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EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS IMPLICAÇÕES PARA EXÉRCITO O EXÉRCITO SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA.

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1 EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS IMPLICAÇÕES PARA EXÉRCITO O EXÉRCITO SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

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3 DESTINAÇÃO CONSTITUCIONAL ( Art. 142 ) As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais, permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer deles, da lei e da ordem.

4 COMBATER PREPARAR-SE PARA COMBATER

5 CONFLITOS ATUAIS E FUTUROS DESAFIOS PARA EMPREGAR O BRAÇO FORTE, A MÃO AMIGA E VENCER

6 CONFLITOS SIMULTÂNEOS: Op convencionais, Mnt Paz, GLO, Def Civ OPERAÇÕES NO MEIO DO POVO ONIPRESENÇA DA MÍDIA IMPORTÂNCIA DO TERRENO HUMANO E DO TERRENO CULTURAL EXIGÊNCIA DE LETALIDADE MÍNIMA NECESSIDADE DE Ap POPULAÇÃO Amg, ALIADA, NEUTRA, OUTRAS SOFISTICAÇÃO TECNOLÓGICA CRESCENTE DOS MEM RELEVÂNCIA DAS Com Soc, DAS Op Psico E DO Ap Jurídico INIMIGO: ESTADOS HOSTIS E/OU INSURGENTES E/OU TERRORISTAS DANO MÍNIMO AO PATRIMÔNIO CULTURAL E AO MEIO AMBIENTE CONFLITOS ATUAIS E FUTUROS DESAFIOS PARA EMPREGAR O BRAÇO FORTE, A MÃO AMIGA E VENCER

7 DIRETRIZ do COMANDANTE DO EXÉRCITO IMPLANTAR A EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS, COORDENADA PELO DECEx, COM O APOIO DO DGP... DECISÕES do Cmt Ex: POLÍTICA e ESTRATÉGICA

8 DIRETRIZ do COMANDANTE DO EXÉRCITO IMPLANTAR A EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS, COORDENADA PELO DECEx, COM O APOIO DO DGP... DECISÕES do Cmt Ex: POLÍTICA e ESTRATÉGICA IMPLICAÇÕES

9 LIDERANÇA MILITAR

10 ( IP 20-10, 19 Set 91 ) Capacidade de influenciar o comportamento humano e conduzir pessoas ao cumprimento do dever Capacidade do COMANDANTE Em todos os escalões de comando Em todos os níveis: tático, operacional e estratégico

11 LIDERANÇA MILITAR ( IP 20-10, propostas em 2011 ) Processo de influência interpessoal do líder militar sobre seus liderados, que implica o estabelecimento de vínculos afetivos entre os indivíduos, de modo a lograr os objetivos da OM. Ferramenta do Comandante Para mover homens e mulheres Por meio de sua qualificação profissional De seu desempenho pessoal Além de leis e regulamentos

12 É PRECISO VENCER A INÉRCIA IMPOSTA PELA TRADIÇÃO CULTURAL (Jerome S. Rubin, em simpósio promovido pela Universidade do Texas, 1994) É PRECISO VENCER A INÉRCIA IMPOSTA PELA TRADIÇÃO CULTURAL (Jerome S. Rubin, em simpósio promovido pela Universidade do Texas, 1994) ( Início dos anos 70 – 2011 )

13 Trabalho x Talento = Sucesso Liderança servidora: estilo de vida construído com serviço e sacrifício VOCÊ GERENCIA COISAS E LIDERA PESSOAS

14 APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO CURRÍCULOSCOMPETÊNCIAS PP Obj DOMÍNIOCOGNITIVO DOMÍNIOPSICOMOTOR DOMÍNIOAFETIVO - Conhecimento - Capacitação RH - Convencimento - Continuidade - Comprometimento - Paciência - Experimentação - Validação - Perseverança - Achismos

15 SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA IMPLICAÇÕES PARA O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONCEITUAR COMPETÊNCIAS Faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações, ou seja, é a transformação de conhecimentos, aptidões, habilidades, interesses e vontade em resultados práticos.

16 SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA IMPLICAÇÕES PARA O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA Capacidade de mobilizar, ao mesmo tempo e de maneira interrelacionada, conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, para decidir e atuar em situações diversas. Capacidade de mobilizar, ao mesmo tempo e de maneira interrelacionada, conhecimentos, habilidades, valores, atitudes e experiências, para decidir e atuar em situações diversas. CONCEITUAR COMPETÊNCIAS

17 CIÊNCIAS MILITARES ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDOS - Adm - Direito- Hist Mil - Op Mil - Auditoria - Dout- Informática- Política - Balística - Econ Fin- Instr Mil- Projetos - Cibernética - Educação - Intlg - Prospectiva - C. Contábeis - Ed Fis - Gestão- RH - C & T - Eng Cnstr - Lid - Rel Internac - Com Soc - Estatística - Logística- Saúde - Cultura - Estratégia - Meio Amb- Sml - Def Nac - Geopolítica- Mob - Sociologia

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19 EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA IMPLICAÇÕES PARA O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PERFIS: - identificar as competências - preparar os perfis - preparar os docentes para trabalhar com os perfis - rever permanentemente os perfis iniciais NERC: - rever e retomar a denominação original: MERC - preparar os docentes para elaborar e rever currículos - validar as NERC revistas CURRÍCULOS: - retirar, manter e/ou introduzir disciplinas - tratar as disciplinas de forma integrada - privilegiar a interdisciplinaridade - manter o foco nas competências - capacitar os educadores para trabalhar com currículos por competências

20 SOLDADO e LÍDER ! CIDADÃO E LÍDER ! O PERFIL DO COMBATENTE INICIATIVA CRIATIVIDADE FLEXIBILIDADE ADAPTABILIDADE AUTO-APERFEIÇOAMENTO INSERÇÃO NA REALIDADE SENHOR DO TERRENO HUMANO SENHOR DO TERRENO CULTURAL

21 Sinceridade, Credibilidade e Discordância Para obter sucesso nos campos de batalha do Século XXI... o nosso Exército necessitará de líderes ágeis, versáteis e criativos; líderes dispostos e aptos a pensar e agir de forma criativa e decisiva em um tipo de mundo diferente, em um tipo de conflito diferente daquele para o qual nos preparamos nas últimas seis décadas. Uma coisa não mudará. Necessitaremos que os homens e as mulheres nas forças armadas avaliem a situação objetivamente e transmitam aos subordinados o que eles precisam ouvir e não o que querem ouvir. (22º Secretário de Defesa. Artigo baseado em discurso feito na USMA)

22 O PERFIL DO COMBATENTE EXPRESSAR-SE EM PORTUGUÊS EXPRESSAR-SE EM IDIOMA ESTRANGEIRO RELACIONAR-SE COM A MÍDIA COMBATER NO BRASIL E NO EXTERIOR OPERAR COM A MARINHA E A FAB VENCER, RESPEITANDO A LEI MANTER PERMANENTE VIGOR FÍSICO SALTAR DE AERONAVE Mil EM VÔO SOLDADO e LÍDER ! CIDADÃO E LÍDER !

23 O PERFIL DO COMBATENTE TRANSMITIR AO Cmt E AOS COMANDADOS O QUE ELES PRECISAM OUVIR OPERAR COM AGÊNCIAS CIVIS OPERAR COM AS FORÇAS AUXILIARES LUTAR E NADAR DELEGAR E CONFIAR NOS COMANDADOS LER, ESCREVER E PUBLICAR ARTIGOS ATUAR COM CORAGEM FÍSICA E MORAL FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO SOLDADO e LÍDER ! CIDADÃO E LÍDER !

24 FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO SITUA Ç ÕES EXTREMAS FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO SITUA Ç ÕES EXTREMAS

25 EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA IMPLICAÇÕES PARA O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA AVALIAÇÃO :- preparar instrumentos de avaliação - preparar os docentes para avaliar a aprendizagem - preparar os docentes para retificar a aprendizagem - valer-se dos resultados para o crescimento do discente MANUAL DO INSTRUTOR : - rever e integrar o anexo A ao corpo do Manual - preparar os docentes para empregar métodos e Tec Ens CUIDADOS GERAIS : - o dia tem 24 horas - capacitar os docentes a planejar aulas e sessões de Instr que permitam aos discentes desenvolver as competências almejadas - blindar os currículos às interferências externas - capacitar comandantes, diretores e agentes do ensino

26 DIRETRIZ do COMANDANTE DO EXÉRCITO IMPLANTAR A EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS, COORDENADA PELO DECEx, COM O APOIO DO DGP... DECISÕES do Cmt Ex: POLÍTICA e ESTRATÉGICA OBSTÁCULOS

27 EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS OBSTÁCULOS à implantação SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA No exército e no SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA - Resistência a mudanças, própria do homem maduro - Lei do menor esforço - Isto é válido para o Exército do país A - Em time que está ganhando não se troca nem a camiseta - No meu tempo... - Estão querendo desmilitarizar o Exército - Isto aqui é operacional - Nós já fazemos tudo isto - Quantidade produz qualidade - Os mementos ditadores

28 EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS IMPLICAÇÕES PARA a doutrina do exército INTENÇÃO DO COMANDANTE

29 EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS IMPLICAÇÕES PARA a doutrina do exército INTENÇÃO DO COMANDANTE Proposição clara e concisa do que a Força deve fazer. Apresenta o estado ou cenário final desejado. Estimula e orienta a iniciativa individual. Associada à missão, orienta os comandados e os auxilia a fazer face a ameaças e a oportunidades não previstas.

30 EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS IMPLICAÇÕES PARA a doutrina do exército INTENÇÃO DO COMANDANTE Empregar, desde já, no preparo e em combate Atualizar a doutrina. Exigir em todos os escalões. Fixar a intenção quanto à educação por competências. Estimular a iniciativa em todos os escalões. Difundir a intenção aos subordinados. Capacitar os liderados a decidir.

31 EXPOR os benefícios e desafios da Gestão por Competências no desenvolvimento do perfil do profissional militar do Sec XXI para a construção dos currículos e nos processos de ensino, no emprego de ferramentas para a gestão de competências e outros. OBJETIVO

32 EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS - CONCLUSÕES Preparo do Exército para combater e vencer no Sec XXI Liderança militar, perseverante e convincente Coexistência com currículos por objetivos Conceituação para emprego doutrinário pelo Exército Capacitação de docentes e agentes do ensino Obstáculo mor: inércia imposta pela tradição cultural Intenção do Comandante é fundamental Perfil: soldados e líderes, cidadãos e líderes

33 EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS IMPLICAÇÕES PARA EXÉRCITO O EXÉRCITO SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA


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