A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Humanas e suas Tecnologias - História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias - História"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Ensino Fundamental, 6º Ano A “Pré-História” do Brasil e do Nordeste

2 A pré-história brasileira
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste A pré-história brasileira Peter Wilhelm Lund (1801 – 1880) O Brasil possui muitos achados importantes que mostram uma rica pré-história. Na região de Lagoa Santa (MG), por exemplo, está registrada uma das mais significativas descobertas da arqueologia nacional: os mais antigos fósseis humanos das Américas. Já no Piauí, foram encontrados fósseis que comprovam que o povoamento do continente americano é bem mais antigo do que se imaginava. (1) Nascido em Copenhague e falecido em Lagoa Santa – MG, foi um dos mais importantes naturalistas que estudou a fauna e a flora brasileiras além de fósseis encontrados nas cavernas de Curvelo, Minas Gerais. Imagem: / Retrato del Peter Wilhelm Lund (1801 – 1880) zoologo y paleontólogo danes. / Public Domain. Em 1843, encontrou na região vestígios de homens pré-históricos, cujos estudos definiram as características daquele que ficaria conhecido, posteriormente, como o Homem de Lagoa Santa. Por seus estudos, Peter Lund é considerado o pioneiro dos estudos da pré-história brasileira, bem como da fauna e flora primitivas do nosso país.

3 Cronograma da pré-história brasileira
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Cronograma da pré-história brasileira 48 mil Piauí é habitado por povos que faziam fogueiras em cavernas e criavam arte rupestre. 25 mil O Mato Grosso já era povoado por agrupamentos humanos. 11,5 mil O fóssil de “Luzia” indica a presença de agrupamentos humanos em Minas Gerais. O grupo de Luzia apresentava traços negroides, diferentes dos grupos indígenas modernos. 9,7 mil O fóssil de “Zazá”, na Serra da Capivara, indica as características físicas dos primeiros agrupamentos humanos da pré-história nordestina. 7 mil Cerâmicas já eram produzidas na Amazônia, sendo consideradas as mais antigas do continente americano. 6 mil Auge da construção dos sambaquis na costa brasileira. 2 mil Paleoíndios agricultores de origem tupi deixam a Amazônia para conquistar o Brasil. Eles se sobrepõem aos caçadores e coletores. São os descendentes dos índios que irão povoar o Brasil quando os europeus aqui chegaram.

4 O povoamento das Américas
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste O povoamento das Américas (2) Sabe-se que a única espécie humana que existiu nas Américas foi a Homo sapiens. Os seres humanos se desenvolveram na África, migraram para a Ásia e a Europa, e, depois, para o continente Americano. Existem algumas teorias sobre o povoamento. A do povoamento asiático diz que há 35 mil anos atrás, grupos de caçadores coletores teriam vindo da Ásia através do Estreito de Bering congelado. Imagem: Altaileopard, SVG by Magasjukur2 / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic license.

5 Outras interpretações sobre a origem do homem na América e no Brasil
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Outras interpretações sobre a origem do homem na América e no Brasil (3) Segundo as pesquisas da arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon, o povoamento das Américas data de pelo menos 48 mil ou 50 mil anos atrás. Achados arqueológicos, no Piauí, foram determinantes para as conclusões da pesquisadora. Determinaram que a chegada dos humanos à América, provavelmente, ocorreu através das ilhas do Pacífico, entre 80 mil e 70 mil anos atrás, durante o auge da Era Glacial. Imagem: Vitor 1234 / Pintura de dois animais. Esta pintura é considerada o símbolo do parque. / GNU Free Documentation License.

6 A “pré-história” do Brasil e do Nordeste
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Mapa do povoamento das Américas pela teoria das ondas de migração sucessivas (4) Imagem: Altaileopard, SVG by Magasjukur2 / Mapa com alteração indicando o povoamento australásio. Homo sapiens 2. Neanderthal 3. Os primeiros seres humanos (Homo Erectus) / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic license.

7 Essas populações aproximavam-se dos povos da Oceania e da África.
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste (5) As características físicas dos restos mortais dos povos encontrados no Brasil são diferentes das populações asiáticas. Essas populações aproximavam-se dos povos da Oceania e da África. Provavelmente, vieram da Oceania e de ilhas do Oceano Pacífico. Essa tese é defendida pelo cientista Walter Neves. Imagem: Pollini / Ossada encontrada em Lagoa Santa, MG, Brasil. / GNU Free Documentation License.

8 Aborígene australiano
HISTÓRIA, 6º. ANO A “Pré-História” do Brasil e do Nordeste (7) Imagem: Disponibilizado por Anakus / Public Domain. Luzia Africana Aborígene australiano Jovem maori (6) (8) Imagem: Andrew Turner from Ann Arbor, MI, United States / Creative Commons Attribution 2.0 Generic license. (9) Imagem: Lisa Gray / Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica. Imagem: Disponibilizado por Conhecer / Public Domain.

9 Períodos da pré-história americana e brasileira
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Períodos da pré-história americana e brasileira A pré-história americana recebe a seguinte periodização: I. período lítico, que pode ser usado no sentido semelhante ao paleolítico e dividido em um período pré-pontas e outro paleoíndio; II. período arcaico (mesolítico); III. período formativo (neolítico). (10) Imagem: Alexandre Siqueira / Public Domain.

10 1 . Culturas do Pleistoceno
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste A pré-história brasileira, baseada em aspectos culturais, está dividida em dois períodos. Essa periodização, adotada aqui, apresenta dois grandes períodos culturais: culturas do pleistoceno e do holoceno. Quaternário 1 . Culturas do Pleistoceno Anteriores a anos A.P. 2. Culturas do Holoceno Posteriores a anos A.P. Culturas do Holoceno ( A.P.) 1 . Pré-cerâmicas Entre a A.P. 2. Dos ceramistas Entre A.P. ao presente

11 Culturas do Pleistoceno
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Culturas do Pleistoceno (11) Pleistoceno é o nome dado ao período geológico em que ocorreram as glaciações e que se estende de 1,8 milhão de anos até 12 mil anos atrás. As culturas brasileiras do pleistoceno são as mais antigas. São encontrados vestígios dessas culturas em Minas Gerais, Goiás, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Imagem: Heinrich Harder / Public Domain.

12 Os grupos pleistocenos eram:
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste (12) Os grupos pleistocenos eram: Nômades, mais ou menos coesos, sendo formados por um número reduzido de membros. Viviam em cavernas e abrigos, sob rochas, no topo de colinas, ou próximos a rios. Produziam ferramentas em pedra, para abater os animais e retirar sua pele. Imagem; Herbert Basedow / Duas mulheres carregando cestos entrançados suspensos a partir de uma faixa em torno de suas cabeças. Uma das mulheres também está carregando uma criança. / Public Domain.

13 No pleistoceno, o clima era mais frio e seco.
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste (13) Conheça mais sobre a fauna pré-histórica nesse link: Imagem: Disponibilizado por ДиБгд / Megatherium (Preguiça gigante). / Public Domain. Atlas virtual da pré-história No pleistoceno, o clima era mais frio e seco. A natureza oferecia fauna abundante, fornecendo caça de pequeno e médio porte, que podia ser apanhada com porretes e armadilhas. A megafauna, composta por grandes animais, como o gliptodonte (tatu gigante) e a preguiça-gigante, era abundante.

14 Luzia, a “primeira” brasileira
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Luzia, a “primeira” brasileira (14) Foram encontrados na região de Lagoa Santa, Minas Gerais, na década de 70, os ossos e o crânio de uma mulher, batizada pelos arqueólogos de Luzia. O crânio é a comprovação da existência de grupos humanos há cerca de anos. Suas características físicas a relacionam com os grupos australoides. Imagem: Disponibilizado por Conhecer / Public Domain.

15 Culturas do Holoceno (de 12 mil anos atrás até o presente)
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Culturas do Holoceno (de 12 mil anos atrás até o presente) O Holoceno começou há aproximadamente 12 mil anos com o processo de aquecimento global. Houve mudanças na flora e fauna mundiais, com extinções em massa e o surgimento de novos modelos de habitats. De modo geral, podemos dividir o Holoceno a partir do desenvolvimento da cerâmica: a pré-ceramista (entre 12 mil e 5 mil anos atrás) e a ceramista (a partir de cinco mil anos atrás). Nesse período, com o domínio da agricultura, as populações pré-históricas tiveram um crescimento demográfico sensível e alguns grupos deixaram de ser nômades para se tornar sedentários.

16 As culturas pré-ceramistas
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste As culturas pré-ceramistas Com o fim do auge da Era glacial, vários grupos de caçadores-coletores se desenvolveram nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. As culturas pré-ceramistas, apesar de pouco conhecidas, deixaram alguns vestígios em sítios a céu aberto e em abrigos sobre rochas. Das culturas pré-ceramistas as seguintes se destacam: Itaparica Umbu Humaitá

17 HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Cultura dos sambaquis (15) Habitavam a faixa costeira do litoral brasileiro que vai de Santa Catarina ao Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Seus vestígios datam de 8 mil até o início da era cristã. Viviam da pesca, coleta de moluscos e crustáceos bem como da caça de pequenas aves. Construíam grande montes de areia, terra e conchas, os sambaquis, alguns chegando a 35 m de altura. Esses montes artificiais serviam para rituais de sepultamento. Imagem; Thigruner / Fotografia de um modelo de extratificação das camadas de um sambaqui do litoral sul catarinense. / Public Domain.

18 A “pré-história” do Brasil e do Nordeste
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste (16) Imagem: Thigruner / Foto aérea dos sambaquis Figueirinha II (1º plano) e Figueirinha I (2º plano). / Public Domain.

19 Os sambaquis também eram chamados de marisqueiros ou concheiros.
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Produziam objetos em osso, pedra e cestarias, além de canoas em madeira. As ossadas desses índios demonstram que eles eram robustos, possuíam crânio alto, nariz largo e altura média de 1,61 m. Os sambaquis também eram chamados de marisqueiros ou concheiros. Produziam cerâmica de diferentes formas. Além do Brasil, os sambaquis também foram construídos na Flórida, em Portugal, e em outros países. (17) Imagem: Acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP / Idolo antropomorfo de Iguape / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

20 HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Culturas ceramistas (A partir de anos atrás) A arqueologia brasileira assim classificou as principais culturas ceramistas: a) culturas meridionais: tradições Taquara e Itararé. Os grupos pré-históricos procuraram o planalto meridional, distantes dos rios mais importantes; b) culturas do Brasil central e Nordeste: duas tradições se destacam nessas regiões brasileiras: a Una e a Aratu. As culturas ceramistas da tradição Una situaram-se nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas, e Goiás. A tradição Aratu ocupou um vasto território: de São Paulo a Mato Grosso e Goiás, e do litoral da Bahia ao Rio Grande do Norte.

21 c) tradição Tupi-guarani
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste (18) c) tradição Tupi-guarani Os guaranis chegaram aos pampas gaúchos por volta de 5 mil anos. Eram bons ceramistas e não conheciam o metal. Foram os primeiros povos agricultores no Brasil e, aqui, plantaram o feijão, o milho, o fumo, a erva-mate. Vieram para cá em grande número e foram conquistando outros índios, como os tapes, que foram “guaranizados”. d) tradição Vieira Eram ceramistas e coletores de alimentos. Habitavam os pampas, na região centro-oeste e oeste, e surgiram há dois mil anos. Imagem: Roosewelt Pinheiro/Abr / Caarapó (MS) - Xamãs guarani, na dança que marcou a despedida do encontro de lideranças para lançamento da campanha "Povo Guarani, Grande Povo!“ / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil license.

22 HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Culturas amazônicas Na Amazônia, podemos encontrar vários indícios de culturas expressivas da pré-história. Desde o período pré-ceramista, por volta de 12 mil anos atrás, há sinais de ocupação da bacia Amazônica por populações de caçadores, pescadores e coletores. As culturas mais marcantes dessa região são a marajoara e a tapajônica, associadas a duas tradições ceramistas diferentes. As principais culturas amazônicas foram: 1 - cultura Marajoara; 2 - cultura Tapajó ou cultura Santarém; 3 - cultura Conduri; 4 - cultura Rio Trombetas; e 5 - cultura Maracá.

23 HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste 1 - Marajoara (19) A cultura Marajoara foi a que obteve a maior complexidade social na pré-história brasileira. Formaram uma verdadeira civilização na Amazônia brasileira, com cacicados (caciques que assumiam verdadeiros Estados indígenas) poderosos, arquitetura sofisticada, e uma arte singular. Produziam cerâmicas sofisticadas, utilizadas em cerimônias religiosas, sepultamentos ou em ritos de passagem. Imagem: Fotografado por Marie-Lan Nguyen / Large funerary vessel. Marajo island, Brazil, Joanes style, Marajoara phase. / Creative Commons Attribution 2.5 Generic license.

24 HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste 2 - Cultura Tapajó Surgida na região do baixo rio Tapajós, desenvolveu-se também a chamada cultura Santarém ou cultura Tapajó. Estatuetas representando homens e mulheres usando suas insígnias sociais denotavam a elaborada estratificação do povo tapajó. Possuíam uma sociedade estratificada e uma arte desenvolvida, reconhecida desde o século XIX por naturalistas e viajantes. (20) Imagem: Apoxymenos / Vasilhame decorado com motivos antropomorfos e zoomorfos. Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Public Domain.

25 4 - Cultura Rio Trombetas
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste 3 - Cultura Conduri A cultura Conduri foi contemporânea da cultura Santarém. Desenvolvida na região do rio Trombetas e Nhamundá. 4 - Cultura Rio Trombetas Localizado na região de Santarém, o rio Trombetas viu florescer uma cultura lítica ímpar. Produziam objetos em pedra que representavam seres da natureza como peixes, seres híbridos de humanos e animais, lembrando xamãs em ritos religiosos, jaguares. 5 - Cultura Maracá No interior de grutas e abrigos sob rochas, na região do rio Maracá, foram encontrados urnas funerárias em inúmeros sítios de sepultamento, comprovando um culto aos mortos praticado por essa cultura.

26 Pré-história do Nordeste
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Pré-história do Nordeste (21) Em todos os estados da região são encontrados sítios arqueológicos: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Paraíba. Foram encontrados achados referentes a diferentes grupos e períodos da pré-história brasileira. No Piauí, estão os sítios que comprovam a antiguidade do povoamento do Brasil e das Américas. Os sítios arqueológicos apresentam uma riqueza de achados imensa: restos mortais, adornos, esteiras, artefatos de pedra, cestos, cerâmicas e pinturas rupestres. Imagem: Guilherme Jófili / Pinturas Rupestres - Parque Nacional do Catimbau - Pernambuco – Brasil. / Creative Commons Attribution 2.0 Generic license.

27 HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Serra da Capivara (22) A Serra da Capivara possui um dos mais importantes conjuntos de sítios arqueológicos brasileiros, e porque não dizer, mundiais. Lá foram encontradas inúmeras pinturas rupestres, restos de fogueiras, ossos e outros artefatos. São indícios importantes da presença humana no Brasil e nas Américas por centenas de milhares de anos. Imagem: Cleude / Pedra Furada, Parque Nacional Serra da Capivara, estado do Piauí, Brasil. / Public Domain.

28 Pedra do Ingá na Paraíba
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Pedra do Ingá na Paraíba (23) Imagem: Jp.Juarez / Foto da pedra do Ingá / Public Domain. Imagem: Helder da Rocha,< / Inscription, Pedra de Ingá, Paraíba, Brazil / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license.

29 Zazá, a “primeira” nordestina
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Zazá, a “primeira” nordestina Em 1990, foram encontrados, na Serra da Capivara, pela arqueóloga Niède Guidón, os restos mortais do que seria a mulher mais antiga do Nordeste, com cerca de anos. Ela foi batizada de Zazá. Zazá havia morrido soterrada após um bloco de seis toneladas de uma rocha ter caído do teto, provocando um desmoronamento que a matou. O estudo do seu esqueleto feito pela antropóloga francesa Éveline Peyre determinou que Zazá tinha aproximadamente 30 anos e 1,55 metro. Seus dentes mostraram seis cáries, o que indicava "uma dentadura sadia para uma mulher de 30 anos". 

30 Pré-história em Pernambuco
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Pré-história em Pernambuco A Pré-história ocorrida no estado de Pernambuco foi bastante intensa e rica, estando em Buíque o segundo mais importante sítio arqueológico brasileiro. Em Pernambuco, ainda foram encontrados sítios em: Cariris Velhos; Pedra; Afogados da Ingazeira; Furna do Estrago, em Brejo da Madre de Deus. (25) Imagem: Wellber Drayton / Buíque: localização da cidade no estado de Pernambuco. / Public Domain.

31 Parque Nacional da Serra do Catimbau
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Parque Nacional da Serra do Catimbau O Antigo Vale do Catimbau foi criado pelo decreto 913/12 (2002), com hectares, em dezembro de 2002, no estado de Pernambuco. Abrange os municípios de Buíque, Ibiirim e Tupanatinga, entre o Agreste e o Sertão pernambucano. As pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica datados de pelo menos anos. Ao todos foram encontrados 30 sítios arqueológicos no Vale do Catimbau. Com isso, o Catimbau é considerado o segundo maior parque arqueológico do país, perdendo somente para a Serra da Capivara, no Piauí. As pinturas rupestres nesta localidade foram efetuadas por distintos grupos étnicos de épocas também distintas, apresentando diversidade nas técnicas e estilo de pintura.

32 HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Furna do Estrago (26) A Furna do Estrago é um abrigo natural de rocha localizado no município do Brejo da Madre de Deus, no Agreste Pernambucano. A análise desses restos mortais comprova que esses povos utilizaram o abrigo de forma ininterrupta por mais de anos. Eram bem alimentados e praticavam a antropofagia. Fabricavam a tecelagem e fibras de palmeiras da região. Possuíam uma divisão social relativamente acentuada. Imagem: Patrick – Patrick / Mapa da mesorregião Agreste de Pernambuco (Brasil) subdivida em municípios. Em destaque, o município de Brejo da Madre de Deus / GNU Free Documentation License.

33 Referências Livros sobre a Pré-História
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Referências Livros sobre a Pré-História  O Brasil Antes dos Brasileiros - A Pré-história do Nosso País    Autor: Prous, Andre    Editora: Jorge Zahar  Terra Brasilis - Pré-história e Arqueologia da Psique    Autor: Callia, Marcos; Oliveira, Marcos Fleury de    Editora: Paulus  A Pré-história - Atlas Visuais (paradidático)     Autor: Figuti, Levi    Editora: Ática   Pré-história - Coleção O Cotidiano da História (paradidático)    Autor: Olivieri, Antonio Carlos    Editora: Ática

34 Filmes e documentários A Era do gelo
HISTÓRIA, 6º ANO A “pré-história” do Brasil e do Nordeste Sites   Filmes e documentários A Era do gelo

35 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 / Retrato del Peter Wilhelm Lund (1801 – 1880) zoologo y paleontólogo danes. / Public Domain. 30/08/2012 4 Altaileopard, SVG by Magasjukur2 / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic license. 5 Imagem: Vitor 1234 / Pintura de dois animais. Esta pintura é considerada o símbolo do parque. / GNU Free Documentation License. 6 Altaileopard, SVG by Magasjukur2 / Mapa com alteração indicando o povoamento australásio. Homo sapiens 2. Neanderthal 3. Os primeiros seres humanos (Homo Erectus) / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic license. 7 Pollini / Ossada encontrada em Lagoa Santa, MG, Brasil. / GNU Free Documentation License.

36 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 8a Lisa Gray / Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica. 30/08/2012 8b Disponibilizado por Anakus / Public Domain. 8c Andrew Turner from Ann Arbor, MI, United States / Creative Commons Attribution 2.0 Generic license. 8d Disponibilizado por Conhecer / Public Domain. 03/09/2012 9 Alexandre Siqueira / Public Domain. 31/08/2012 11 Heinrich Harder / Public Domain. 12 Herbert Basedow / Duas mulheres carregando cestos entrançados suspensos a partir de uma faixa em torno de suas cabeças. Uma das mulheres também está carregando uma criança. / Public Domain. 13 Disponibilizado por ДиБгд / Megatherium (Preguiça gigante). / Public Domain.

37 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 14 Disponibilizado por Conhecer / Public Domain. 03/09/2012 17 Thigruner / Fotografia de um modelo de extratificação das camadas de um sambaqui do litoral sul catarinense. / Public Domain. 31/08/2012 18 Imagem: Thigruner / Foto aérea dos sambaquis Figueirinha II (1º plano) e Figueirinha I (2º plano). / Public Domain. 19 Acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP / Idolo antropomorfo de Iguape / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. 21 Roosewelt Pinheiro/Abr / Caarapó (MS) - Xamãs guarani, na dança que marcou a despedida do encontro de lideranças para lançamento da campanha "Povo Guarani, Grande Povo!“ / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil license.

38 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 23 Fotografado por Marie-Lan Nguyen / Large funerary vessel. Marajo island, Brazil, Joanes style, Marajoara phase. / Creative Commons Attribution 2.5 Generic license. 31/08/2012 24 Apoxymenos / Vasilhame decorado com motivos antropomorfos e zoomorfos. Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Public Domain. 26 Guilherme Jófili / Pinturas Rupestres - Parque Nacional do Catimbau - Pernambuco – Brasil. / Creative Commons Attribution 2.0 Generic license. 27 Cleude / Pedra Furada, Parque Nacional Serra da Capivara, estado do Piauí, Brasil. / Public Domain. 28a Jp.Juarez / Foto da pedra do Ingá / Public Domain.

39 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 28b Imagem: Helder da Rocha,< / Inscription, Pedra de Ingá, Paraíba, Brazil / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license. 03/09/2012 30 Wellber Drayton / Buíque: localização da cidade no estado de Pernambuco. / Public Domain. 31/08/2012 32 Patrick – Patrick / Mapa da mesorregião Agreste de Pernambuco (Brasil) subdivida em municípios. Em destaque, o município de Brejo da Madre de Deus / GNU Free Documentation License.


Carregar ppt "Ciências Humanas e suas Tecnologias - História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google