A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cap Lilavati Profª Gláucia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cap Lilavati Profª Gláucia"— Transcrição da apresentação:

1 Cap Lilavati Profª Gláucia
LÍNGUA PORTUGUESA 1º Ano/ EM Cap Lilavati Profª Gláucia

2 OBJETIVOS identificar as origens da Língua Portuguesa, refletindo sobre a sua historicidade. identificar a influência dos falares indígenas e africanos no léxico português atual.

3 QUADRO DE TRABALHO Leitura de estudo: Gramática, cap. 1, p. 41-43.
Atividade: Gramática, p. 43.

4 História da Língua Portuguesa
Era uma vez… História da Língua Portuguesa

5 Como, onde e quando nasceu a Língua Portuguesa?
Quer conhecer seus mais antigos antepassados?

6 ROMA: A PRIMEIRA POTÊNCIA GLOBALIZADA DO OCIDENTE
Nossa história começa em Roma por volta do séc. III a.C., com um império que vai se espalhar pelos quatro cantos da terra a comando do imperador Júlio César.

7 INVASÕES ROMANAS Muitos séculos antes do Descobrimento do Brasil, o Império Romano havia conquistado vastos territórios da atual Europa. Não foi uma conquista apenas política e territorial – foi também cultural.

8 ROMA CHEGA À PENÍNSULA IBÉRICA
Movidos pela ambição (interesse pela prata), em 197 a.C., os romanos expulsaram da península os cartagineses (fenícios), inimigos de outras datas (concorrentes nas rotas comerciais do Mediterrâneo).

9 O LATIM A língua usada pelos romanos na península era o Latim Vulgar, variedade falada por quem não dominava a escrita (naquela época alguns poucos a dominavam!). O Latim Vulgar (romanice loqui) substituiu o Latim Culto (latine loqui).

10 A IBÉRIA NÃO ERA NENHUM DESERTO...
Os romanos encontraram lá os Iberos (Bascos), os Celtas, os Lígures, os Fenícios e os Gregos. O Latim Vulgar recebeu muitas contribuições lexicais desses povos: Basco: bezerro, cachorro, esquerdo (= sinistro, do Latim sinister), etc. Celta: saia, cavalo (≠ égua, do Latim equus), etc. Grego: escola, igreja, drama, etc.

11 AS INVASÕES NÃO PARAM... No séc. V, povos germânicos invadem a península. O domínio germânico foi até o séc. VIII, mas não conseguiu extinguir o Latim. Palavras germânicas que entraram para o Português: Substantivos comuns: orgulho, sabão, brasa, albergue, guerra (que suplantou bellum, do Latim), etc. Substantivos próprios: Rodrigo, Rodolfo, Elvira, Fernando, Afonso, Guilherme, Rogério.

12 UM CERTO ROMANCE Entre os últimos tempos do Latim e o surgimento das línguas românicas, falou-se o Romance (Séc. VII), dialeto resultante do Latim Vulgar, por toda a Europa Latina. O Romance sofreu grande variação geográfica e já não podia mais ser considerado como Latim, dadas as profundas alterações gramaticais.

13 CHEGAM OS ÁRABES No começo do séc. VIII (711), veio a invasão árabe.
O desenvolvimento cultural e tecnológico dos árabes deixou muitas palavras para o Português: Pessoas e profissões: alfaiate, assassino e xerife. Ofício da guerra: adaga, algazarra e alarde. Comidas: azeite, açúcar, álcool, sorvete e cuscuz. Agricultura: alcachofra, alface, arroz, laranja e café. Comércio e construções: leilão, alfândega, algarismo, açougue, bazar, açude, azulejo e aldeia. Animais: alcatéia, atum, gazela, javali e papagaio.

14 A RECONQUISTA Entre 711 (chegada dos árabes) e (expulsão dos últimos árabes) formaram- se os reinos cristãos da Ibéria (como Leão, Castela, Navarra e Aragão) e as línguas românicas na península. Destes reinos, surgiu a Guerra da Reconquista, movimento lento que ganhou um grande impulso a partir do ano de 930.

15 EM MEIO À GUERRA... É criada, no séc. XII, a monarquia portuguesa por D. Afonso Henriques. Nesse período, também começa a se formar o Português.

16 O PORTUGUÊS ARCAICO (I)
Em Galego-Português, assim chamado o Português em sua primeira fase (séc. XII ao XVI), foram escritos os primeiros documentos (leis e diplomas reais). São também registradas as primeiras manifestações literárias: as cantigas trovadorescas.

17 O PORTUGUÊS ARCAICO (II)
O galego-português aos poucos foi se separando: no sul, passou-se a falar o Português, e no norte, na região da Galícia, o Galego. A separação se deu por volta do séc. XIV.

18 O PORTUGUÊS MODERNO Português clássico (século XVI e XVII): primeiras gramáticas e dicionários Primeira gramática: Fernão de Oliveira, Grammatica da Lingoagem Portugueza (1536) Primeiro dicionário: Jerônimo Cardoso, Dicionario Lusitânico – Latino (1562) Português pós-clássico (século XVIII a XIX)

19 O PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO
Alguns estudiosos já consideram este um terceiro período do Português, com início no século XX e indo até os dias de hoje.

20

21 REFERÊNCIA CASTILHO, Ataliba T. Como, onde e quando nasceu a Língua Portuguesa? Disponível em:


Carregar ppt "Cap Lilavati Profª Gláucia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google