A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Herança e Polimorfismos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Herança e Polimorfismos"— Transcrição da apresentação:

1 Herança e Polimorfismos
Aula Prática 15 Orientação a Objeto Herança e Polimorfismos Monitoria

2 Herança O que é? Mecanismo da Orientação a Objeto que permite criar novas classes aproveitando as características existentes em uma classe a ser estendida. A nova classe é chamada de subclasse e a classe existente é chamada de superclasse. Uma subclasse pode servir como superclasse, e assim por diante, permitindo a criação de uma hierarquia de classes relacionadas através da herança

3 Promove um grande reuso e reaproveitamento
Vantagem de Herança Promove um grande reuso e reaproveitamento de código existente

4 Sintaxe de uma Herança A sintaxe para declaração de uma subclasse é:
class <nome subclasse> : <acesso> <nome superclasse> onde <acesso> pode ser private, public ou protected Herdando construtor subclasse(<param subclasse>) : superclasse(<param superclasse>) { }

5 Exemplo de herança em c++

6 Exemplo de herança em c++
A classe Carro tem seus atributos: Dono Vagas e métodos: Virtual void setVagas(int) Int getVagas() Void setDono(string) string getDono()

7 Exemplo de herança em c++
A classe PickUp tem seus atributos: Dono (herdado de Carro) Vagas (herdado de Carro) Carga e métodos: void setVagas(int) (sobrecarregado) Int getVagas() (herdado de Carro) Void setDono(string) (herdado de Carro) string getDono() (herdado de Carro) Void setCargas(int) int getCargas()

8 Polimorfismo ● O que é polimorfismo?
É a capacidade de assumir formas diferentes Não é um conceito novo e várias linguagens de programação aplicam. Funções são polimórficas quando seus operandos (parâmetros atuais) podem ter mais do que um  tipo. Tipos são ditos polimórficos se suas operações podem ser aplicadas a operandos de mais de um tipo.

9 Exemplo Polimorfismo

10 Dúvidas??

11 Exercício Crie um programa em C++ com uma superclasse chamada animal e três subclasses: cachorro, cavalo e preguiça. Onde todas essas classes terá um método chamado emitir_som(). O som que sai de um animal qualquer é “NHA NHA NHA” O som que sai de um cachorro é “AU AU AU” O som que sai de um cavalo é “IRRRINN” O som que sai de uma preguiça é “AAAAAAAHHHHZZZ” Todo animal tem como atributo um nome e a cor de sua pelagem. Crie uma classe Zoologico, com 10 jaulas (utilize um array de animal) coloque em cada jaula um animal diferente (faça um menu que pergunte do usuário qual animal ele quer colocar e preencha seus atributos), percorra cada jaula e emita o som de cada animal, junto com seu nome e a cor de sua pelagem. Lembre-se de fazer os construtores das classes e usar o encapsulamento dos atributos das classes.


Carregar ppt "Herança e Polimorfismos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google