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SOCIAL. Tema: Água e Clima INVESTIMENTO SOCIAL DA PETROBRAS: 3 EIXOS.

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Apresentação em tema: "SOCIAL. Tema: Água e Clima INVESTIMENTO SOCIAL DA PETROBRAS: 3 EIXOS."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIAL

2 Tema: Água e Clima INVESTIMENTO SOCIAL DA PETROBRAS: 3 EIXOS

3 MISSÃOVISÃO DESAFIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL com responsabilidade social e ambiental Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua. preferida pelos nossos públicos de interesse Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse. referência internacional em responsabilidade social Ser referência internacional em responsabilidade social na gestão dos negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. ALINHAMENTO AO PLANO ESTRATÉGICO

4 Acesso democrático aos recursos Transparência do processo Participam: Organizações Governamentais, Não-Governamentais e Comunitárias, legalmente constituídas e sem finalidades lucrativas de todos os Estados brasileiros PROCESSOS DE SELEÇÃO PÚBLICA ESTRUTURADOS Caravanas presenciais em todos os Estados brasileiros: oficinas gratuitas de elaboração de projetos Caravanas virtuais: chat online para tirar dúvidas Participação de representantes da sociedade, do governo e da imprensa em todas as etapas de seleção

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6 VISÃO: Desenvolvimento com Igualdade de Oportunidades e Valorização das Potencialidades Locais OBJETIVO: Contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional, gerando a inserção social, digna e produtiva, de pessoas e grupos que vivem em risco ou em desvantagem social no país, reduzindo a pobreza e a desigualdade. VISÃO E OBJETIVOS

7 Fortalecimento de Redes e Organizações Sociais Respeitar a diversidade; Buscar a sustentabilidade dos resultados produzidos pelas ações. Dar prioridade à juventude; Colaborar para o desenvolvimento local nas áreas de influência do Sistema Petrobras; Atuar em sinergia com políticas públicas; Realizar ações estratégicas, sistêmicas e multiinstitucionais; Estimular o protagonismo social, a co-responsabilidade, o associativismo, o cooperativismo e o trabalho em rede; Contribuir para a erradicação do analfabetismo; Investimentos em Projetos Sociais (Nacionais, Regionais e Locais) Difusão de Informações para a Cidadania DIRETRIZES E AÇÕES ESTRATÉGICAS

8 TEMAS TRANSVERSAIS: Gênero; Igualdade racial; Pessoas com deficiência; Pescadores e outros povos e comunidades tradicionais. Geração de renda e oportunidade de trabalho Educação para a qualificação profissional Garantia dos direitos da criança e do adolescente LINHAS DE ATUAÇÃO

9 METAS QUANTITATIVAS Total de Investimentos 2007 – 2012 R$ 1,2 bi *IBGE: 3,5 pessoas em média Total de alcance 2007 – Total de pessoas diretamente atendidas 2007 – Total de pessoas indiretamente atendidas 2007 – * Total de pessoas atendidas 2007 –

10 Metas de Desempenho GERAÇÃO DE RENDA E OPORTUNIDADE DE TRABALHO 70% de projetos apoiados com Planos de Negócio 60% de projetos apoiados com tecnologia e/ou infra-estrutura 60% de elevação da renda per capita dos participantes EDUCAÇÃO PARA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL 20% dos participantes incluídos no mundo do trabalho 80% dos participantes com certificados de conclusão 60% dos participantes com certificados reconhecidos pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional 30% dos participantes com evolução de escolaridade GARANTIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 60% dos participantes com melhoria de desempenho na educação formal 80% dos participantes concluindo o período total de atendimento 70% dos projetos com atividades de formação para os profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente METAS DE RESULTADOS DA CARTEIRA DE PROJETOS PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA (R$ milhões) TOTAL 96,5216,5227,4238,7250,7263,21.293,1

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12 OBJETIVO: Contribuir para o desenvolvimento sustentável do País com: Investimento em iniciativas voltadas à conservação e preservação dos recursos ambientais A consolidação da consciência socioambiental brasileira OBJETIVOS

13 Investimentos em patrocínios a projetos ambientais DIRETRIZES E AÇÕES ESTRATÉGICAS Preservar e manter os recursos naturais, com respeito ao ser humano Promover a participação das comunidades no desenvolvimento das ações Formar líderes da causa ambiental Estimular a formação de redes de relacionamento e de trabalho Estimular a adoção de novos padrões de produção e de consumo Buscar a sustentabilidade institucional e reaplicabilidade das iniciativas Apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente Atuar em sinergia com políticas públicas Disseminação de Informações para o Desenvolvimento Sustentável Fortalecimento das Organizações Ambientais e de suas Redes

14 TEMAS TRANSVERSAIS: Educação Ambiental Consumo consciente Eficiência energética Conservação de recursos naturais Gestão de Corpos Hídricos Redução dos Riscos de Destruição de Espécies e Habitats Aquáticos Ameaçados Fixação de Carbono e Emissões Evitadas de Gases Causadores do Efeito Estufa (GEE) LINHAS DE ATUAÇÃO

15 METAS QUANTITATIVAS Total de Investimentos 2008 – 2012 R$ 500 mi Área Trabalhada (Hectares) Número de pessoas envolvidas em ações de educação ambiental 2008 –

16 Metas de Desempenho METAS DE RESULTADOS DA CARTEIRA DE PROJETOS PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA (R$ milhões) TOTAL 90,595,099,7104,7109,9499,8 FIXAÇÃO DE CARBONO E EMISSÕES EVITADAS DE GASES CAUSADORES DO EFEITO ESTUFA (GEE) 70% dos projetos patrocinados com resultados positivos expressos e avaliados por metodologia e padrões reconhecidos REDUÇÃO DOS RISCOS DE DESTRUIÇÃO DE ESPÉCIES E HABITATS AQUÁTICOS AMEAÇADOS 50% dos habitats naturais ameaçados recuperados 30% das espécies trabalhadas apresentando aumento de população 70% dos projetos patrocinados proporcionando expansão das áreas de proteção e/ou manejo sustentado de recursos GESTÃO DE CORPOS HÍDRICOS 80% dos projetos patrocinados demonstrando a implantação de instrumentos para avaliar a evolução da qualidade dos corpos hídricos 80% dos projetos proporcionando efetiva evolução da qualidade dos corpos hídricos, de acordo com os objetivos estabelecidos

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18 SEGMENTOS Esporte de Rendimento Esporte de Participação Memória do Esporte Esporte de Rendimento Esporte Educacional RS/IS/PS CI/PA/PE CI/AARCI/PA/PC

19 desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social Contribuir para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social de crianças e adolescentes. diferenças Promover a interação das diferenças e o respeito às individualidades; autonomia Incentivar a autonomia, a cooperação e a co-responsabilidade; políticas públicas Atuar em sinergia com políticas públicas, especialmente nas áreas de esporte, educação e cultura; identidades regionais saberes populares Valorizar as identidades regionais e saberes populares; AÇÕES E DIRETRIZES Implantação dos Centros Petrobras de Referência Esportiva Investimento em projetos esportivos educacionais DIRETRIZES AÇÕES ESTRATÉGICAS

20 Atendimento direto a crianças e adolescentes % de participantes com melhoria de desempenho na educação formal % de participantes concluindo o período total de atendimento % de estudantes de escolas públicas/bolsistas Fortalecimento das redes de Esporte Educacional Números de parceiros locais Números de profissionais em atividades de formação Incentivo a tecnologias sociais para o esporte Números de tecnologias sociais desenvolvidas voltadas para o esporte LINHAS DE ATUAÇÃO E INDICADORES DE DESEMPENHO

21 AVANÇOS NA GESTÃO

22 SISTEMÁTICA DE INVESTIMENTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS OBJETIVO: Orientar corporativamente as unidades organizacionais do Sistema Petrobras quanto à padronização dos procedimentos para análise, seleção, aprovação, acompanhamento e avaliação de projetos sociais e ambientais, estabelecendo metodologia, critérios e indicadores a serem adotados; Aplicação de práticas de gerenciamento de projetos internacionalmente reconhecidas, como as do Project Management Institute (PMI); Tecnologias de gestão desenvolvidas pelo negócio Transferidas e adaptadas para a área social e ambiental Inovadora e Pioneira no Mundo Empresarial >

23 SISTEMÁTICA DE INVESTIMENTOS SOCIAIS Portão -1 Portão -2 Implantação Construção do Programa Social/Ambiental Fase 1: Identificação da Oportunidade Fase 2: Análise e Seleção dos Projetos Sociais e Ambientais Fase 3: Execução Fase 4: Acompanhamento e Avaliação das Ações Processo de Monitoramento e Controle do Projeto Triagem Preliminar do Projeto Social/Ambiental Finalização do Projeto Documentação Final do Projeto e Lições Aprendidas Fases do Projeto na Petrobras Marcos Início e Planejamento do Projeto Execução do Projeto Início da Realização do Projeto pela Organização Parceira Aprovação e entrada na Carteira de Projetos Sociais/Ambientais da Petrobras Aprovação Fases do Projeto na Organização Parceira Petrobras Metodologia adaptada da Sistemática dos Projetos de Investimento, com base no PMI:

24 AVANÇOS NA GESTÃO Mudança de paradigma = gastos com projetos sociais e ambientais passam a ser tratados como se fossem investimentos; Maior rigor no acompanhamento físico e financeiro dos recursos aplicados; Avaliação de resultados por meio de indicadores e metas de desempenho; Reporting periódico para a Diretoria Executiva no Relatório de Desempenho Empresarial (RDE).

25 SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO INVESTIMENTO SOCIAL E AMBIENTAL Sistema integrados que permitem o monitoramento dos projetos apoiados pela Petrobras em todo o Brasil

26 Gerência de Responsabilidade Social Obrigado! Adoniran Costa Tel.: 71 –


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