A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS EMOÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS EMOÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 AS EMOÇÕES

2

3 EMOÇÃO EMOÇÃO: uma reação complexa a estímulos externos (mais frequentemente) e também a estímulos internos, que se traduz em reações fisiológicas, comportamentais, cognitivas, afetivas, sentimentais e em expressões faciais

4 EMOÇÕES, AFETOS E SENTIMENTOS
ALGUMAS CARATERÍSTICAS DAS EMOÇÕES: Tempo: a emoção tem um princípio e um fim. Intensidade: cada emoção tem um tipo de intensidade. Alterações corporais: traduzem-se em várias manifestações corporais. Causas e Objetos: as emoções têm sempre uma causa e direcionam-se sempre para um objeto. Versatilidade: aparecem e desaparecem com rapidez. Polaridade: podem ser positivas ou negativas. Reações: são sempre uma reação a algo. Interpretação: traduz uma interpretação dos factos.

5 TIPOS DE EMOÇÕES EMOÇÕES PRIMÁRIAS ou universais – alegria, tristeza, medo, cólera… Estão presentes em todas as culturas e aparecem muito cedo na vida do ser humano. Assentam numa base inata e o seu aparecimento não depende da aprendizagem. EMOÇÕES SECUNDÁRIAS ou sociais – vergonha, ciúme, culpa ou orgulho. Foram construídas sobre as emoções iniciais e implicam o recurso a aprendizagens feitas. EMOÇÕES DE FUNDO – bem-estar, mal-estar, calma ou tensão.

6

7 AFETOS E SENTIMENTOS Os afetos têm a ver com aquilo que nos afeta, são algo de que somos dotados. São tendências para responder positiva ou negativamente a experiências emocionais relacionadas com objetos ou pessoas. Exprimem-se através das emoções e têm uma ligação especial com o passado, com experiências e vivências (as emoções estão ligadas sobretudo com situações presentes).

8 AFETOS E SENTIMENTOS Os sentimentos são, em geral, experiências privadas que, ao contrário das emoções, não podem ser observados por outras pessoas. As emoções estão na base dos sentimentos. As emoções acontecem e passam, podendo voltar desde que um estímulo as desencadeie; os sentimentos ficam e acompanham-nos ao longo do tempo com maior ou menor intensidade.

9

10 FASES DOS SENTIMENTOS (segundo António Damásio)
O ESTADO DA EMOÇÃO: a emoção pode ser desencadeada e experimentada de forma inconsciente. O ESTADO DO SENTIMENTO: pode ser representado de forma não consciente. O ESTADO DE SENTIMENTO TORNADO CONSCIENTE: conhecido pelo organismo que experimenta a emoção e o sentimento.

11 COMPONENTES DAS EMOÇÕES
COMPONENTE COGNITIVA: o conhecimento dos factos que estão na base do acontecimento que despoletou a emoção. COMPONENTE AVALIATIVA: a reação à situação é feita em função de interesses e valores pessoais. COMPONENTE FISIOLÓGICA: a emoção apresenta manifestações orgânicas COMPONENTE EXPRESSIVA: a emoção traduz-se num conjunto de expressões corporais. COMPONENTE COMPORTAMENTAL: o estado emocional desencadeia um conjunto de comportamentos. COMPONENTE SUBJETIVA: a emoção está sempre associada a um estado afetivo.

12 PERSPETIVAS SOBRE AS EMOÇÕES
PERSPETIVA EVOLUTIVA – Darwin Darwin distingue seis emoções primárias ou universais: a alegria, a tristeza, a surpresa, a cólera, o desgosto e o medo. Todas esta emoções apresentam manifestações fisiológicas: a postura corporal, as expressões faciais, os movimentos… Darwin considera que as emoções desempenham um papel adaptativo fundamental na história da espécie humana, sendo determinantes na nossa capacidade e sobrevivência.

13 PERSPETIVAS SOBRE AS EMOÇÕES
PERSPETIVA FISIOLÓGICA – William James As emoções resultam das perceções dos estados corporais e das mudanças orgânicas provocadas por estímulos particulares. Os estímulos produzem alterações orgânicas que, por sua vez, geram emoções. Esta teoria tem como suporte uma relação entre o corpo e a mente.

14 PERSPETIVAS SOBRE AS EMOÇÕES
PERSPETIVA COGNITIVISTA A emoção é determinada pelo modo como representamos a situação e pela avaliação pessoal que lhe damos. Esta interpretação depende dos nossos quadros cognitivos e da nossa história pessoal, que nos conduzem numa interpretação da situação.

15 PERSPETIVAS SOBRE AS EMOÇÕES
PERSPETIVA CULTURALISTA A cada cultura correspondem diferentes emoções e diferentes formas de as expressar. Cada cultura tem o seu conjunto de regras que especificam o tipo de emoções que se podem manifestar nas diferentes situações, e os comportamentos adequados para exprimirem as diferentes emoções. Todos os que pertencem à mesma cultura partilham uma linguagem da emoção.

16

17

18

19 A RAZÃO E A EMOÇÃO Para Damásio, a tomada de decisão implica duas vias complementares: A representação das consequências de uma opção é disponibilizada pelo raciocínio: avaliação da situação, levantamento das opções, comparações lógicas… A perceção da situação provoca a ativação de experiências emocionais experimentadas anteriormente em situações semelhantes. As emoções são, portanto, processos indispensáveis no acto de decidir

20 A RAZÃO E A EMOÇÃO MARCADOR SOMÁTICO
Marcador somático é um mecanismo automatizado que suporta as nossas decisões, apesar de não tomarem as decisões por nós. Por mais simples que a decisão seja, existe sempre uma emoção associada à escolha feita. Assim, Damásio estabelece uma ligação entre o tipo de situação e o estado somático, isto é, o estado do corpo. Os marcadores somáticos informam o cérebro sobre as decisões a tomar. O nosso pensamento tem portanto necessidade das emoções para ser eficaz.


Carregar ppt "AS EMOÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google