A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

B A R R O C O ????????????????????????? ????????????????????????? ????????????????????????? ?????????????????????????

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "B A R R O C O ????????????????????????? ????????????????????????? ????????????????????????? ?????????????????????????"— Transcrição da apresentação:

1 B A R R O C O ????????????????????????? ????????????????????????? ????????????????????????? ?????????????????????????

2 Momento Histórico Martinho Lutero inicia a Reforma – divulga a 95 teses Contrarreforma- Concílio de Trento- Tribunal do Santo Ofício, Índice dos livros proibidos Companhia de Jesus.

3 Barroco- Projeto Literário A poesia tem o desejo de produzir o espanto –Giambattista Marini A obra dos principais artistas busca unir aspectos contraditórios: O sagrado e o profano, as luzes e as sombras, o paganismo e o cristianismo, o racional e o irracional.

4 Os agentes do discurso Circulação dos textos – Corte (centro do poder), Universidades (centro do saber) e Academias Literárias.

5 Características Fusionismo- Visão Medieval X Renascentista Pessimismo Feísmo Rebuscamento Dinamismo e teatralidade Linguagem – Agudeza X Engenho

6 Degolação de São João Batista– Caravaggio - Barroco

7 A dúvida de São Tomé - Caravaggio

8 Barroco Brasileiro - Aleijadinho

9 Barroco Pérola irregular Silogismo retorcido / Silogismo legítimo Ba-Todos os ladrões temem a prisão Ro - Alguns políticos não temem a prisão Co – Logo, alguns políticos são ladrões.

10 Correntes do Barroco Cultismo ou gongorismo –Jogo de palavras, jogo de imagens e jogo de construção. Procedimento literário – Disseminação e Recolha. Conceptismo ou Quevedismo- Jogo de ideias (comparações, metáforas, hipérboles e analogias)

11 Barroco Cultista- Jogo de palavras Ofendi-vos, meu Deus, é bem verdade É bem verdade, senhor, que hei delinqüido, Delinqüido vos tenho ofendido Ofendido vos tem minha maldade (Gregório de matos)

12 Barroco Conceptista Para um homem se ver a si mesmo são necessárias três coisas:olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de luz; se tem espelho e olhos, e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister luz, há mister espelho e há mister olhos. (Pe. Antônio Vieira)

13 Sermões - Estrutura Exórdio Invocação Confirmação Peroração Sermão da Sexagésima.

14 Gregório de Matos – Boca do Inferno ou Boca de Brasa Poesia Lírica amorosa Goza, goza da flor da mocidade Que o tempo trota a toda ligeireza, E imprime em toda flor sua pisada. Oh! Não aguardes que a madura idade Te converta essa flor, essa beleza Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada. ( Gregório de Matos Guerra)

15 Poesia Lírica – Religiosa ou sacra Buscando o Cristo Crucificado um Pecador com Verdadeiro Arrependimento A vós correndo vou, braços sagrados, Nessa cruz sacrossanta descobertos, Que, para receber-me, estais abertos, E, por não castigar-me, estais cravados. A vós, divinos olhos, eclipsados De tanto sangue e lágrimas cobertos, Pois, para perdoar-me, estais despertos, E, por não condenar-me, estais fechados.

16 Poesia Lírica -Filosófica Nasce o Sol, e não dura mais que um dia Depois da Luz, se segue a noite escura Em tristes sombras morre a formosura Em contínuas tristezas a alegria Porém se acaba o Sol, por que nascia? Se formosa a Luz é, por que não dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia? (Gregório de Matos)

17 Poesia satírica A nossa Sé da Bahia, com ser um mapa de festas, é um presépio de bestas, se não for estrebaria: várias bestas cada dia vemos, que o sino congrega, Caveira mula galega, o Deão burrinha parda, Pereira besta de albarda, tudo para a Sé se agrega.


Carregar ppt "B A R R O C O ????????????????????????? ????????????????????????? ????????????????????????? ?????????????????????????"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google