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ESTATÍSTICA → O que é Estatística? É o ramo da Matemática

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Apresentação em tema: "ESTATÍSTICA → O que é Estatística? É o ramo da Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 ESTATÍSTICA → O que é Estatística? É o ramo da Matemática
que se encarrega de coletar dados sobre determinado as- sunto, organizá-los e expô- los na forma de tabelas ou gráficos. Gabriela fez algumas estatísticas relativas aos alunos da sua classe. Ela apresentou em tabelas os dados coletados. Vejamos: Apresentando uma estatística

2 Vamos estudar nesta Unidade três tipos de gráficos.
Sexo Número de alunos Porcentagem masculino 16 40% feminino 24 60% soma 40 100% Local da residência Número de alunos Porcentagem zona norte 10 25% centro 22 55% zona sul 8 20% soma 40 100% Podemos representar os dados estatísticos por meio de diversos gráficos, que constituem um importante instrumento de análise e interpretação de dados. Vamos estudar nesta Unidade três tipos de gráficos.

3 1º membro: 3x – 1 2º membro: 6 1) Gráfico de segmentos O gráfico de segmentos acima apresenta os dados do número de desempregados de uma determinada cidade no período de 1996 a Podemos verificar os diversos segmentos ligando os pontos que representam os desempregados na cidade de cada ano.

4 1º membro: 3x – 1 2º membro: 6 1) Gráfico de segmentos O gráfico de segmentos acima apresenta os dados do número de filmes locados de uma determinada locadora no período de janeiro a junho. Podemos verificar os diversos segmentos ligando os pontos que representam os filmes locados de cada mês.

5 1º membro: 3x – 1 2º membro: 6 1) Gráfico de segmentos O gráfico de segmentos acima apresenta os dados do número de livros vendidos de uma determinada livraria no período de janeiro a junho. Podemos verificar os diversos segmentos ligando os pontos que representam os livros vendidos de cada mês.

6 EXERCÍCIO ■ Caro aluno do 7º ano do CMF confeccione, no seu caderno, um gráfico de segmentos com os seguintes dados: Assunto: Média dos alunos no 1º bimestre em um determinado colégio e no período de 2001 a 2005 Ano Média 2001 6,5 2002 4,0 2003 8,5 2004 7,0 2005 5,0

7 2) Gráfico de colunas O gráfico de colunas acima apresenta os dados do lazer preferido de uma certa quantidade de entrevistados. Cada coluna do gráfico representa o lazer preferido correspondendo ao número de entrevistados. Por exemplo 16 entrevistados optaram pelo esporte.

8 1º membro: 3x – 1 2º membro: 6 2) Gráfico de colunas O gráfico de colunas acima apresenta os dados da fruta preferida de uma certa quantidade de entrevistados. Cada coluna do gráfico representa a fruta preferida correspondendo a quantidade de entrevistados. Por exemplo 10 entrevistados optaram pela maça.

9 1º membro: 3x – 1 2º membro: 6 2) Gráfico de colunas O gráfico de colunas acima apresenta os dados do desempenho em Matemática em um determinado colégio. Cada coluna do gráfico representa o desempenho em Matemática correspondendo a quantidade de alunos. Por exemplo 25% dos alunos tiveram desempenho ótimo.

10 EXERCÍCIO ■ Caro aluno do 7º ano do CMF confeccione, no seu caderno, um gráfico de colunas com os seguintes dados: Assunto: Média dos alunos no 1º bimestre em um determinado colégio e no período de 2001 a 2005 Ano Média 2001 6,5 2002 4,0 2003 8,5 2004 7,0 2005 5,0

11 1º membro: 3x – 1 2º membro: 6 3) Gráfico de barras O gráfico de barras acima apresenta os dados do desempenho em Matemática em um determinado colégio. Cada barra do gráfico representa o desempenho em Matemática correspondendo a quantidade de alunos. Por exemplo 15% dos alunos tiveram desempenho ruim.

12 3) Gráfico de barras O gráfico de barras acima apresenta os dados das principais causas do sucesso de uma empresa, segundo pequenos empresários. Cada barra do gráfico representa as causas do sucesso da empresa. Por exemplo 19% das causas foi o dinheiro próprio.

13 EXERCÍCIO ■ Caro aluno do 7º ano do CMF confeccione, no seu caderno, um gráfico de barras com os seguintes dados: Assunto: Média dos alunos no 1º bimestre em um determinado colégio e no período de 2001 a 2005 Ano Média 2001 6,5 2002 4,0 2003 8,5 2004 7,0 2005 5,0


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