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RESPONSABILIDADE SOCIAL.

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Apresentação em tema: "RESPONSABILIDADE SOCIAL."— Transcrição da apresentação:

1 RESPONSABILIDADE SOCIAL

2 INVESTIMENTO SOCIAL DA PETROBRAS: 3 EIXOS
Tema: Água e Clima

3 ALINHAMENTO AO PLANO ESTRATÉGICO
MISSÃO VISÃO Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua. Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse. DESAFIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Ser referência internacional em responsabilidade social na gestão dos negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

4 PROCESSOS DE SELEÇÃO PÚBLICA ESTRUTURADOS
Acesso democrático aos recursos Transparência do processo Participam: Organizações Governamentais, Não-Governamentais e Comunitárias, legalmente constituídas e sem finalidades lucrativas de todos os Estados brasileiros Caravanas presenciais em todos os Estados brasileiros: oficinas gratuitas de elaboração de projetos Participação de representantes da sociedade, do governo e da imprensa em todas as etapas de seleção Caravanas virtuais: chat online para tirar dúvidas

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6 VISÃO E OBJETIVOS VISÃO: Desenvolvimento com Igualdade de Oportunidades e Valorização das Potencialidades Locais OBJETIVO: Contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional, gerando a inserção social, digna e produtiva, de pessoas e grupos que vivem em risco ou em desvantagem social no país, reduzindo a pobreza e a desigualdade.

7 DIRETRIZES E AÇÕES ESTRATÉGICAS
Fortalecimento de Redes e Organizações Sociais Difusão de Informações para a Cidadania Investimentos em Projetos Sociais (Nacionais, Regionais e Locais) Respeitar a diversidade; Dar prioridade à juventude; Colaborar para o desenvolvimento local nas áreas de influência do Sistema Petrobras; Atuar em sinergia com políticas públicas; Realizar ações estratégicas, sistêmicas e multiinstitucionais; Estimular o protagonismo social, a co-responsabilidade, o associativismo, o cooperativismo e o trabalho em rede; Contribuir para a erradicação do analfabetismo; Buscar a sustentabilidade dos resultados produzidos pelas ações. 7

8 LINHAS DE ATUAÇÃO Geração de renda e oportunidade de trabalho
Educação para a qualificação profissional Garantia dos direitos da criança e do adolescente TEMAS TRANSVERSAIS: Gênero; Igualdade racial; Pessoas com deficiência; Pescadores e outros povos e comunidades tradicionais.

9 METAS QUANTITATIVAS 3.918.179 13.719.625* R$ 1,2 bi 17.631.804
Total de pessoas indiretamente atendidas 2007 – 2012 * Total de Investimentos 2007 – 2012 R$ 1,2 bi Total de pessoas diretamente atendidas 2007 – 2012 Total de pessoas atendidas 2007 – 2012 Total de alcance 2007 – 2012 *IBGE: 3,5 pessoas em média

10 Metas de Desempenho PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA (R$ milhões)
2007 2008 2009 2010 2011 2012 TOTAL 96,5 216,5 227,4 238,7 250,7 263,2 1.293,1 METAS DE RESULTADOS DA CARTEIRA DE PROJETOS GERAÇÃO DE RENDA E OPORTUNIDADE DE TRABALHO 70% de projetos apoiados com Planos de Negócio 60% de projetos apoiados com tecnologia e/ou infra-estrutura 60% de elevação da renda per capita dos participantes EDUCAÇÃO PARA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL 20% dos participantes incluídos no mundo do trabalho 80% dos participantes com certificados de conclusão 60% dos participantes com certificados reconhecidos pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional 30% dos participantes com evolução de escolaridade GARANTIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 60% dos participantes com melhoria de desempenho na educação formal 80% dos participantes concluindo o período total de atendimento 70% dos projetos com atividades de formação para os profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

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12 OBJETIVOS OBJETIVO: Contribuir para o desenvolvimento sustentável do País com: Investimento em iniciativas voltadas à conservação e preservação dos recursos ambientais A consolidação da consciência socioambiental brasileira

13 DIRETRIZES E AÇÕES ESTRATÉGICAS
Investimentos em patrocínios a projetos ambientais Disseminação de Informações para o Desenvolvimento Sustentável Fortalecimento das Organizações Ambientais e de suas Redes Preservar e manter os recursos naturais, com respeito ao ser humano Estimular a adoção de novos padrões de produção e de consumo Apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente Formar líderes da causa ambiental Estimular a formação de redes de relacionamento e de trabalho Atuar em sinergia com políticas públicas Promover a participação das comunidades no desenvolvimento das ações Buscar a sustentabilidade institucional e reaplicabilidade das iniciativas 13

14 LINHAS DE ATUAÇÃO TEMAS TRANSVERSAIS: Educação Ambiental
Gestão de Corpos Hídricos Redução dos Riscos de Destruição de Espécies e Habitats Aquáticos Ameaçados Fixação de Carbono e Emissões Evitadas de Gases Causadores do Efeito Estufa (GEE) TEMAS TRANSVERSAIS: Educação Ambiental Consumo consciente Eficiência energética Conservação de recursos naturais

15 METAS QUANTITATIVAS 9.931.487 600.975 R$ 500 mi Total de Investimentos
2008 – 2012 R$ 500 mi Área Trabalhada (Hectares) Número de pessoas envolvidas em ações de educação ambiental 2008 – 2012

16 Metas de Desempenho PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA (R$ milhões)
2008 2009 2010 2011 2012 TOTAL 90,5 95,0 99,7 104,7 109,9 499,8 METAS DE RESULTADOS DA CARTEIRA DE PROJETOS FIXAÇÃO DE CARBONO E EMISSÕES EVITADAS DE GASES CAUSADORES DO EFEITO ESTUFA (GEE) 70% dos projetos patrocinados com resultados positivos expressos e avaliados por metodologia e padrões reconhecidos REDUÇÃO DOS RISCOS DE DESTRUIÇÃO DE ESPÉCIES E HABITATS AQUÁTICOS AMEAÇADOS 50% dos habitats naturais ameaçados recuperados 30% das espécies trabalhadas apresentando aumento de população 70% dos projetos patrocinados proporcionando expansão das áreas de proteção e/ou manejo sustentado de recursos GESTÃO DE CORPOS HÍDRICOS 80% dos projetos patrocinados demonstrando a implantação de instrumentos para avaliar a evolução da qualidade dos corpos hídricos 80% dos projetos proporcionando efetiva evolução da qualidade dos corpos hídricos, de acordo com os objetivos estabelecidos

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18 Esporte de Participação
SEGMENTOS Esporte de Rendimento Esporte de Rendimento Esporte de Rendimento Esporte Educacional Esporte de Participação Memória do Esporte CI/PA/PE RS/IS/PS CI/AAR CI/PA/PC

19 Investimento em projetos esportivos educacionais
AÇÕES E DIRETRIZES AÇÕES ESTRATÉGICAS DIRETRIZES Promover a interação das diferenças e o respeito às individualidades; 1 Atuar em sinergia com políticas públicas, especialmente nas áreas de esporte, educação e cultura; 2 Implantação dos Centros Petrobras de Referência Esportiva 3 Incentivar a autonomia, a cooperação e a co-responsabilidade; Investimento em projetos esportivos educacionais 4 Valorizar as identidades regionais e saberes populares; Contribuir para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social de crianças e adolescentes. 5

20 INDICADORES DE DESEMPENHO
LINHAS DE ATUAÇÃO E INDICADORES DE DESEMPENHO Atendimento direto a crianças e adolescentes % de participantes com melhoria de desempenho na educação formal % de participantes concluindo o período total de atendimento % de estudantes de escolas públicas/bolsistas Fortalecimento das redes de Esporte Educacional Números de parceiros locais Números de profissionais em atividades de formação Incentivo a tecnologias sociais para o esporte Números de tecnologias sociais desenvolvidas voltadas para o esporte

21 AVANÇOS NA GESTÃO

22 > SISTEMÁTICA DE INVESTIMENTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS
Inovadora e Pioneira no Mundo Empresarial OBJETIVO: Orientar corporativamente as unidades organizacionais do Sistema Petrobras quanto à padronização dos procedimentos para análise, seleção, aprovação, acompanhamento e avaliação de projetos sociais e ambientais, estabelecendo metodologia, critérios e indicadores a serem adotados; Aplicação de práticas de gerenciamento de projetos internacionalmente reconhecidas, como as do Project Management Institute (PMI); > Tecnologias de gestão desenvolvidas pelo negócio Transferidas e adaptadas para a área social e ambiental

23 SISTEMÁTICA DE INVESTIMENTOS SOCIAIS
Metodologia adaptada da Sistemática dos Projetos de Investimento, com base no PMI: Construção do Programa Social/Ambiental Finalização do Projeto Portão -1 Portão -2 Implantação Fase 1: Identificação da Oportunidade Fase 2: Análise e Seleção dos Projetos Sociais e Ambientais Fase 3: Execução Fase 4: Acompanhamento e Avaliação das Ações Triagem Preliminar do Projeto Social/Ambiental Aprovação e entrada na Carteira de Projetos Sociais/Ambientais da Petrobras Documentação Final do Projeto e Lições Aprendidas Início da Realização do Projeto pela Organização Parceira Início e Planejamento do Projeto Execução do Projeto Marcos Aprovação Processo de Monitoramento e Controle do Projeto Fases do Projeto na Petrobras Fases do Projeto na Organização Parceira Petrobras

24 AVANÇOS NA GESTÃO Mudança de paradigma = gastos com projetos sociais e ambientais passam a ser tratados como se fossem investimentos; Maior rigor no acompanhamento físico e financeiro dos recursos aplicados; Avaliação de resultados por meio de indicadores e metas de desempenho; Reporting periódico para a Diretoria Executiva no Relatório de Desempenho Empresarial (RDE). O objetivo é limitar o escopo da CPI ao processo da P-52/P-54

25 SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO INVESTIMENTO SOCIAL E AMBIENTAL
Sistema integrados que permitem o monitoramento dos projetos apoiados pela Petrobras em todo o Brasil

26 Gerência de Responsabilidade Social
Obrigado! Adoniran Costa Tel.: 71 –


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