A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Academia Militar das Agulhas Negras O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA AMAN

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Academia Militar das Agulhas Negras O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA AMAN"— Transcrição da apresentação:

1 Academia Militar das Agulhas Negras O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA AMAN
EXÉRCITO BRASILEIRO Academia Militar das Agulhas Negras O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA AMAN

2 CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO (FEV2012)

3 GRUPOS DE TRABALHO COORDENAÇÃO LEGISLAÇÃO DE ENSINO
DOCUMENTAÇÃO DE ENSINO E AVALIAÇÃO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR CAPACITAÇÃO DE DOCENTES PESSOAL MEIOS

4 PERFIL E MAPA FUNCIONAL
PLANID, PLADIS, CARGA HORÁRIA

5 PERFIL E MAPA FUNCIONAL
Ministério da Defesa; EME; PROFORÇA; Dtz Ch DECEx; Catálogo de Cargos e Funções PERFIL PROFISSIOGRÁFICO Estrutura: Finalidade Competências Profissionais Gerais Competências Profissionais Específicas Eixo Transversal MAPA FUNCIONAL

6 CORE DA AMAN

7 CORE DA AMAN Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais

8 Comandar frações em situação de Não- Guerra
CORE DA AMAN Comandar frações em situação de Não- Guerra Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais

9 CORE DA AMAN Comandar frações em situação de Não- Guerra
Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais Rlz Atv inerentes à função de Of Subalterno nas OM/ Corpo de Tropa

10 CORE DA AMAN Comandar frações em situação de Não- Guerra
Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais Rlz Atv inerentes à função de Of Subalterno nas OM/ Corpo de Tropa Realizar Gestão Organizacional

11 PLANO INTEGRADO DE DISCIPLINAS (PLANID)
Características: * Definição de conteúdos e disciplinas norteado pelo Mapa Funcional * Visão global dos conteúdos * Trabalho Interdisciplinar – viabilizado através dos Módulos

12 UNIDADE DE COMPETÊNCIA (UC) ELEMENTO DE COMPETÊNCIA (EC)
PLANID PLANID ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: UNIDADE DE COMPETÊNCIA (UC) ELEMENTO DE COMPETÊNCIA (EC) CONTEÚDOS DISCIPLINAS

13 Retirar do Mapa Funcional
PLANID PLANID ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: UC EC CONTEÚDOS DISCIPLINAS Retirar do Mapa Funcional

14 PLANID PLANID ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS DISCIPLINAS Empregar técnica de combate individual. 1.Empregar produto de defesa em diversas situações. 2. Utilizar o terreno nas Op Mil.

15 PLANID PLANID ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra, integrado aos sistemas operacionais. UC EC CONTEÚDOS (o quê ensino?) DISCIPLINAS (quem ensina?) Empregar técnica de combate individual. 1.Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão. Armamento, Munição e Tiro; Química 2. Utilizar o terreno nas Op Mil.

16 PLANID PLANID ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra, integrado aos sistemas operacionais. UC EC CONTEÚDOS (o quê ensino?) DISCIPLINAS (quem ensina?) Empregar técnica de combate individual. 1.Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão. Armamento, Munição e Tiro; Química Granada de bocal 2. Utilizar o terreno nas Op Mil.

17 PLANID PLANID ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra, integrado aos sistemas operacionais. UC EC CONTEÚDOS (o quê ensino?) DISCIPLINAS (quem ensina?) Empregar técnica de combate individual. 1.Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão. Armamento, Munição e Tiro; Química Granada de bocal Metralhadora pesada Defesa química, biológica e nuclear. Química 2. Utilizar o terreno nas Op Mil.

18 PLANID PLANID ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra, integrado aos sistemas operacionais. UC EC CONTEÚDOS (o quê ensino?) DISCIPLINAS (quem ensina?) Empregar técnica de combate individual. 1.Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão. Armamento, Munição e Tiro; Química Granada de bocal Metralhadora pesada Defesa química, biológica e nuclear. Química 2. Utilizar o terreno nas Op Mil. Terreno e condições meteorológicas Topografia, Cartografia, Meteorologia Construção de abrigos Técnica militar, Fortificações

19 ? PLANID FIT - Utilizar Normas de comando
SITUAÇÃO INTEGRADORA (situação problema/ incidente) PADRÕES DE DESEMPENHO CARGA HORÁRIA DO PROJETO INTEGRADOR EC PD DESENVOLVIMENTO / EXECUÇÃO APRESENTAÇÃO / ANÁLISE PÓS-AÇÃO (APA) TOTAL Diu N GERAL FIT - Utilizar Normas de comando -Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia - Utilizar o Terreno nas Op Mil ? 32 16 4 - 36 56

20 PLANID SITUAÇÃO INTEGRADORA (situação problema/ incidente)
PADRÕES DE DESEMPENHO CARGA HORÁRIA DO PROJETO INTEGRADOR EC PD (O que fazer? Como? Onde? De acordo com... Para quê?) DESENVOLVIMENTO / EXECUÇÃO APRESENTAÇÃO / ANÁLISE PÓS-AÇÃO (APA) TOTAL Diu N GERAL FIT - Utilizar Normas de comando -Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia - Utilizar o Terreno nas Op Mil 32 16 4 - 36 56

21 PLANID FIT - Utilizar Normas de comando
SITUAÇÃO INTEGRADORA (situação problema/ incidente) PADRÕES DE DESEMPENHO CARGA HORÁRIA DO PROJETO INTEGRADOR EC PD DESENVOLVIMENTO / EXECUÇÃO APRESENTAÇÃO / ANÁLISE PÓS-AÇÃO (APA) TOTAL Diu N GERAL FIT - Utilizar Normas de comando -Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia - Utilizar o Terreno nas Op Mil Solucionar situações problemas, dentro de um circuito contextualizado em uma situação de guerra, pelas Ciências Militares I e II de acordo com os manuais e teorias estudados, para integrar uma pequena fração no cumprimento de uma determinada missão. 32 16 4 - 36 56

22 EIXOS TRANSVERSAIS (ET)
PLANID EIXOS TRANSVERSAIS (ET) COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais Planejar e conduzir o emprego tático da fração Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia Utilizar o Terreno nas Operações Militares ? Utilizar Normas de Comando

23 Capacidades cognitivas Capacidades físicas e motoras AMAN Atitudes
PLANID Eixo Transversal Capacidades cognitivas Capacidades físicas e motoras AMAN Atitudes Valores e Deveres

24 EIXOS TRANSVERSAIS (ET)
PLANID EIXOS TRANSVERSAIS (ET) COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais Planejar e conduzir o emprego tático da fração Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia - Adaptabilidade - Autoconfiança - Responsabilidade - Resolver problemas Utilizar o Terreno nas Operações Militares - Avaliar Agilidade de raciocínio -Comparar - Selecionar - Autoconfiança -Rusticidade - Objetividade - Iniciativa Utilizar Normas de Comando - Criatividade - Meticulosidade - Flexibilidade Autoconfiança - Organizar - Prever - Trabalhar sob pressão

25 EIXO TRANSVERSAL/VALORES
TIRO Elaborar imagens mentais Fotografias (pontaria) Organizar informações Fundamentos de Tiro Atenção seletiva Alvos diferentes Organizar, Planejar atividade Of Tiro SU e Tiro Competição Trabalhar sob pressão Tempo/Prova/Alvo distante... Responsabilidade Instrumento de morte Agilidade, Coord Motora, Equilíbrio dinâmico, estático, recuperado (fixo e em movimento) Resistência muscular localizada Fé na missão do EB Uso da Força em prol da missão CF Aprimoramento técnico-profissional Militar Filmete 1 Filmete 2

26 PLANID PLANID ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 4 1º Presencial
III COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar frações em situação de Não-Guerra. UC EC CONTEÚDOS DISCIPLINAS Conduzir o emprego da fração em operações de manutenção da paz Realizar operações militares sob a égide de organismos internacionais. 1. Operações de Manutenção da Paz. Geopolítica, Relações Internacionais Sociologia, História Militar Geral, EPM Conduzir o emprego da fração em Operações de Segurança Integrada Atuar em Operações de Garantia da Lei e da Ordem. 5. Operações de Garantia da Lei e da Ordem. Ética, Sociologia, IED, Direito Administrativo, DPM Realizar atividades no contexto do antiterrorismo. 6. Adoção de medidas de prevenção ao terrorismo. Geopolítica, Relações Internacionais, IED, EPM. Atuar em Operações de Garantia dos Poderes Constituídos. 7. Operações de Garantia dos Poderes Constituídos. Ética, Sociologia, IED, Direito Administrativo, EPM, DPM. Atuar em Operações na Faixa de Fronteira (ações preventivas contra delitos transfronteiriços e ambientais: patrulhamento; revista de pessoas, veículos, embarcações e aeronaves; prisões em flagrante delito). 8. Operações na Faixa de Fronteira. Geopolítica, Relações Internacionais, IED, Direito Administrativo, Ética. Atuar em Operações Interagências 9. Operações Interagências. Geopolítica, Relações Internacionais, IED, Direito Administrativo

27 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
PLADIS PLADIS DISCIPLINA ARMAMENTO ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS/ASSUNTOS CH CONTEÚDOS / ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Diu N .

28 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
PLADIS PLADIS DISCIPLINA ARMAMENTO ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS/ASSUNTOS CH CONTEÚDOS/ ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Diu N . Retirar do PLANID

29 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
PLADIS PLADIS DISCIPLINA ARMAMENTO ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS/ASSUNTOS CH CONTEÚDOS/ ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Diu N Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão a. Partes b. Funcionamento c. Emprego .

30 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
PLADIS PLADIS DISCIPLINA ARMAMENTO ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS/ASSUNTOS CH CONTEÚDOS / ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Diu N Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão a. Partes b. Funcionamento c. Emprego . Retirar do Perfil

31 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
PLADIS PLADIS DISCIPLINA ARMAMENTO ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS/ASSUNTOS CH CONTEÚDOS / ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Diu N Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão a. Partes b. Funcionamento c. Emprego -Resolver problemas - Atenção Seletiva - Responsabilidade - Coragem física - Autoconfiança .

32 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
PLADIS PLADIS DISCIPLINA ARMAMENTO ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS/ASSUNTOS CH CONTEÚDOS / ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO (O quê fazer? Onde? Como? De acordo com... Para quê?) INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Diu N Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão a. Partes b. Funcionamento c. Emprego -Resolver problemas - Atenção Seletiva - Responsabilidade - Coragem física - Autoconfiança .

33 PLADIS PLADIS DISCIPLINA ARMAMENTO ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS/ASSUNTOS CH CONTEÚDOS / ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO (O quê fazer? Onde? Como? De acordo com... Para quê?) INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Diu N Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão a. Partes b. Funcionamento c. Emprego -Resolver problemas - Atenção Seletiva - Responsabilidade - Coragem física - Autoconfiança -Realizar o lançamento da granada de mão, em perímetros não urbanos, demonstrando segurança e selecionando seu emprego, observando as normas de segurança e demais prescrições das IGTAEx, para viabilizar a progressão no terreno.

34 OPERAÇÕES MILITARES DE NÃO-GUERRA INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
PLADIS PLADIS DISCIPLINA OPERAÇÕES MILITARES DE NÃO-GUERRA ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 4 A / Q / Sv PRESENCIAL 3 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar frações em situação de Não-Guerra UC EC CONTEÚDOS/ ASSUNTOS CONTEÚDO /HORA EIXO TRANSVERSAL PADRÃO DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Conduzir o emprego da fração em operações de manutenção da paz Realizar operações militares sob a égide de organismos internacionais 1. Operações de Manutenção da Paz. a. Introdução. b. Princípios fundamentais. c. Funcionamento. d. Mandato do CSNU. e. Diversidade cultural. f. Direitos Humanos. 1) Proteção (garantia). 2) Igualdade de Gêneros. 3) Proteção da criança. g. Parcerias. h. Normas de Conduta. 1) Disciplina. 2) HIV/AIDS. 15 HD - Analisar - Avaliar - Comparar - Organizar - Planejar - Realizar deduções - Realizar induções - Resolver problemas - Flexibilidade - Gerenciar conflitos - Negociação - Persuasão - Sereno rigor - Tato - Respeito à pessoa humana Distinguir as diferenças na aplicação dos conhecimentos profissionais adquiridos para a Guerra, num contexto de Operações de Manutenção da Paz, de acordo com as normas do Direito Internacional e de um Mandato da ONU para esse tipo de missão, para habilitar o futuro oficial para participar de uma operação, enquadrado numa Unidade de Mnt Paz. AA AC

35 PLADIS MACETES...

36 ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS
PLADIS ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS Módulo 3 1. Orientações para as situações-problema: a) Aproximar o contexto apresentado à realidade das Operações de Não-Guerra, propiciando a visão do cenário técnico-profissional no qual estará inserido o comandante da pequena fração. b) Empregar os conhecimentos adquiridos para a situação de Guerra, adaptados e contextualizados, para as situações de Não-Guerra. c) Capacitar a operar no quadro tático de missões sob a égide de organismos internacionais, envolvendo, ao máximo, as particularidades desse contexto. d) Para as Ações Subsidiárias deverá ser enfatizado o Eixo Transversal, com destaque para as atitudes e os valores, sob o pano de fundo das tradições militares. 2. Procedimentos didáticos: a) Métodos e técnicas de ensino: palestra, exercício individual, trabalho em grupo, estudo de caso, exercício militar. b) As atitudes/valores elencados serão explorados nos estudos de caso, baseados em experiências adquiridas pelo Exército Brasileiro e desenvolvidos nas situações-problema inseridas nos exercícios militares, que deverão constar das ordens de instrução. 3. Atividades complementares: a) As aulas das CMI, relacionadas ao assunto, irão proporcionar o embasamento teórico necessário (jurídico, psicológico, sociológico, filosófico, histórico e geopolítico) ao desenvolvimento da competência. b) As instruções práticas destinam-se a proporcionar os conhecimentos técnicos diretamente relacionados aos assuntos. c) Além da utilização das salas de instrução, serão realizadas práticas contemplando as situações referentes às Operações de Manutenção da Paz, Operações de Garantia da Lei e da Ordem e Operações na Faixa de Fronteira, seguindo um quadro tático que permita a simulação da realidade a ser encontrada nos corpos de tropa, quando do emprego em situação de Não-Guerra. 4. Instrumentos de avaliação: a) Será realizada uma Avaliação de Acompanhamento (AA) específica para cada Unidade de Competência. Ao todo serão realizadas 3 (três) AA. b) Será realizada 01(uma) Avaliação de Controle (AC), com duração de 02 (duas) horas, específica sobre o assunto, abrangendo toda a matéria de Não Guerra, a cargo do C Inf. O assunto será cobrado, também, no bojo das demais disciplinas das CM I, que têm participação nessa Competência Principal. A Retificação da Aprendizagem (RetAp), a ser realizada após a AC, terá a duração de 01(uma) hora e deverá focar a revisão dos principais erros cometidos, bem como no core da disciplina, qual seja: Operações de Manutenção da Paz, Op GLO e Op na Faixa de Fronteira.

37 PLADIS REFERÊNCIAS Módulo 3 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 19 out.2012. ______. Lei Complementar n° 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar n° 136, de 25 de agosto de Diário Oficial da União. Brasília: Imprensa Nacional, 26 ago Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao-1/leis-complementares-1/leis-complementares-1/1999#content> e <http://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao-1/leis-complementares-1/leis-complementares-1/2010#content>. Acesso em: 19 out ______. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Manual de Campanha C Operações de Garantia da Lei e da Ordem. 2. Ed. Brasília: Disponível em: < Acesso em: 19 out ROSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. 4. Ed. 1.v. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1987. WIPPMAN & MATTHEWS EVANGELISTA. New War, New Laws? Applying The Laws of War in 21 Century Conflicts. Nova York, EUA: Transnational Publishers, Disponível em: Acesso em: 19 out

38 DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA NA DISCIPLINA
PLADIS DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA NA DISCIPLINA MÓDULOS AULA/INSTRUÇÃO AVALIAÇÃO CH TOTAL MÓDULO TOTAL DA DISCIPLINA Carga Horária Carga Horária Total Aplicação RETAP Diu N GERAL 3 42 - 2 1 45

39 PLADIS Formas de construção Ensino Bélico Curso Básico + A/Q/S Ensino Acadêmico Disciplinas Ensino das Seções: de Liderança de Equitação de Educação Física de Tiro de Instrução Especial

40 PLADIS Formas de construção Primeira CP – UC – EC – Conteúdos/Assuntos Exemplos: Ensino Bélico Ensino Acadêmico: Didática Met. Pesq. Cientif. Cibernética Direito, Economia Ensino da SEF ( Of TFM) Ensino da Seç Tiro ( Of Tiro)

41 PLADIS Formas de construção Segunda CP - UC – Conteúdos/Assuntos Exemplos: Ensino Acadêmico: Hist. Geral Hist. Brasil Rel. Internacionais

42 PLADIS Formas de construção

43 PLADIS Formas de construção Terceira CP – Conteúdos/Assuntos Exemplos Ensino Acadêmico: Filosofia Sociologia Psicologia

44 PLADIS Formas de construção

45 PLADIS Formas de construção Quarta Eixo Transversal – Conteúdos/Assuntos Exemplos: Ensino Acadêmico: Português Inglês Espanhol Ensino da: Seção de Liderança de Equitação de Educação Física de Tiro de Instrução Especial

46 PLADIS Formas de construção

47 DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO
SEGMENTOS CONCORRENTES DISCIPLINAS CM I DISCIPLINAS CM II DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO

48 CIÊNCIAS MILITARES I DISCIPLINAS CM I

49 CIÊNCIAS MILITARES I ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA DIREITO PENAL MILITAR
DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA LÓGICA FILOSÓFICA FÍSICA MATEMÁTICA ORATÓRIA

50 CIÊNCIAS MILITARES I ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA DIREITO PENAL MILITAR
DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA

51 CIÊNCIAS MILITARES I 30 45 60 75 ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA
DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA 30 45 60 75

52 CIÊNCIAS MILITARES I 30 45 60 75 ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA
DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA 30 45 60 75

53 CIÊNCIAS MILITARES I 30 45 60 75 ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA
DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA 30 45 60 75

54 CIÊNCIAS MILITARES I 30 45 60 75 ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA
DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA 30 45 60 75

55 CIÊNCIAS MILITARES I 30 45 60 75 ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA
DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA 30 45 60 75

56 CIÊNCIAS MILITARES I DISCIPLINAS CM I 1605

57 DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO

58 SEÇÕES DE INSTRUÇÃO DISCIPLINAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO TFM 189
214 182 173 DSV IDT MIL (EQUI) 32 - - - DSV IDT MIL (IEsp) 48 44 48 56 DSV IDT MIL (OU) 10 8 8 8 DSV IDT MIL (LID) 4 4 60 12 TIRO 44 36 28 24 TOTAL 327 306 326 273

59 DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO
CM I E SEÇÕES DE INSTRUÇÃO DISCIPLINAS CM I DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO 1605 1232

60 COMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO
COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO

61 COMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO
ATIVIDADE 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 10 10 10 10 À DSPO CMDO ASS ATUALIDADE 8 8 8 8 DINÂMICA DE GRUPO 12 8 8 12 80 80 80 80 NAVAMAER/OLIMPÍADA 60 60 40 40 REC APRENDIZAGEM 25 15 15 10 TEMPOS LIVRES TEMPOS DE ESTUDO 50 45 30 15 PALESTRAS E CONF 24 24 24 24 TOTAL 259 250 215 199

62 DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO
CM I, SEÇÕES DE INSTRUÇÃO E COMPLEMENTAÇÃO DISCIPLINAS CM I DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO COMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO 923 1605 1232

63 CIÊNCIAS MILITARES II DISCIPLINAS CM II

64 CIÊNCIAS MILITARES II COMUM ESPECÍFICO

65 COMUM 1089 ESPECÍFICO 1168 CIÊNCIAS MILITARES II 1º ANO 300 2º ANO 424
PROJETO INTEGRADOR 340 3º ANO 399 4 RELATORIAS A/Q/Sv 209 4º ANO 225 CURSOS/ESTÁGIOS/ ELETIVAS 240 EPCT 120

66 DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO
CM I, SEÇÕES DE INSTRUÇÃO, COMPLEMENTAÇÃO e CM II DISCIPLINAS CM I DISCIPLINAS CM II DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO COMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO 923 1605 1232 2137

67 DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO
CURRÍCULO DISCIPLINAS CM I DISCIPLINAS CM II DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO COMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO 6017 923 1605 1232 2257

68 DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO
CURRÍCULO DISCIPLINAS CM I DISCIPLINAS CM II DISCIPLINAS SEÇÕES DE INSTRUÇÃO COMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO MÉDIA /ANO = 1505 923 1605 1232 2257

69 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)
DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 3ª f 19 Mar 4ª f 20 Mar 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

70 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)
DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar 4ª f 20 Mar 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

71 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)
DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar TFM 4ª f 20 Mar 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

72 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)
DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar ESTUDO TFM 4ª f 20 Mar 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

73 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)
DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar ESTUDO À DISP CAD TFM 4ª f 20 Mar 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

74 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)
DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar ESTUDO À DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

75 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)
DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar ESTUDO À DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar MÉTODOS QUANTITAT 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

76 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)
DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar ESTUDO À DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar MÉTODOS QUANTITAT LÍNGUA PORT 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

77 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)
DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar ESTUDO À DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar MÉTODOS QUANTITAT LÍNGUA PORT QUÍMICA 5ª f 21 Mar 6ª f 22 Mar

78 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)
DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar ESTUDO À DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar MÉTODOS QUANTITAT LÍNGUA PORT QUÍMICA 5ª f 21 Mar DES IDT MIL 6ª f 22 Mar

79 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)
DIA TU Horário 07:30/09:20 09:40/ 11:30 13:30/15:20 15:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar ESTUDO À DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar MÉTODOS QUANTITAT LÍNGUA PORT QUÍMICA 5ª f 21 Mar DES IDT MIL 6ª f 22 Mar COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO

80 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)
8 T - ICC UMA JORNADA 8 T - TFM UMA JORNADA 2 T - ESTUDO 1/2 JORNADA 2 T – À DISP CAD 4 T – LNG INGLESA 4 T – MÉT QUANT 4 T – LNG PORT 2 JORNADAS 2T – QUÍMICA 2T – DES IDT MIL 4 T – COMPLEM ENSINO 1/2 JORNADA

81 “AS ARMAS EXIGEM ESPÍRITO,
CONCLUSÃO “AS ARMAS EXIGEM ESPÍRITO, COMO AS LETRAS...

82 ... NÃO HÁ MELHORES SOLDADOS DO QUE AQUELES
CONCLUSÃO ... NÃO HÁ MELHORES SOLDADOS DO QUE AQUELES QUE SÃO RETIRADOS DA TERRA DOS ESTUDOS PARA OS CAMPOS DA GUERRA...

83 CONCLUSÃO ... PORQUE, QUANDO TÊM DE LUTAR,
JUNTAM AS FORÇAS COM O TALENTO,... ... E O TALENTO COM AS FORÇAS FAZ UM COMPOSTO MILAGROSO.” MIGUEL DE CERVANTES


Carregar ppt "Academia Militar das Agulhas Negras O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA AMAN"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google