A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA QUALITATIVA OBJETIVO: Coletar dados nos campos econômico, ambiental e organizacional sobre a população beneficiária do Programa Pós Morar para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA QUALITATIVA OBJETIVO: Coletar dados nos campos econômico, ambiental e organizacional sobre a população beneficiária do Programa Pós Morar para."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA QUALITATIVA OBJETIVO: Coletar dados nos campos econômico, ambiental e organizacional sobre a população beneficiária do Programa Pós Morar para subsidiar intervenções em consonância com as demandas identificadas. POPULAÇÃO ANALISADA: de 18 a 60 anos METODOLOGIA: Entrevistas individuais e em grupo, subdivididos em 6 grupos de 18 a 50 anos e 2 grupos de 51 a 60 anos.

2 PROBLEMAS IDENTIFICADOS: DESEMPREGO a) preconceito da população em geral relacionado ao local de moradia: “pouco confiáveis”, “suspeitos”. b) falta de qualificação profissional e educação formal: exigência de padrões elevados de experiência profissional pelo mercado formal de trabalho, em especial para jovens e mulheres, que encontram espaços menores de empregabilidade. c) dificuldades econômicas impedem os moradores de acessar programas de qualificação técnica e profissional, que em geral, são de alto custo.

3 d) dificuldades de acesso à informação sobre as oportunidades de emprego na região. e) despreparo para enfrentar os processos de recrutamento e seleção, que requerem uso de linguagens e comportamentos específicos. f) incerteza quanto ao trabalho não formal (a maioria prefere o trabalho formalizado, o acesso a garantias sociais; outros vêem possibilidades de formação de cooperativas, associativismo. Não há consenso.) g) falta de local onde as mulheres possam deixar seus filhos para buscarem oportunidades de trabalho. Em geral, têm muitos filhos, acabam abandonando o emprego, dificultando a independência econômica e moral.

4 h) internalização de um papel de menos valia, auto-depreciativo, desvalorizativo. Ações necessárias para atendimento às demandas : Investimento em educação formal e qualificação profissional. Acesso da população à direitos sociais; Mudança nas perspectivas individuais e grupais no que diz respeito à auto-estima; “ Neste sentido, acredita-se que a participação em programas de qualificação profissional constitui uma necessidade central, em especial, para mulheres e jovens, os quais enfrentam dificuldades específicas, resultantes da própria dinâmica sócio-estrutural”

5 Problemática sócio-ambiental: a) manejo do lixo e degradação do patrimônio residencial b) comportamento barulhento c) consumo de álcool e drogas d) violência e criminalidade, notadamente envolvendo os jovens dos residenciais e) falta de participação dos moradores em torno de sua organização social e política.

6 É importante ressaltar que o acesso pela população à educação formal pode ampliar o nível de consciência das pessoas de modo a facilitar a saída deste “lócus” e pensar a existência de outra maneira.


Carregar ppt "PESQUISA QUALITATIVA OBJETIVO: Coletar dados nos campos econômico, ambiental e organizacional sobre a população beneficiária do Programa Pós Morar para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google