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EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ”

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Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ”"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ”
IMPLICAÇÕES PARA “ O EXÉRCITO O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ”

2 O EXÉRCITO BRASILEIRO

3 DESTINAÇÃO CONSTITUCIONAL
( Art. 142 ) “ As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais, permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer deles, da lei e da ordem.”

4 PREPARAR-SE PARA COMBATER

5 CONFLITOS ATUAIS E FUTUROS DESAFIOS PARA
EMPREGAR O BRAÇO FORTE, A MÃO AMIGA E VENCER

6 CONFLITOS SIMULTÂNEOS: Op convencionais, Mnt Paz, GLO, Def Civ
CONFLITOS ATUAIS E FUTUROS DESAFIOS PARA EMPREGAR O BRAÇO FORTE, A MÃO AMIGA E VENCER CONFLITOS SIMULTÂNEOS: Op convencionais, Mnt Paz, GLO, Def Civ OPERAÇÕES NO MEIO DO POVO ONIPRESENÇA DA MÍDIA IMPORTÂNCIA DO TERRENO HUMANO E DO TERRENO CULTURAL EXIGÊNCIA DE LETALIDADE MÍNIMA NECESSIDADE DE Ap POPULAÇÃO Amg, ALIADA, NEUTRA, OUTRAS SOFISTICAÇÃO TECNOLÓGICA CRESCENTE DOS MEM RELEVÂNCIA DAS Com Soc, DAS Op Psico E DO Ap Jurídico INIMIGO: ESTADOS HOSTIS E/OU INSURGENTES E/OU TERRORISTAS DANO MÍNIMO AO PATRIMÔNIO CULTURAL E AO MEIO AMBIENTE

7 COMANDANTE DO EXÉRCITO
DIRETRIZ do COMANDANTE DO EXÉRCITO “ IMPLANTAR A EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS, COORDENADA PELO DECEx, COM O APOIO DO DGP...” DECISÕES do Cmt Ex: POLÍTICA e ESTRATÉGICA

8 COMANDANTE DO EXÉRCITO
DIRETRIZ do COMANDANTE DO EXÉRCITO “ IMPLANTAR A EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS, COORDENADA PELO DECEx, COM O APOIO DO DGP...” IMPLICAÇÕES DECISÕES do Cmt Ex: POLÍTICA e ESTRATÉGICA

9 “ LIDERANÇA MILITAR”

10 LIDERANÇA MILITAR “ Capacidade de influenciar o comportamento humano e
( IP , 19 Set 91 ) “ Capacidade de influenciar o comportamento humano e conduzir pessoas ao cumprimento do dever ” Capacidade do COMANDANTE Em todos os escalões de comando Em todos os níveis: tático, operacional e estratégico

11 LIDERANÇA MILITAR ( IP , propostas em 2011 ) “ Processo de influência interpessoal do líder militar sobre seus liderados, que implica o estabelecimento de vínculos afetivos entre os indivíduos, de modo a lograr os objetivos da OM .” Ferramenta do Comandante Para mover homens e mulheres Por meio de sua qualificação profissional De seu desempenho pessoal Além de leis e regulamentos

12 “É PRECISO VENCER A INÉRCIA IMPOSTA PELA TRADIÇÃO CULTURAL”
(Jerome S. Rubin, em simpósio promovido pela Universidade do Texas, 1994) ( Início dos anos 70 – 2011 )

13 “VOCÊ GERENCIA COISAS E LIDERA PESSOAS”
“ Liderança servidora: estilo de vida construído com serviço e sacrifício ” “ Trabalho x Talento = Sucesso ”

14 APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO
- Conhecimento - Capacitação RH - Convencimento - Continuidade - Comprometimento - Paciência - Experimentação - Validação - Perseverança - “Achismos” DOMÍNIO COGNITIVO CURRÍCULOS COMPETÊNCIAS PP Obj DOMÍNIO AFETIVO DOMÍNIO PSICOMOTOR

15 IMPLICAÇÕES PARA O “ SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ”
CONCEITUAR COMPETÊNCIAS “ Faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações, ou seja, é a transformação de conhecimentos, aptidões, habilidades, interesses e vontade em resultados práticos”.

16 CONCEITUAR COMPETÊNCIAS
IMPLICAÇÕES PARA O “ SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ” “ Capacidade de mobilizar, ao mesmo tempo e de maneira interrelacionada, conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, para decidir e atuar em situações diversas ”. CONCEITUAR COMPETÊNCIAS “ Capacidade de mobilizar, ao mesmo tempo e de maneira interrelacionada, conhecimentos, habilidades, valores, atitudes e experiências, para decidir e atuar em situações diversas.”

17 ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDOS
CIÊNCIAS MILITARES ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDOS - Adm Direito - Hist Mil Op Mil - Auditoria Dout - Informática - Política - Balística Econ Fin - Instr Mil - Projetos - Cibernética - Educação Intlg Prospectiva - C. Contábeis - Ed Fis Gestão - RH - C & T Eng Cnstr - Lid Rel Internac - Com Soc Estatística - Logística - Saúde - Cultura Estratégia - Meio Amb - Sml - Def Nac Geopolítica - Mob Sociologia

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19 EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS
IMPLICAÇÕES PARA O “ SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ” PERFIS: - identificar as competências - preparar os perfis - preparar os docentes para trabalhar com os perfis - rever permanentemente os perfis iniciais NERC: - rever e retomar a denominação original: MERC - preparar os docentes para elaborar e rever currículos - validar as NERC revistas CURRÍCULOS: - retirar, manter e/ou introduzir disciplinas - tratar as disciplinas de forma integrada - privilegiar a interdisciplinaridade - manter o foco nas competências - capacitar os educadores para trabalhar com currículos por competências

20 SOLDADO e LÍDER ! CIDADÃO E LÍDER !
O PERFIL DO COMBATENTE INICIATIVA CRIATIVIDADE FLEXIBILIDADE ADAPTABILIDADE AUTO-APERFEIÇOAMENTO INSERÇÃO NA REALIDADE SENHOR DO TERRENO HUMANO SENHOR DO TERRENO CULTURAL SOLDADO e LÍDER ! CIDADÃO E LÍDER !

21 Sinceridade, Credibilidade e Discordância
Para obter sucesso nos campos de batalha do Século XXI ... o nosso Exército necessitará de líderes ágeis, versáteis e criativos; líderes dispostos e aptos a pensar e agir de forma criativa e decisiva em um tipo de mundo diferente, em um tipo de conflito diferente daquele para o qual nos preparamos nas últimas seis décadas. Uma coisa não mudará. Necessitaremos que os homens e as mulheres nas forças armadas avaliem a situação objetivamente e transmitam aos subordinados o que eles precisam ouvir e não o que querem ouvir. (22º Secretário de Defesa. Artigo baseado em discurso feito na USMA)

22 SOLDADO e LÍDER ! CIDADÃO E LÍDER !
O PERFIL DO COMBATENTE EXPRESSAR-SE EM PORTUGUÊS EXPRESSAR-SE EM IDIOMA ESTRANGEIRO RELACIONAR-SE COM A MÍDIA COMBATER NO BRASIL E NO EXTERIOR OPERAR COM A MARINHA E A FAB VENCER, RESPEITANDO A LEI MANTER PERMANENTE VIGOR FÍSICO SALTAR DE AERONAVE Mil EM VÔO SOLDADO e LÍDER ! CIDADÃO E LÍDER !

23 SOLDADO e LÍDER ! CIDADÃO E LÍDER !
O PERFIL DO COMBATENTE TRANSMITIR AO Cmt E AOS COMANDADOS O QUE ELES PRECISAM OUVIR OPERAR COM AGÊNCIAS CIVIS OPERAR COM AS FORÇAS AUXILIARES LUTAR E NADAR DELEGAR E CONFIAR NOS COMANDADOS LER, ESCREVER E PUBLICAR ARTIGOS ATUAR COM CORAGEM FÍSICA E MORAL FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO SOLDADO e LÍDER ! CIDADÃO E LÍDER !

24 FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO
SITUAÇÕES EXTREMAS

25 EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS
IMPLICAÇÕES PARA O “ SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ” AVALIAÇÃO : - preparar instrumentos de avaliação - preparar os docentes para avaliar a aprendizagem - preparar os docentes para retificar a aprendizagem - valer-se dos resultados para o crescimento do discente MANUAL DO INSTRUTOR : - rever e integrar o anexo A ao corpo do Manual - preparar os docentes para empregar métodos e Tec Ens CUIDADOS GERAIS : - o dia tem 24 horas - capacitar os docentes a planejar aulas e sessões de Instr que permitam aos discentes desenvolver as competências almejadas - blindar os currículos às interferências externas - capacitar comandantes, diretores e agentes do ensino

26 COMANDANTE DO EXÉRCITO
DIRETRIZ do COMANDANTE DO EXÉRCITO “ IMPLANTAR A EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS, COORDENADA PELO DECEx, COM O APOIO DO DGP...” OBSTÁCULOS DECISÕES do Cmt Ex: POLÍTICA e ESTRATÉGICA

27 EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS OBSTÁCULOS à implantação
No “ exército ” e no “ SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ” - Resistência a mudanças, própria do homem maduro - Lei do menor esforço - “ Isto é válido para o Exército do país A ” - “ Em time que está ganhando não se troca nem a camiseta” - “ No meu tempo...” - “ Estão querendo desmilitarizar o Exército ” - “ Isto aqui é operacional ” - “ Nós já fazemos tudo isto ” - Quantidade produz qualidade - Os mementos ditadores

28 INTENÇÃO DO COMANDANTE
EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS IMPLICAÇÕES PARA a “ doutrina do exército ” INTENÇÃO DO COMANDANTE

29 INTENÇÃO DO COMANDANTE
EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS IMPLICAÇÕES PARA a “ doutrina do exército ” INTENÇÃO DO COMANDANTE Proposição clara e concisa do que a Força deve fazer. Apresenta o estado ou cenário final desejado. Estimula e orienta a iniciativa individual. Associada à missão, orienta os comandados e os auxilia a fazer face a ameaças e a oportunidades não previstas.

30 INTENÇÃO DO COMANDANTE
EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS IMPLICAÇÕES PARA a “ doutrina do exército ” INTENÇÃO DO COMANDANTE Empregar, desde já, no preparo e em combate Atualizar a doutrina. Exigir em todos os escalões. Fixar a intenção quanto à educação por competências. Estimular a iniciativa em todos os escalões. Difundir a intenção aos subordinados. Capacitar os liderados a decidir.

31 OBJETIVO EXPOR os benefícios e desafios da Gestão por Competências no desenvolvimento do perfil do profissional militar do Sec XXI para a construção dos currículos e nos processos de ensino, no emprego de ferramentas para a gestão de competências e outros.

32 EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS - CONCLUSÕES
Preparo do Exército para combater e vencer no Sec XXI Liderança militar, perseverante e convincente Coexistência com currículos por objetivos Conceituação para emprego doutrinário pelo Exército Capacitação de docentes e agentes do ensino Obstáculo mor: inércia imposta pela tradição cultural Intenção do Comandante é fundamental Perfil: soldados e líderes, cidadãos e líderes

33 EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ”
IMPLICAÇÕES PARA “ O EXÉRCITO O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ”


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