A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de."— Transcrição da apresentação:

1 O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de expressar e compartilhar significação constitui linguagens (tirar fotos, pintar quadros, produzir textos e músicas, escrever jornal, dançar etc). A linguagem, portanto, nomeia, fixa e concebe objetos, utiliza conceitos e tem por função permitir a comunicação. Nós encontramos a língua pronta quando nascemos e aprendemos a utilizá-la com as pessoas mais velhas e a partir dessa aprendizagem passamos a reproduzi-la. Portanto, entende-se por linguagem qualquer sistema de signos simbólicos empregados na intercomunicação social para expressar e comunicar idéias e sentimentos.

2 A linguagem é, então, vista como um espaço em que tanto o sujeito quanto o outro que com ele interage são inteiramente ativos. Por meio dela, o homem pode trocar informações e idéias, compartilhar conhecimentos, expressar idéias e emoções. Linguagem é todo sistema de sinais convencionais que nos permite realizar atos de comunicação. O ser humano utiliza as mais diferentes linguagens (música, dança, pintura, surdos-mudos, sinais de trânsito, fala). Como vemos, a linguagem é produto de práticas sociais de uma determinada cultura que a representa e a modifica, numa atividade predominantemente social.

3 Considerando o sistema de sinais utilizados na comunicação humana, costuma-se dividir em:
Linguagem verbal: aquela que utiliza as palavras para estabelecer comunicação (a língua e a literatura). Linguagem não verbal: aquela que utiliza outros sinais que não as palavras para estabelecer comunicação (sinais utilizados pelos surdos-mudos, desenhos). Portanto, a comunicação se dá por intermédio de algum tipo de linguagem que se altera de acordo com o uso que as pessoas fazem dela (verbais ou não verbais, criamos sinais que têm significado especial para o grupo humano do qual fazemos parte).

4 Exemplo: a tela de Portinari
Ao pintar os trabalhadores rurais em atividade, Portinari revela, com precisão, uma importante questão social: a vida sofrida dos lavradores nas lavouras do café que, ao cumprir longas jornadas de trabalho, misturam-se a terra, numa interminável fila de homens e mulheres anônimos, com mãos e pés enormes, sugerindo, talvez, o excesso e a força de tanto trabalho. Diante do não verbal, como espectadores, experimentamos a emoção que o quadro desperta, não porque seu significado esteja expresso em palavras, mas porque ele exibe a síntese do sentimento do artista.

5 Escreva um sobre a imagem abaixo, colocando um título (mínimo 10 linhas)


Carregar ppt "O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google