A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÚSCULOS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Explicar a importância dos músculos para a locomoção; Identificar os principais músculos do corpo humano; Relacionar os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÚSCULOS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Explicar a importância dos músculos para a locomoção; Identificar os principais músculos do corpo humano; Relacionar os."— Transcrição da apresentação:

1 MÚSCULOS

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Explicar a importância dos músculos para a locomoção; Identificar os principais músculos do corpo humano; Relacionar os principais músculos com o movimento das regiões do corpo; Caracterizar os músculos estriados, lisos e cardíaco; Determinar as propriedades de cada um dos tipos de músculos.

3 MÚSCULOS e LOCOMOÇÃO Cada músculo é formado por milhares de células alongadas chamadas fibras musculares; No citoplasma das fibras musculares há filamentos de proteínas chamadas miofibrilas, capazes de se contrair e alongar-se; A locomoção depende do esqueleto, dos músculos estriados esqueléticos, das articulações e dos estímulos vindos do sistema nervoso.

4 FIBRA MUSCULAR Entre as fibras musculares existe tecido conjuntivo, que dá sustentação ao músculo. Tendões unem os músculos esqueléticos aos ossos.

5

6 PRINCIPAIS MÚSCULOS Deltóide Bíceps e tríceps Flexores e extensores das mãos Peitoral maior Grande dorsal Trapézio Reto abdominal Músculos intercostais Diafragma Glúteos Sartório gastrocnêmico

7 TIPOS DE MÚSCULOS Estriados esqueléticos Lisos Estriado cardíaco

8 TIPOS DE MÚSCULOS Estriado esquelético: contração rápida e voluntária; ligam-se aos ossos por meio de tendões (feixes de tecido conjuntivo fibroso); Estriado cardíaco: miocárdio; contração rápida e involuntária; Lisos: contração lenta e involuntária (estômago, esôfago, veias e artérias).

9 Músculos e movimentos Contratilidade:possibilita os movimentos. Os ossos funcionam como alavancas para os músculos estriados esqueléticos; Movimentos antagônicos: ações contrárias de dois músculos e que possibilitam o movimento. Muitos músculos esqueléticos trabalham aos pares!

10 TRABALHO MUSCULAR Bíceps contrai - tríceps se distende e o antebraço se eleva. Músculo contraído fica mais curto e espesso; Ao se encurtar, o músculo move o osso ao qual está ligado.

11 Fadiga muscular Fadiga muscular: acúmulo do ácido lático no músculo, em função de um esforço muscular muito intenso. Ácido lático: produzido pela fermentação da glicose (queima em ausência de oxigênio) por ocasião de trabalhos musculares intensos.

12 Lesões nos ossos e articulações Entorse: estiramento dos ligamentos das articulações, sem que o osso saia do lugar. Luxação: deslocamento da articulação, os ossos saem do lugar e os ligamentos se distendem ou rompem. Fratura: quebra do osso, pode inchar e presentar hematoma. Hematoma- mancha arroxeada causada pela ruptura de capilares sanguíneos no interior de um tecido.

13 Lesões nos músculos Estiramento – o músculo é muito esticado por movimentos bruscos, sem aquecimento prévio; Distensão muscular - pode haver rompimento de fibras musculares em consequência do estiramento. Tendinite – inflamação dos tendões causada por movimentos repetitivos.


Carregar ppt "MÚSCULOS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Explicar a importância dos músculos para a locomoção; Identificar os principais músculos do corpo humano; Relacionar os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google