A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Maj Jean Cid População I População: População: é um termo usado para definir o conjunto de habitantes de uma determinada área. Demografia: Demografia:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Maj Jean Cid População I População: População: é um termo usado para definir o conjunto de habitantes de uma determinada área. Demografia: Demografia:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Prof. Maj Jean Cid População I

3 População: População: é um termo usado para definir o conjunto de habitantes de uma determinada área. Demografia: Demografia: responsável pelo estudo das populações em diversos aspectos. Conceitos básicos: POPULAÇÃO ABSOLUTA: número total de habitantes de uma área. POPULAÇÃO RELATIVA: população absoluta dividida pela área (Densidade Demográfica)

4 Dinâmica Populacional Taxa de Natalidade: nº de nascidos durante um ano e nº total de habitantes. Taxa de Natalidade: nº de nascidos durante um ano e nº total de habitantes. Nº nascidos x 1000/nº total de habitantes = taxa natalidade Taxa de Mortalidade: nº de mortos durante um ano e nº total de habitantes. Taxa de Mortalidade: nº de mortos durante um ano e nº total de habitantes. Nº mortos x 1000/nº total de habitantes = taxa mortalidade Crescimento Vegetativo: diferença entre mortos e nascidos. Crescimento Vegetativo: diferença entre mortos e nascidos. Taxa natalidade – taxa mortalidade = crescimento vegetativo Crescimento Populacional: crescimento vegetativo e migrações. Crescimento Populacional: crescimento vegetativo e migrações. Cresc. vegetativo + migração = crescimento da população.

5 Um país pode ser muito populoso ou bastante povoado: Um país com grande população absoluta é um país populoso. Um país com grande população relativa é um país bastante povoado. Fases de Crescimento Populacional 1ª Fase: altas taxas de natalidade e mortalidade, baixo crescimento (fase do crescimento primitivo); 2ª Fase: altas taxas de natalidade e baixas taxas de mortalidade, grande crescimento (fruto a RM-S); 3ª Fase: baixas taxas de natalidade e mortalidade, baixo crescimento (fase do desenvolvimento).

6 Explosão e Transição demográfica

7 Explosão demográfica: caracterizada pelo elevado crescimento da população em dois momentos (Revolução Industrial) nos países ricos e (2ªGM) nos países pobres. Fatores determinantes: melhorias no sistema de saúde, novos medicamentos e vacinas, aumento na produção de alimentos, nutrição, etc. Transição demográfica: redução no crescimento da população. Fatores determinantes: métodos contraceptivos, educação, inserção da mulher no mercado de trabalho, urbanização, busca pela qualidade de vida, opções de diversões, etc.

8 Famílias numerosas do séc. XIX na Europa

9 SUPERPOVOAMENTO Uma área é considerada superpovoada quando há um descompasso nas condições socioeconômicas da população em relação à área ocupada e aos recursos disponíveis. Observações: um país pode ter uma grande população absoluta, uma pequena área territorial e não ser superpovoado. Exemplo: Japão.

10 Responda: Responda: Um país X tem população absoluta de 20 milhões e nasceram 800 mil pessoas em um ano. Calcule a taxa de natalidade. Como se caracterizam: a primeira, a segunda e a terceira fase do crescimento da população? Como se caracterizam: a transição e a explosão demográficas? Qual o real significado de superpovoamento? Dê dois exemplos.


Carregar ppt "Prof. Maj Jean Cid População I População: População: é um termo usado para definir o conjunto de habitantes de uma determinada área. Demografia: Demografia:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google