A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CULTURA E FOLCLORE – RESUMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CULTURA E FOLCLORE – RESUMO"— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA E FOLCLORE – RESUMO
UMA DEFINIÇÃO DE CULTURA: É o conjunto de crenças, regras, da variedade das manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade. A Cultura é um todo orgânico, um sistema, um conjunto de partes que se relacionam estreitamente. Alguns de seus componentes são os traços culturais, o complexo cultural e a área cultural.

2 Traço cultural: é o menor componente representativo de uma cultura
Traço cultural: é o menor componente representativo de uma cultura. Ele pode ser um objeto material, como um cocar indígena, uma bola ou uma sobrinha de frevo. Pode ser imaterial, como uma partitura. Ou seja é o “átomo da cultura”. Pelo visto a Cultura pode ser material ou imaterial. Complexo cultural: é a combinação de traços culturais em torno de uma atividade básica, como o bumba-meu-boi ou o carnaval. Já pensou no frevo , isso mesmo; recorde as partes que o constituem, a sombrinha, o ritmo acelerado, os passes da dança, etc. Área cultural: é o espaço geográfico onde se manifesta uma determinada cultura ou complexos culturais. O multiculturalismo é caracterizado pela coexistência pacífica de diversas culturas, de diferentes origens, na mesma região física.

3 a. As subculturas regionais:
No interior de uma Cultura podem aparecer diferenças significativas. Comunidades de origem estrangeira. Ex: os italianos e alemães no sul do Brasil, os japoneses em São Paulo. Eles se caracterizam por seus trajes, danças nativas de suas nações de origem, festas e comidas típicas, linguajar característico, etc.

4 b. As subculturas das tribos urbanas:
Relação entre gerações, tribos urbanas (subcultura juvenil): punks, skinheads, góticos, metaleiros, emos, etc. Eles usam símbolos, trajes característicos, mesmos gostos musicais, etc. Importante saber: alguns deles são meio do contra, mas não pretendem destruir a cultura majoritária, até podem conviver muito bem com ela, como a turma de imigrantes que se adaptou muito bem ao nosso país.

5 A CONTRACULTURA Nas Sociedades contemporâneas encontramos também pessoas que contestam certos valores culturais vigentes (mores), opondo-se radicalmente a eles, num movimento chamado de Contracultura. Esta turminha batia de frente com a cultura majoritária. Ex: os hippies.

6 Os hippies adotavam um modo de vida comunitário, tendendo a uma espécie de socialismo-anarquista ou estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza, negavam o nacionalismo e a guerra. Eles enxergavam o patriarcalismo, o militarismo, o poder governamental, as corporações industriais, a massificação, o capitalismo, o autoritarismo e os valores sociais tradicionais como parte de uma "instituição" única, e que não tinha legitimidade.

7 Cultura: observações gerais
Cada geração assimila a cultura de seu tempo, a enriquece e passa o acervo às gerações futuras: a herança social. Todo o progresso é resultante da síntese de valores novos com os componentes já adquiridos de determinada cultura. Por mais viva e inventiva que seja uma nova cultura, a geração que a produziu nunca rompe inteiramente com a tradição.

8 O enriquecimento patrimonial de uma cultura se faz, em geral, por meio de dois processos: a invenção e difusão cultural. A invenção consiste na combinação de traços culturais já existentes, dando como resultado, um novo traço cultural. Um novo modelo de telefone celular ao se espalhar pelo mundo caracteriza o fenômeno conhecido por difusão cultural.

9 Um famoso sociólogo, lembrando muito a Durkheim (nosso velho conhecido), afirmou que “nove décimos de tudo o que você faz, diz, pensa e sente desde que se levanta de manhã cedo até que vai para a cama dormir. Você diz, faz, pensa e sente não como expressão própria, independente, mas em conformidade inconsciente e sem crítica com regras, regulamentos, hábitos grupais, padrões, códigos, estilos e sensações que existiam muito antes que você nascesse” Nesta visão nós somos quase “robôs”, não acha? coisa interessante para se pensar ... Daí podemos concluir que:

10 ... a sociabilidade, tendência natural da espécie humana para viver em sociedade, é desenvolvida pelo processo da socialização. A socialização consiste no ato de transmitir ao indivíduo, de levá-lo a assimilar e introjetar os padrões culturais da sociedade. o controle social é a forma pela qual a sociedade introjeta os valores do grupo na mente de todos os seus membros. a primeira e principal instância de controle social é o estabelecido pelo pela família, ao transmitir os velhos hábitos e tradições .

11 Se diz de alguém muito bem informado, que tem conhecimentos, cursou a universidade, concluiu pós-graduação, mestrado ou doutorado é uma pessoa que tem Cultura. Cuidado, isso é “perigoso” e diz respeito ao senso comum, alguém que não tem o conhecimento de Sociologia. Ou melhor de Antropologia, pois esta é a ciência que melhor estuda a cultura, você sabia disso?

12 Já a identidade cultural é a característica dos indivíduos que compartilham a mesma cultura e desenvolvem o sentimento de pertencer a um grupo, a uma comunidade, a uma sociedade, a uma nação. Ou seja é o “cara sentir-se pertencente a patota ao grupinho”. Você pertence a algum grupo? Já pensou nisso? ... Então pense!

13 Aviso importante Aqui, minha cara aluna e meu caro aluno, apesar de nossas briguinhas, você já percorreu todo o caminho da Sociologia do 9ºAno ... Por incrível que pareça, seus velhos amigos Durkheim, Karl Marx e Max Weber e até mesmo seu velho professor são coisas do passado ... Será? Você acredita mesmo nisso? Que agora tudo ficou superado? Eu digo que não. A partir de agora, queiram ou não, vocês estarão mais socializados, mais críticos também ... Ouvirão o ruído da máquina! A Sociedade vai continuar ditando as regras, porém alguns de vocês estarão despertos, outros por mais barulho, continuarão a dormir ... Vida de gado, vida feliz. A você porém que entendeu a mensagem ...boa viagem!


Carregar ppt "CULTURA E FOLCLORE – RESUMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google