido a sequência de 10 números, imprimir os valores da seguinte forma: Vetor[0] = 10. Faça para as 10 posições através de um FOR. Elabore um programa que dado dois vetores inteiros de 3 posições, leia estes vetores, calcule a expressão(vetor1-vetor2), utilizando os valores da mesma posição, armazenando em um terceiro vetor, também de números inteiros de 3 posições. No final, imprima os números ímpares do terceiro vetor.


Carregar ppt "Linguagem de Programação JAVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google