A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES"— Transcrição da apresentação:

1 ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
MAX WEBER ( ) a economia e a esfera de vida a sociologia da religião. os tipos ideais de ação. a teoria da dominação.

2 a política como a luta de classes.
KARL MARX ( ) a política como a luta de classes. o valor da mercadoria e a mais-valia. a alienação e a coisificação do homem. As razões do fracasso do marxismo.

3 os fatos sociais e seu método a divisão do trabalho e a solidariedade
ÉMILE DURKHEIM ( ) os fatos sociais e seu método a divisão do trabalho e a solidariedade a sociedade e o imperativo moral A visão durkhamiana da educação

4 MARX E O FRACASSO DA REVOLUÇÃO
A revolução : esgotamento do capitalismo. Não só possível como inevitável. A exploração e a mais-valia. A conscientização e desalienação do trabalhador. As conquistas trabalhistas: participação nos lucros, melhores salários, estabilidade, planos de assistência previdenciária, educacional, etc. O aburguesamento do trabalhador. A social democracia.

5 WEBER E A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO
A ética do trabalho como vontade de Deus e o caminho para a salvação. A teoria da graça e da predestinação. Abominação da preguiça e da ociosidade. O catolicismo e o pecado da usura. O trabalho como degradação humana. Visões opostas formatando o mundo. O capitalismo como espírito da reforma.

6 DURKHEIM E A EDUCAÇÃO Intimamente ligada aos aspectos morais. O cidadão voltado ao interesse coletivo. A construção da consciência social. Fuga ao individualismo . igualitarismo social/desigualdade material. A construção da solidariedade. O culto às tradições , aos valores éticos e morais.


Carregar ppt "ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google