A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecologia e Biodiversidade Klécia Gili Massi Doutoranda em Ecologia Universidade de Brasília.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecologia e Biodiversidade Klécia Gili Massi Doutoranda em Ecologia Universidade de Brasília."— Transcrição da apresentação:

1 Ecologia e Biodiversidade Klécia Gili Massi Doutoranda em Ecologia Universidade de Brasília

2

3 Ecologia: A palavra ecologia foi usada pela primeira vez por Ernest Haeckel em 1869, para definir o estudo das interações entre os organismos e o seu ambiente. Etim: oikos=casa. Biodiversidade: Conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes em determinada região ou época. Etim: bio+diversidade. Também podem ser incluídas a diversidade genética, a diversidade de tipos de comunidades, etc. Hotspots (Myers et al., 2000): áreas com grande concentração de espécies endêmicas e que vem experimentando uma perda de habitat considerável.

4

5

6

7 Ecologia: A palavra ecologia foi usada pela primeira vez por Ernest Haeckel em 1869, para definir o estudo das interações entre os organismos e o seu ambiente. Etim: oikos=casa. Biodiversidade: Conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes em determinada região ou época. Etim: bio+diversidade. Também podem ser incluídas a diversidade genética, a diversidade de tipos de comunidades, etc. Hotspots (Myers et al., 2000): áreas com grande concentração de espécies endêmicas e que vem experimentando uma perda de habitat considerável.

8 Myers et al. (2000)

9 ENADE 2012 O problema do lixo; Aquecimento global e efeito estufa; Desenvolvimento sustentável; Matriz energética; RIO+20; Mudanças no código florestal.

10

11 O ser humano é o principal iniciador das mudanças ambientais. Ele: * remove a vegetação natural; * impermeabiliza e compacta o solo; * espanta ou aniquila a fauna local; * introduz fontes de excreção de gases poluentes, resíduos sólidos, esgotos e rejeitos líquidos.

12

13 O ser humano é o principal iniciador das mudanças ambientais. Ele: * remove a vegetação natural; * impermeabiliza e compacta o solo; * espanta ou aniquila a fauna local; * introduz fontes de excreção de gases poluentes, resíduos sólidos, esgotos e rejeitos líquidos.

14

15 Influência das atividades humanas (em %)

16 Crescimento populacional: 7 bilhões de pessoas. consumo Mapa mundial dos países pela população.

17 Produção Industrial de janeiro de 2007 a abril de 2009 Fonte: IBGE

18

19 "os padrões de produção e consumo no mundo, hoje, estão 20% acima da capacidade de reposição da biosfera, isso porque existe mais de 1 bilhão de pessoas passando fome. Se essas pessoas saírem da linha da miséria serão necessários mais dois ou três planetas para atender às necessidade de extração dos recursos naturais. (Novaes, 2003) Consumo gera lixo. No mundo produz-se diariamente 2 milhões de toneladas de lixo; Em Nova Iorque são gerados 3 kg lixo/dia/pessoa; Em São Paulo, 1,5 kg/dia/pessoa.

20 A disposição final de resíduos sólidos, aí incluídos os resíduos das atividades domésticas, urbanas, rurais, comerciais, industriais e de serviços de saúde, com características sólidas, pastosas ou mesmo líquidas quando tóxicas é, em conjunto com o problema dos esgotos, o maior problema ambiental urbano não resolvido no Brasil e, pode-se generalizar, em grande parte do mundo. (Zulauf, 2000)

21 Nos EUA e Europa, 70% dos resíduos estão em aterros. No Japão, 40% e no Brasil, 11%. Vida útil: 20 anos; Cidades carecem de espaço físico.

22 Política dos 3 R´s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Representa a hierarquia do tratamento do resíduo – Reduzir: diminuir a quantidade de tudo que pode virar resíduo; – Reutilizar: encontrar outra serventia para aquilo que aparentemente não serve mais; – Reciclar: conjunto de técnicas cuja finalidade é aproveitar detritos e rejeitos e reintroduzi-los no ciclo de produção;

23 Desenvolvimento sustentável: é definido como aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras também atenderem às suas (Relatório Brundtland, 1987). longe de contestar o crescimento econômico o coloca como uma solução.

24 Efeito estufa: fenômeno atmosférico natural, em que alguns gases que compõem a atmosfera funcionam como o vidro de uma estufa, que deixa passar a luz solar para o interior, mas aprisiona o calor gerado dentro da estufa. aumento da emissão de gases de efeito estufa aumenta a capacidade da atmosfera de aprisionar calor. Sem o efeito estufa a temperatura do planeta seria de -15°C.

25

26

27 Aquecimento global: significativo aumento da temperatura da Terra nos últimos 150 anos. Natural ou provocado pelo homem? IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas): evidência forte de que a maioria do aquecimento seja devido a atividades humanas.

28 Temperatura do planeta Fonte: IPCC

29 Até 2020, 70% dos recursos previstos para o setor de energia no Brasil está voltado para a exploração de gás e de petróleo. E a setor hidrelétrico?? E a produção de biomassa?? Matriz energética brasileira:

30 Poluição: introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio.

31 Fauna: Extinção: destruição de hábitats; caça predatória; tráfico de animais; introdução de espécies exóticas; avanço da fronteira agrícola.

32

33 Flora: desmatamento; introdução de espécies exóticas; queimadas; erosão.

34 Proteção legal ao meio ambiente: Constituição Federal de 1988 Art Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações. § 3º - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados. Dezenas de leis específicas.

35 Novo código florestal:

36 ECO-92 Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUCED); reuniu representantes de 175 países e de ONGs; considerado o evento ambiental mais importante do século XX, a ECO-92 foi a primeira grande reunião internacional realizada após o fim da Guerra Fria. Agenda 21 Desde a conferência, as relações entre países ricos e pobres têm sido conduzidas por um novo conjunto de princípios inovadores, como os de "responsabilidades comuns, mas diferenciadas entre os países", de "o poluidor paga" e de "padrões sustentáveis de produção e consumo". Delimitou objetivos concretos de sustentabilidade em diversas áreas.

37 RIO+10 aconteceu em Johanesburg, África do Sul. As negociações internacionais não tiveram grandes avanços. Mas inicia-se a discussão sobre o estabelecimento de metas de uso de fontes renováveis na matriz energética dos países – RIO+20 aconteceu no Rio de Janeiro. O documento final intitulado O futuro que queremos ficou longe de caminhar na mesma velocidade que os problemas ambientais do planeta. Um dos temas principais da conferência, a economia verde, acabou sem uma definição clara.

38 ENADE 2007

39 O alerta que a gravura acima pretende transmitir refere-se a uma situação que: (A) atinge circunstancialmente os habitantes da área rural do País. (B) atinge, por sua gravidade, principalmente as crianças da área rural. (C) preocupa no presente, com graves consequências para o futuro. (D) preocupa no presente, sem possibilidade de ter consequências no futuro. (E) preocupa, por sua gravidade, especialmente os que têm filhos.

40 Iceberg gigante se desprende de geleira na Groenlândia Folha Online – 19/07/12 As águas do Atlântico que estão derretendo a geleira parecem estar mais quentes, segundo registros feitos até O aquecimento global é um fenômeno cada vez mais evidente e que tem afetado toda a humanidade. Apresente duas sugestões de providências a serem tomadas pelos governos que tenham como objetivo minimizar o processo de aquecimento global.

41 A expressão Veta Dilma! que circulou amplamente pelas redes sociais e que foi uma forma de manisfestação de formadores de opinião e da sociedade em geral, esteve associada: a)ao julgamento do mensalão; b) à cpi do cachoeira; c)ao novo código florestal; d)ao programa ciência sem fronteiras; e)às obras da copa de Por incrível que possa parecer ao público leigo – maioria absoluta – uma das vitórias da Rio+20 é justamente não haver retrocessos. A Rio+20 entra para a história, assim, repetindo um problema de sua antecessora, de 1992, que padeceu por sérios problemas nos tais meios de implementação. A partir de 92 houve avanços históricos, com a inauguração de instituições e conceitos que hoje norteiam debates sobre mudanças climáticas – com todos os exageros que ainda rondam o tema –, convenções e protocolos. Mas aimplementação, palavra que, em português, espeta os ouvidos, desde 20 anos atrás era um problema. Implementar é tornar realidade, o que exige dinheiro. Sim, migrar, preservar, criar sistemas e procedimentos de sustentabilidade é um investimento. Mas mudar o paradigma custa caro. De que paradigma o texto está falando. Justifique.

42 Muito obrigada!! 06/08/12


Carregar ppt "Ecologia e Biodiversidade Klécia Gili Massi Doutoranda em Ecologia Universidade de Brasília."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google