A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia Sociologia DURKHEIM. 2 Émile DURKHEIM(1858-1917) Émile DURKHEIM(1858-1917) A FÍSICA SOCIAL. A ORDEM E O PROGRESSO. A QUESTÃO É MORAL. A SOCIEDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia Sociologia DURKHEIM. 2 Émile DURKHEIM(1858-1917) Émile DURKHEIM(1858-1917) A FÍSICA SOCIAL. A ORDEM E O PROGRESSO. A QUESTÃO É MORAL. A SOCIEDADE."— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia Sociologia DURKHEIM

2 2 Émile DURKHEIM( ) Émile DURKHEIM( ) A FÍSICA SOCIAL. A ORDEM E O PROGRESSO. A QUESTÃO É MORAL. A SOCIEDADE MAIOR QUE O INDIVÍDUO. OS FATOS COMO COISAS. O FATO SOCIAL

3 3 FATO SOCIAL OBRIGATORIEDADEGENERALIDADEEXTERIORIDADE

4 4 DURKHEIM Objetividade cientifica: - Os fatos sociais devem ser tratados como coisas exteriores pelo investigador

5 5 OS FATOS SOCIAIS: só podem ser explicados pelos efeitos coletivos, pois a Sociedade não é mera soma de indivíduos, é síntese maior do que a soma, um todo (É o mais poderoso feixe de forças físicas e morais cujo resultado a natureza nos oferece). Os fatos sociais são as representações coletivas (como a sociedade se vê e vê o mundo ao redor).

6 6 Os FATOS SOCIAIS são de dois tipos: a) Maneiras de agir: - mutáveis, como a dinâmica social de Comte: correntes de opinião ou ideologias, movimentos sociais, casamentos, suicídios, crimes, etc. b)Maneiras de ser: - cristalizadas/pouco mutáveis, como a estática social de Comte): regras morais, dogmas religiosos, linguagem/escrita, regras jurídicas, sistemas financeiros/moedas, habitação, vestuário, etc.

7 7 Questões principais O que se passava na França e na Europa? Por que os sintomas de desagregação social num momento de progresso evidente?

8 8 Continuação... Como reconstruir no novo tempo a coesão social perdida? Como manter a ordem e o progresso (idéia fundamental do positivismo comteano)?

9 9 Continuação... Como fazer nascer uma moral coletiva na sociedade industrial de mudanças velozes? Responder a isso é o papel da Sociologia. [Não é pouca coisa, como se pode perceber].

10 10 Moralidade e anomia Mas o que é anomia – uma das principais idéias de Durkheim – exatamente? A França estava mergulhada em crises durante o Século XIX: Nesse contexto, valores antigos foram sumindo e novos valores não apareceram.

11 11 Anomia é isso: falta de valores morais como referência, solidariedade social em baixa, desagregação social, etc. Ninguém segue as leis e as regras sociais. Ninguém respeita valores morais e tradições. Ganância das elites econômicas. Política baseada na lei do mais forte. Sociedade entra em estado de guerra crônico – movimentos políticos radicais, criminalidade em alta, corrupção geral, famílias se despedaçando, etc. Enfim, uma certa anarquia.

12 12 ANOMIA: como resolver isso? Solidariedade e coesão a partir das profissões: corporativismo. Isso pode substituir religiões em declínio e outros valores do passado. O problema é que cada categoria tem sua moral/ética, mas falta uma moral que unifique todas as profissões. Não pode ser uma moral do sucesso, pois isso gera disputas e mais anomia.

13 13 Coesão, solidariedade e consciência Por que os homens vivem em sociedade e lutam contra a desagregação social? Resposta geral: solidariedade (social), divisão do trabalho (social) e consciência (social). Quer dizer, fora do social/coletivo não somos nada. Existem dois tipos de consciência: a) Individual/pessoal (fácil de entender pela psicologia, etc.); b) Social/coletiva: é a dos grupos que fazemos parte (religião, família, escolas/universidades, tradições nacionais/regionais/locais, profissões, partidos, organizações sociais diversas, etc.).

14 14 Aí entra a solidariedade. A divisão do trabalho social (ou seja, cada um na sua especialidade ou profissão/tarefa social) é crescente no mundo contemporâneo. Isso faz com que consciência individual prevaleça sobre a consciência social. Daí a impressão de desagregação e confusão social. Mas, por outro lado, cria uma grande interdependência entre os homens – as partes individuais. Ninguém vive sem o outro, são dessemelhantes que se completam – formando o todo social ou coletivo.

15 15 A divisão do trabalho social ocorre em todas as áreas, criando esta interdependência e solidariedade, que pode ser de dois tipos: a) Mecânica: indivíduo segue o coletivo por não ter outra saída. Coisa das sociedades mais antigas. Exemplo: obediência a um rei ou déspota. Muito antigamente, hordas. Depois, clãs. Progressivamente, isso vai mudando ao longo da história com a divisão do trabalho social, urbanização, economia industrial, etc. Surge, então, o segundo tipo de solidariedade. b) Orgânica: indivíduos com mais liberdade, mas também mais coesos socialmente pela divisão do trabalho social. Maior densidade moral e não apenas seguir regras impostas.

16 16 O corporativismo O futuro será de uma sociedade baseada nas profissões, mas solidária e coesa. E a política, igualmente, deve ser baseada no corporativismo. fim


Carregar ppt "Sociologia Sociologia DURKHEIM. 2 Émile DURKHEIM(1858-1917) Émile DURKHEIM(1858-1917) A FÍSICA SOCIAL. A ORDEM E O PROGRESSO. A QUESTÃO É MORAL. A SOCIEDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google