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EXÉRCITO BRASILEIRO Academia Militar das Agulhas Negras O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA AMAN.

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1 EXÉRCITO BRASILEIRO Academia Militar das Agulhas Negras O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA AMAN

2 CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO (FEV2012)

3 COORDENAÇÃO GRUPOS DE TRABALHO LEGISLAÇÃO DE ENSINO DOCUMENTAÇÃO DE ENSINO E AVALIAÇÃO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR CAPACITAÇÃO DE DOCENTES PESSOAL MEIOS

4 PERFIL MAPA FUNCIONAL PLANID, PLADIS, CARGA HORÁRIA PERFIL E MAPA FUNCIONAL

5 Ministério da Defesa; EME; PROFORÇA; Dtz Ch DECEx; Catálogo de Cargos e Funções PERFIL PROFISSIOGRÁFICO Estrutura: Finalidade Competências Profissionais Gerais Competências Profissionais Específicas Eixo Transversal MAPA FUNCIONAL PERFIL E MAPA FUNCIONAL

6 CORE DA AMAN

7 Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais

8 CORE DA AMAN Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais Comandar frações em situação de Não- Guerra

9 CORE DA AMAN Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais Comandar frações em situação de Não- Guerra Rlz Atv inerentes à função de Of Subalterno nas OM/ Corpo de Tropa

10 CORE DA AMAN Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais Comandar frações em situação de Não- Guerra Rlz Atv inerentes à função de Of Subalterno nas OM/ Corpo de Tropa Realizar Gestão Organizacional

11 Características: * Definição de conteúdos e disciplinas norteado pelo Mapa Funcional * Visão global dos conteúdos * Trabalho Interdisciplinar – viabilizado através dos Módulos PLANO INTEGRADO DE DISCIPLINAS (PLANID)

12 PLANID ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 1BÁSICOPRESENCIAL1 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: UNIDADE DE COMPETÊNCIA (UC) ELEMENTO DE COMPETÊNCIA (EC) CONTEÚDOSDISCIPLINAS PLANID

13 ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 1BÁSICOPRESENCIAL1 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: UCECCONTEÚDOSDISCIPLINAS PLANID Retirar do Mapa Funcional

14 PLANID ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 1BÁSICOPRESENCIAL1 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UCECCONTEÚDOSDISCIPLINAS Empregar técnica de combate individual. 1.Empregar produto de defesa em diversas situações. 2. Utilizar o terreno nas Op Mil. PLANID

15 ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 1BÁSICOPRESENCIAL1 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra, integrado aos sistemas operacionais. UCEC CONTEÚDOS (o quê ensino?) DISCIPLINAS (quem ensina?) Empregar técnica de combate individual. 1.Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão. Armamento, Munição e Tiro; Química 2. Utilizar o terreno nas Op Mil. PLANID

16 ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 1BÁSICOPRESENCIAL1 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra, integrado aos sistemas operacionais. UCEC CONTEÚDOS (o quê ensino?) DISCIPLINAS (quem ensina?) Empregar técnica de combate individual. 1.Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão. Armamento, Munição e Tiro; Química Granada de bocal Armamento, Munição e Tiro; Química 2. Utilizar o terreno nas Op Mil. PLANID

17 ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 1BÁSICOPRESENCIAL1 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra, integrado aos sistemas operacionais. UCEC CONTEÚDOS (o quê ensino?) DISCIPLINAS (quem ensina?) Empregar técnica de combate individual. 1.Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão. Armamento, Munição e Tiro; Química Granada de bocal Armamento, Munição e Tiro; Química Metralhadora pesada Armamento, Munição e Tiro; Química Defesa química, biológica e nuclear. Química 2. Utilizar o terreno nas Op Mil. PLANID

18 ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 1BÁSICOPRESENCIAL1 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra, integrado aos sistemas operacionais. UCEC CONTEÚDOS (o quê ensino?) DISCIPLINAS (quem ensina?) Empregar técnica de combate individual. 1.Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão. Armamento, Munição e Tiro; Química Granada de bocal Armamento, Munição e Tiro; Química Metralhadora pesada Armamento, Munição e Tiro; Química Defesa química, biológica e nuclear. Química 2. Utilizar o terreno nas Op Mil. Terreno e condições meteorológicas Topografia, Cartografia, Meteorologia Construção de abrigos Técnica militar, Fortificações PLANID

19 SITUAÇÃO INTEGRADORA (situação problema/ incidente) PADRÕES DE DESEMPENHOCARGA HORÁRIA DO PROJETO INTEGRADOR ECPD DESENVOLVIMENTO / EXECUÇÃO APRESENTAÇÃ O / ANÁLISE PÓS-AÇÃO (APA) TOTAL DiuN N NGERAL FIT - Utilizar Normas de comando -Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia - Utilizar o Terreno nas Op Mil ? PLANID

20 SITUAÇÃO INTEGRADORA (situação problema/ incidente) PADRÕES DE DESEMPENHOCARGA HORÁRIA DO PROJETO INTEGRADOR EC PD (O que fazer? Como? Onde? De acordo com... Para quê?) DESENVOLVIMENTO / EXECUÇÃO APRESENTAÇÃO / ANÁLISE PÓS-AÇÃO (APA) TOTAL DiuN N N GERAL FIT - Utilizar Normas de comando -Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia - Utilizar o Terreno nas Op Mil PLANID

21 SITUAÇÃO INTEGRADORA (situação problema/ incidente) PADRÕES DE DESEMPENHOCARGA HORÁRIA DO PROJETO INTEGRADOR ECPD DESENVOLVIMENTO / EXECUÇÃO APRESENTAÇÃO / ANÁLISE PÓS-AÇÃO (APA) TOTAL DiuN N NGERAL FIT - Utilizar Normas de comando -Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia - Utilizar o Terreno nas Op Mil Solucionar situações problemas, dentro de um circuito contextualizado em uma situação de guerra, pelas Ciências Militares I e II de acordo com os manuais e teorias estudados, para integrar uma pequena fração no cumprimento de uma determinada missão PLANID

22 EIXOS TRANSVERSAIS (ET) COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais Planejar e conduzir o emprego tático da fração Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia Utilizar o Terreno nas Operações Militares ? Utilizar Normas de Comando

23 Capacidades cognitivas Capacidades físicas e motoras AMAN Atitudes Valores e Deveres PLANID Eixo Transversal

24 EIXOS TRANSVERSAIS (ET) COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar frações em situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais Planejar e conduzir o emprego tático da fração Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia - Adaptabilidade - Autoconfiança - Responsabilidade - Resolver problemas Utilizar o Terreno nas Operações Militares - Avaliar - Agilidade de raciocínio - Comparar - Selecionar - Autoconfiança -Rusticidade - Objetividade - Iniciativa Utilizar Normas de Comando - Criatividade - Meticulosidade - Flexibilidade - Autoconfiança - Organizar - Prever - Trabalhar sob pressão PLANID

25 EIXO TRANSVERSAL EIXO TRANSVERSAL/VALORESTIRO Elaborar imagens mentaisFotografias (pontaria) Organizar informaçõesFundamentos de Tiro Atenção seletivaAlvos diferentes Organizar, Planejar atividadeOf Tiro SU e Tiro Competição Trabalhar sob pressão Tempo/Prova/Alvo distante... ResponsabilidadeInstrumento de morte Agilidade, Coord Motora, Equilíbrio dinâmico, estático, recuperado Alvos diferentes (fixo e em movimento) Resistência muscular localizadaFotografias (pontaria) Fé na missão do EBUso da Força em prol da missão CF Aprimoramento técnico-profissionalMilitar Filmete 1 Filmete 2

26 PLANID ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 41ºPresencialIII COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar frações em situação de Não-Guerra. UCECCONTEÚDOSDISCIPLINAS Conduzir o emprego da fração em operações de manutenção da paz Realizar operações militares sob a égide de organismos internacionais. 1. Operações de Manutenção da Paz. Geopolítica, Relações Internacionais Sociologia, História Militar Geral, EPM Conduzir o emprego da fração em Operações de Segurança Integrada Atuar em Operações de Garantia da Lei e da Ordem. 5. Operações de Garantia da Lei e da Ordem. Ética, Sociologia, IED, Direito Administrativo, DPM Realizar atividades no contexto do antiterrorismo. 6. Adoção de medidas de prevenção ao terrorismo. Geopolítica, Relações Internacionais, IED, EPM. Atuar em Operações de Garantia dos Poderes Constituídos. 7. Operações de Garantia dos Poderes Constituídos. Ética, Sociologia, IED, Direito Administrativo, EPM, DPM. Atuar em Operações na Faixa de Fronteira (ações preventivas contra delitos transfronteiriços e ambientais: patrulhamento; revista de pessoas, veículos, embarcações e aeronaves; prisões em flagrante delito). 8. Operações na Faixa de Fronteira. Geopolítica, Relações Internacionais, IED, Direito Administrativo, Ética. Atuar em Operações Interagências 9. Operações Interagências. Geopolítica, Relações Internacionais, IED, Direito Administrativo PLANID

27 PLADIS DISCIPLINAARMAMENTO ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 1BÁSICOPRESENCIAL1 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS/A SSUNTOS CH CONTEÚDOS / ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DiuN. PLADIS

28 DISCIPLINAARMAMENTO ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 1BÁSICOPRESENCIAL1 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UCEC CONTEÚDOS/ASSUN TOS CH CONTEÚDOS/ ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DiuN. Retirar do PLANID PLADIS

29 DISCIPLINAARMAMENTO ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 1BÁSICOPRESENCIAL1 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UCEC CONTEÚDOS/ASSUN TOS CH CONTEÚDOS/ ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DiuN Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. 1.Granada de mão a. Partes b. Funcionamento c. Emprego. PLADIS

30 DISCIPLINAARMAMENTO ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 1BÁSICOPRESENCIAL1 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UCEC CONTEÚDOS/ASSUN TOS CH CONTEÚDOS / ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DiuN Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. 1.Granada de mão a. Partes b. Funcionamento c. Emprego. PLADIS Retirar do Perfil

31 PLADIS DISCIPLINAARMAMENTO ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 1BÁSICOPRESENCIAL1 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UCEC CONTEÚDOS/ASSU NTOS CH CONTEÚDOS / ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DiuN Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. 1.Granada de mão a. Partes b. Funcionamento c. Emprego -Resolver problemas - Atenção Seletiva - Responsabilidade - Coragem física - Autoconfiança. PLADIS

32 DISCIPLINAARMAMENTO ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 1BÁSICOPRESENCIAL1 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UCEC CONTEÚDOS/ASSU NTOS CH CONTEÚDOS / ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO (O quê fazer? Onde? Como? De acordo com... Para quê?) INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DiuN Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. 1.Granada de mão a. Partes b. Funcionamento c. Emprego -Resolver problemas - Atenção Seletiva - Responsabilidade - Coragem física - Autoconfiança. PLADIS

33 DISCIPLINAARMAMENTO ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 1BÁSICOPRESENCIAL1 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar Frações em Situação de Guerra, integrado aos sistemas operacionais UC EC CONTEÚDOS/ASSU NTOS CH CONTEÚDOS / ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL PADRÕES DE DESEMPENHO (O quê fazer? Onde? Como? De acordo com... Para quê?) INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DiuN Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. 1.Granada de mão a. Partes b. Funcionamento c. Emprego -Resolver problemas - Atenção Seletiva - Responsabilidade - Coragem física - Autoconfiança -Realizar o lançamento da granada de mão, em perímetros não urbanos, demonstrando segurança e selecionando seu emprego, observando as normas de segurança e demais prescrições das IGTAEx, para viabilizar a progressão no terreno. PLADIS

34 DISCIPLINAOPERAÇÕES MILITARES DE NÃO-GUERRA ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 4A / Q / SvPRESENCIAL3 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Comandar frações em situação de Não-Guerra UCEC CONTEÚDOS/ ASSUNTOS CONTEÚDO /HORA EIXO TRANSVERSAL PADRÃO DE DESEMPENHO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Conduzir o emprego da fração em operações de manutenção da paz Realizar operações militares sob a égide de organismos internacionais 1. Operações de Manutenção da Paz. a. Introdução. b. Princípios fundamentais. c. Funcionamento. d. Mandato do CSNU. e. Diversidade cultural. f. Direitos Humanos. 1) Proteção (garantia). 2) Igualdade de Gêneros. 3) Proteção da criança. g. Parcerias. h. Normas de Conduta. 1) Disciplina. 2) HIV/AIDS. 15 HD - Analisar - Avaliar - Comparar - Organizar - Planejar - Realizar deduções - Realizar induções - Resolver problemas - Flexibilidade - Gerenciar conflitos - Negociação - Persuasão - Sereno rigor - Tato - Respeito à pessoa humana Distinguir as diferenças na aplicação dos conhecimentos profissionais adquiridos para a Guerra, num contexto de Operações de Manutenção da Paz, de acordo com as normas do Direito Internacional e de um Mandato da ONU para esse tipo de missão, para habilitar o futuro oficial para participar de uma operação, enquadrado numa Unidade de Mnt Paz. AA AC PLADIS

35 MACETES...

36 ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS Módulo 3 1. Orientações para as situações-problema: a) Aproximar o contexto apresentado à realidade das Operações de Não-Guerra, propiciando a visão do cenário técnico-profissional no qual estará inserido o comandante da pequena fração. b) Empregar os conhecimentos adquiridos para a situação de Guerra, adaptados e contextualizados, para as situações de Não-Guerra. c) Capacitar a operar no quadro tático de missões sob a égide de organismos internacionais, envolvendo, ao máximo, as particularidades desse contexto. d) Para as Ações Subsidiárias deverá ser enfatizado o Eixo Transversal, com destaque para as atitudes e os valores, sob o pano de fundo das tradições militares. 2. Procedimentos didáticos: a) Métodos e técnicas de ensino: palestra, exercício individual, trabalho em grupo, estudo de caso, exercício militar. b) As atitudes/valores elencados serão explorados nos estudos de caso, baseados em experiências adquiridas pelo Exército Brasileiro e desenvolvidos nas situações-problema inseridas nos exercícios militares, que deverão constar das ordens de instrução. 3. Atividades complementares: a) As aulas das CMI, relacionadas ao assunto, irão proporcionar o embasamento teórico necessário (jurídico, psicológico, sociológico, filosófico, histórico e geopolítico) ao desenvolvimento da competência. b) As instruções práticas destinam-se a proporcionar os conhecimentos técnicos diretamente relacionados aos assuntos. c) Além da utilização das salas de instrução, serão realizadas práticas contemplando as situações referentes às Operações de Manutenção da Paz, Operações de Garantia da Lei e da Ordem e Operações na Faixa de Fronteira, seguindo um quadro tático que permita a simulação da realidade a ser encontrada nos corpos de tropa, quando do emprego em situação de Não-Guerra. 4. Instrumentos de avaliação: a) Será realizada uma Avaliação de Acompanhamento (AA) específica para cada Unidade de Competência. Ao todo serão realizadas 3 (três) AA. b) Será realizada 01(uma) Avaliação de Controle (AC), com duração de 02 (duas) horas, específica sobre o assunto, abrangendo toda a matéria de Não Guerra, a cargo do C Inf. O assunto será cobrado, também, no bojo das demais disciplinas das CM I, que têm participação nessa Competência Principal. A Retificação da Aprendizagem (RetAp), a ser realizada após a AC, terá a duração de 01(uma) hora e deverá focar a revisão dos principais erros cometidos, bem como no core da disciplina, qual seja: Operações de Manutenção da Paz, Op GLO e Op na Faixa de Fronteira. PLADIS

37 REFERÊNCIAS Módulo 3 1.BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF Disponível em:. Acesso em: 19 out.2012.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm 2.______. Lei Complementar n° 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar n° 136, de 25 de agosto de Diário Oficial da União. Brasília: Imprensa Nacional, 26 ago Disponível em: e. Acesso em: 19 out http://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao-1/leis-complementares-1/leis-complementares- 1/1999#contenthttp://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao-1/leis-complementares-1/leis- complementares-1/2010#content 3.______. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Manual de Campanha C Operações de Garantia da Lei e da Ordem. 2. Ed. Brasília: Disponível em:. Acesso em: 19 out odape=0&Id=4336&readonly=true 4.ROSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. 4. Ed. 1.v. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, WIPPMAN & MATTHEWS EVANGELISTA. New War, New Laws? Applying The Laws of War in 21 Century Conflicts. Nova York, EUA: Transnational Publishers, Disponível em: >. Acesso em: 19 out PLADIS

38 DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA NA DISCIPLINA MÓDULOS AULA/INSTRUÇÃOAVALIAÇÃO CH TOTAL MÓDULO TOTAL DA DISCIPLINA Carga HoráriaCarga Horária TotalAplicaçãoRETAPCarga Horária Total DiuN NGERALDiuN N NGERAL PLADIS

39 Ensino Bélico Curso Básico + A/Q/S Ensino Acadêmico Disciplinas Ensino das Seções: de Liderança de Equitação de Educação Física de Tiro de Instrução Especial PLADIS Formas de construção

40 Primeira CP – UC – EC – Conteúdos/Assuntos Exemplos: Ensino Bélico Ensino Acadêmico: Didática Met. Pesq. Cientif. Cibernética Direito, Economia Ensino da SEF ( Of TFM) Ensino da Seç Tiro ( Of Tiro) PLADIS Formas de construção

41 Segunda CP - UC – Conteúdos/Assuntos Exemplos: Ensino Acadêmico: Hist. Geral Hist. Brasil Rel. Internacionais PLADIS Formas de construção

42 PLADIS Formas de construção

43 Terceira CP – Conteúdos/Assuntos Exemplos Ensino Acadêmico: Filosofia Sociologia Psicologia PLADIS Formas de construção

44 PLADIS Formas de construção

45 Quarta Eixo Transversal – Conteúdos/Assuntos Exemplos: Ensino Acadêmico: Português Inglês Espanhol Ensino da: Seção de Liderança de Equitação de Educação Física de Tiro de Instrução Especial PLADIS Formas de construção

46 PLADIS Formas de construção

47 SEGMENTOS CONCORRENTES

48 CIÊNCIAS MILITARES I

49 ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA LÓGICA FILOSÓFICA FÍSICAMATEMÁTICAORATÓRIA

50 CIÊNCIAS MILITARES I ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA

51 CIÊNCIAS MILITARES I ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA

52 CIÊNCIAS MILITARES I ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA

53 CIÊNCIAS MILITARES I ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA

54 CIÊNCIAS MILITARES I ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA

55 CIÊNCIAS MILITARES I ADMINISTRAÇÃO DIDÁTICA DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL MILITAR ECONOMIA I ECONOMIA II ÉTICA FILOSÓFICA ÉTICA PROFISSIONAL MILITAR GEOPOLÍTICA HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL HISTÓRIA MILITAR GERAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO LÍNGUA ESPANHOLA II LÍNGUA ESPANHOLA III LÍNGUA ESPANHOLA IV LÍNGUA ESPANHOLA V LÍNGUA INGLESA II LÍNGUA INGLESA III LÍNGUA INGLESA IV LÍNGUA INGLESA V LÍNGUA PORTUGUESA II METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÉTODOS QUANTITATIVOS PSICOLOGIA GERAL PSICOLOGIA SOCIAL QUÍMICA II RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES SOCIOLOGIA

56 CIÊNCIAS MILITARES I

57 SEÇÕES DE INSTRUÇÃO

58 DISCIPLINAS 4º ANO 326 3º ANO TOTAL TIRO DSV IDT MIL (IEsp) TFM DSV IDT MIL (LID) DSV IDT MIL (EQUI) º ANO 2º ANO DSV IDT MIL (OU)

59 CM I E SEÇÕES DE INSTRUÇÃO

60 COMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO

61 30 TEMPOS DE ESTUDO TEMPOS LIVRES DINÂMICA DE GRUPO À DSPO CMDO REC APRENDIZAGEM ASS ATUALIDADE NAVAMAER/OLIMPÍADA 24 PALESTRAS E CONF 24 TOTAL ATIVIDADE 4º ANO 3º ANO1º ANO 2º ANO

62 CM I, SEÇÕES DE INSTRUÇÃO E COMPLEMENTAÇÃO

63 CIÊNCIAS MILITARES II

64

65

66 CM I, SEÇÕES DE INSTRUÇÃO, COMPLEMENTAÇÃO e CM II

67 CURRÍCULO

68

69 DIATU Horário 07:30/09:2009:40/ 11:3013:30/15:2015:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 3ª f 19 Mar B1 B2 B3 4ª f 20 Mar B1 B2 B3 5ª f 21 Mar B1 B2 B3 6ª f 22 Mar B1 B2 B3 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)

70 DIATU Horário 07:30/09:2009:40/ 11:3013:30/15:2015:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar B1 B2 B3 4ª f 20 Mar B1 B2 B3 5ª f 21 Mar B1 B2 B3 6ª f 22 Mar B1 B2 B3 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)

71 DIATU Horário 07:30/09:2009:40/ 11:3013:30/15:2015:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar B1 B2 B3 TFM 4ª f 20 Mar B1 B2 B3 5ª f 21 Mar B1 B2 B3 6ª f 22 Mar B1 B2 B3 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)

72 DIATU Horário 07:30/09:2009:40/ 11:3013:30/15:2015:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar B1 B2 B3 ESTUDO TFM 4ª f 20 Mar B1 B2 B3 5ª f 21 Mar B1 B2 B3 6ª f 22 Mar B1 B2 B3 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)

73 DIATU Horário 07:30/09:2009:40/ 11:3013:30/15:2015:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar B1 B2 B3 ESTUDOÀ DISP CAD TFM 4ª f 20 Mar B1 B2 B3 5ª f 21 Mar B1 B2 B3 6ª f 22 Mar B1 B2 B3 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)

74 DIATU Horário 07:30/09:2009:40/ 11:3013:30/15:2015:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar B1 B2 B3 ESTUDOÀ DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar B1 B2 B3 5ª f 21 Mar B1 B2 B3 LÍNGUA INGLESA 6ª f 22 Mar B1 B2 B3 QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)

75 DIATU Horário 07:30/09:2009:40/ 11:3013:30/15:2015:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar B1 B2 B3 ESTUDOÀ DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar B1 B2 B3 MÉTODOS QUANTITAT 5ª f 21 Mar B1 B2 B3 LÍNGUA INGLESA 6ª f 22 Mar B1 B2 B3 MÉTODOS QUANTITAT QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)

76 DIATU Horário 07:30/09:2009:40/ 11:3013:30/15:2015:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar B1 B2 B3 ESTUDOÀ DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar B1 B2 B3 MÉTODOS QUANTITAT LÍNGUA PORT 5ª f 21 Mar B1 B2 B3 LÍNGUA INGLESA LÍNGUA PORT 6ª f 22 Mar B1 B2 B3 MÉTODOS QUANTITAT QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)

77 DIATU Horário 07:30/09:2009:40/ 11:3013:30/15:2015:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar B1 B2 B3 ESTUDOÀ DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar B1 B2 B3 MÉTODOS QUANTITAT LÍNGUA PORTQUÍMICA 5ª f 21 Mar B1 B2 B3 LÍNGUA INGLESA LÍNGUA PORT 6ª f 22 Mar B1 B2 B3 MÉTODOS QUANTITAT QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)

78 DIATU Horário 07:30/09:2009:40/ 11:3013:30/15:2015:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar B1 B2 B3 ESTUDOÀ DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar B1 B2 B3 MÉTODOS QUANTITAT LÍNGUA PORTQUÍMICA 5ª f 21 Mar B1 B2 B3 LÍNGUA INGLESA DES IDT MILLÍNGUA PORT 6ª f 22 Mar B1 B2 B3 MÉTODOS QUANTITAT QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)

79 DIATU Horário 07:30/09:2009:40/ 11:3013:30/15:2015:40/17:30 2ª f 18 Mar B1 B2 B3 INSTRUÇÃO A CARGO DO CURSO (ICC) 3ª f 19 Mar B1 B2 B3 ESTUDOÀ DISP CAD LÍNGUA INGLESA TFM 4ª f 20 Mar B1 B2 B3 MÉTODOS QUANTITAT LÍNGUA PORTQUÍMICA 5ª f 21 Mar B1 B2 B3 LÍNGUA INGLESA DES IDT MILLÍNGUA PORT 6ª f 22 Mar B1 B2 B3 COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉTODOS QUANTITAT QUADRO DE ATIVIDADES ESCOLARES (QAE)

80 8 T - ICC 8 T - TFM 2 T - ESTUDO 2 T – À DISP CAD 4 T – LNG INGLESA 4 T – MÉT QUANT 4 T – LNG PORT 2T – QUÍMICA 4 T – COMPLEM ENSINO UMA JORNADA 1/2 JORNADA 2 JORNADAS 1/2 JORNADA 2T – DES IDT MIL

81 CONCLUSÃO AS ARMAS EXIGEM ESPÍRITO, COMO AS LETRAS...

82 CONCLUSÃO

83


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