A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ArcCatalog e Geodatabases

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ArcCatalog e Geodatabases"— Transcrição da apresentação:

1 ArcCatalog e Geodatabases
Carlos Ruberto Fragoso Júnior Centro de Tecnologia - CTEC Universidade Federal de Alagoas

2 Revisão O ambiente ArcCatalog Tipos de arquivo do ArcGis Manipulação e gerenciamento de arquivos

3 Geoprocessamento Conjunto de ferramentas usadas para coleta e tratamento de informações espaciais, geração de saídas na forma de mapas, relatórios, arquivos digitais, etc; Deve prover recursos para sua estocagem, gerenciamento, manipulação e análise.

4 Importância do geoprocessamento em Recursos Hídricos
Recursos Hídricos – Bacia hidrográfica Bacia Hidrográfica é um integrador espacial de processos. Uso dos recursos hídricos – Cobertura e uso do solo (urbanizado, florestas, campos agrícolas) A cobertura e uso do solo se distribui no espaço de forma heterogênea e dinâmica. Cada elemento responde diferentemente em funções dos processos hidrológicos.

5 Geoprocessamento X SIGs
Geoprocessamento representa qualquer tipo de processamento de dados georeferenciados (conceito muito mais abrangente). Um SIG é capaz de processar dados gráficos e não gráficos (alfanuméricos), com ferramentas de análises espaciais e modelagens de superfícies.

6 O que é um mapa? Mapa: modelos simplificados da realidade
representa, normalmente em escala, uma seleção de entidades abstratas sobre ou relacionadas com a superfície da Terra (ICA).

7 Mas cuidado! Os SIG tem um impacto muito grande sobre qualquer área do conhecimento que está ligada ao manejo e análise de dados distribuídos no espaço. Algumas pessoas podem enxergar os SIG como uma mágica, como em: “…os dados foram inseridos no computador e a resposta é …”. A velocidade, consistência e precisão de um SIG são impressionantes, e as figuras podem ser bonitas. Com a experiência, no entanto, o SIG passa a ser uma mera extensão da capacidade de pensar do usuário. O SIG não tem respostas inerentes, somente o usuário. SIG é uma ferramenta, como a estatística e a modelagem hidrológica.

8 Escala É expressa de três formas Terminologia
um quociente (1:5000; 1: ) verbalmente (1 cm representa 50m) graficamente (ícones usados em mapas computadorizados Terminologia escala pequena (1: , 1: ) cobrem áreas grandes escala grande (1:10.000, 1:25.000) cobrem áreas pequenas com muito detalhes

9 Entidades espaciais (feições)
Tradicionalmente, mapas são usados para representar elementos do mundo real Símbolos espaciais básicos são: ponto, linha e área. A escolha de um destes símbolos para representar uma entidade espacial depende da escala. Exemplo: cidades representadas num mapa num mapa mundi pontos poderiam ser adotados num mapa regional áreas seriam adotadas num mapa local: pontos, linhas e áreas

10 Sistema de coordenadas cartesiano
Qualquer ponto em um plano é definido pelas suas coordenadas x e y. y x,y x

11 Sistema de coordenadas polar
Qualquer ponto no plano pode ser definido pelas suas coordenadas r, q

12 Sistema de coordenadas esférico
Qualquer ponto no espaço pode ser definido pelas suas coordenadas r, q e j.

13 Formas de representar a superfície da Terra

14 Sistema de Coordenadas Geográficas
Baseadas numa simplificação da forma da terra (esfera ou elipsóide) Definem a posição de um ponto utilizando ângulos chamados latitude e longitude

15 Projeções Localizamos as feições da terra num plano 2-D (mapa)
Mundo é esférico e mapa é 2-D Portanto, precisamos de uma projeção de mapa, que transfere a terra esférica no mapa num plano Este processo introduz erros nos dados espaciais

16

17 Lamberth Azimuthal

18 Projeção Azimuthal Cônica

19 Projeção UTM

20 ArcCatalog ArcCatalog é um dos três componentes do ArcGIS software. Os outros dois são ArcMap e ArcToolbox. ArcCatalog tem uma capacidade avançada de acessar, gerenciar e previsualizar dados geoespaciais.

21 Tipos de visualização Existem três diferentes tipos de visualização aos dados: Contents (conteúdo) Preview (previsualização) Metadata (Metadado) Menu principal Toolbar padrão Tipo de visualização Catálogo (árvore) Área de visualização (Display) Tipo de previsualização

22 Conexão a uma pasta Para acessar dados em uma pasta ou em um geodatabase, uma conexão precisa ser estabelecida. Para estabelecer a conexão, clique em “Connect to Folder”. Na janela “Connect to Folder”, indique a pasta ou geodatabase que contém o(s) dado(s) e clique “OK”.

23 Previsualização Geography Preview Table Preview

24 Metadata A visualização metadado (metadata) no ArcCatalog pode ser usada para ver informações sobre o dado geoespacial. Metadado pode ser criado, editado, importado ou exportado usando o “Metadata toolbar”.

25 Geodatabase Um geodatabase é um banco de dados relacional que contém objetos espaciais e não espaciais.

26 Tipos de Geodatabases Personal Geodatabases: Multi-user Geodatabases:
Têm extensão .mdb. Pode ser visualizado por múltiplos usuários mas editado por apenas um usuário por vez. Têm um tamanho máximo de 2 Gigabytes. Armazenam dados raster (matrizes). Multi-user Geodatabases: Requer ArcSDE e um DBMS (Data Base Management Systems, ex. SQL,…). Pode ser lido e editado por múltiplos usuários no mesmo tempo. Pode armazenar dados raster.

27 Personal Geodatabases
Tipos de dados importáveis: Coverages Shapefiles CAD drawings INFO tables DBF tables Rasters (Matr Pode ser aberto com ArcCatalog ou MSAccess.

28 Elementos do Geodatabase
Workspace (diretório de trabalho) Geodatabase Feature Dataset (layer) Feature Class (feição) Geometric Network (rede geom.) Relationship Class Table

29 Feature Class (feições)
Um feature class é um conjunto de objetos geográficos em formato tabular que tem mesmo comportamento e mesmos atributos. Todo feature classes tem um campo (field) denominado “Shape.” Um feature class pode ser amazenado em um geodatabase ou em um feature dataset (layer). Novos feature classes podem ser criados usando o ArcCatalog. Para fazer isso, clique com o botão direito em um geodatabase ou feature dataset, e clique em “New/Feature Class”.

30 Tipos de Feature Class Anotação Linha Ponto Polígono

31 Um Shapefile Consiste em um conjunto de arquivos
Cada SHAPEFILE consiste, no mínimo, de três arquivos: *.shp *.dbf *.shx Estes são os três arquivos que você verá em todo shapefiles, mas pode incluir também : .sbn, .shn, .met, .avl, .prj ... Você precisa todos os arquivos associados para usar seu shapefile no ArCGIS

32 Os arquivos têm diferentes aparências no ArcCatalog vs Windows Explorer

33 Use ArcCatalog para mover, copiar, colar e recortar

34 Tables (Tabelas) Uma tabela (ou classe de objeto - object class) é um conjunto de objetos não espaciais em formato tabular que tem o mesmo comportamento e mesmos atributos. Todo object classes tem um campo chamado “ObjectID,” algumas vezes também chamado de FID ou OID. Tables podem ser armazenadas na raiz do geodatabases mas não dentro do feature datasets (layer). Formatos de Table suportados: INFO, dBase e outros.

35 Propriedades do Atributo
Tipo: Text, short integer, long integer, double, date, etc.

36 Subtipo Subtipos são subconjuntos de feature classes e tables.
Objetos em um feature class podem ser diferenciados basedo no valor do seu atributo. Exemplo: Um feature class que representa estradas pode tem dois tipos de estradas - US Highway e Interstate. Cada tipo forma uma classe subtipo.

37 Feature Dataset (Layer ou Group Layers)
Um Feature Dataset (layers) é um conjunto de feature classes que tem mesma referência espacial. Feature datasets não podem também armazenar tabelas. Novos feature datasets podem ser criados usando o ArcCatalog. Para fazer isso, clique com o botão direito em um geodatabase, e clique “New/Feature Dataset”.

38 Propriedades do Feature Dataset
A Janela de propriedades do Feature Dataset pode ser usada para visualizar e definir uma referência espacial.

39 ESRI GRID (Raster, Matrizes)
Um Esri grid é um arquivo de formato raster desenvolvido pela Esri, o qual pode ter dois formatos: Formato binário, tamebém conhecido como um ARC/INFO GRID, ARC GRID e muitas outras variações Formato ASCII, também conhecido como ARC/INFO ASCII GRID

40 ESRI GRID (Raster, Matrizes)

41 References Mac Donald, “Building a Geodatabase”, Environmental Systems Research Institute (ESRI), Redlands, Calif


Carregar ppt "ArcCatalog e Geodatabases"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google