A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS 1. A FAMÍLIA 2. A ESCOLA 3. A RELIGIÃO 4. O ESTADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS 1. A FAMÍLIA 2. A ESCOLA 3. A RELIGIÃO 4. O ESTADO."— Transcrição da apresentação:

1 AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS 1. A FAMÍLIA 2. A ESCOLA 3. A RELIGIÃO 4. O ESTADO

2 Instituição Social: definições - Consiste numa estrutura relativamente permanente de padrões, papéis e relações que os indivíduos realizam segundo determinadas formas sancionadas e unificadas, com o objetivo de satisfazer as necessidades sociais básicas. (Fichter)

3 Instituição Social: definições, (continuação...) - Um padrão de controle, ou seja, uma programação da conduta individual imposta pela sociedade (Peter Berger e Brigitte). - Uma estrutura específica da sociedade, uma forma de organização social estável, relativamente duradoura.

4 As Instituições Sociais características - força ou poder: impor a vontade - regras: estabelecer padrões - aceitação: autoridade moral - perenidade: historicidade - objetividade: reconhecida, legítima - exterioridade: realidade própria.

5 ALGUNS TIPOS DE INSTITUIÇÕES SOCIAIS 1. A FAMÍLIA - número e forma de casamentos, tipos e papéis familiares. 2. A RELIGIÃO - função social estabilizadora ao longo do tempo. 3. O ESTADO - o uso legítimo da força. Instituição por natureza.

6 O ESTADO O ESTADO : um agente de controle social a. Impostos b. Documentos c. Segurança d. Educação e. Normas e leis f. Trabalho g. Transportes h. Moradias i. Nascimento e morte

7 ALGUNS COMPONENTES DO ESTADO 1. Território - base física. 2. População - os que habitam o Estado. 3. Instituições Políticas - Executivo: o governo (executa as leis) - Legislativo: elabora as leis - Judiciário: exerce a justiça(Constituição)

8 FORMAS DE GO VERNO 1. Monarquia - poder de um só por toda a vida 2. República - representantes do povo eleitos por períodos TIPOS DE REGIME 1. Parlamentarismo: primeiro ministro 2. Presidencialismo: eleitores escolhem

9 NAÇÃO e ESTADO 1. NAÇÃO: remete a ideia de Comunidade. É um conjunto de pessoas ligadas por laços permanentes de idioma, tradições, costumes e valores. Antecede ao Estado e pode existir sem ele. Abstração e sentimento. 2. ESTADO e a noção de Instituição. É a organização política da comunidade histórica que constitui a Nação. É uma Nação politicamente organizada. Concretude. Fim...


Carregar ppt "AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS 1. A FAMÍLIA 2. A ESCOLA 3. A RELIGIÃO 4. O ESTADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google