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DIÁLOGOS UNIVERSITÁRIOS: CONHEÇA E OPINE Propostas de Mudanças na Pós-Graduação da USP.

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Apresentação em tema: "DIÁLOGOS UNIVERSITÁRIOS: CONHEÇA E OPINE Propostas de Mudanças na Pós-Graduação da USP."— Transcrição da apresentação:

1 DIÁLOGOS UNIVERSITÁRIOS: CONHEÇA E OPINE Propostas de Mudanças na Pós-Graduação da USP

2 1ª Discussão: REUNIÃO ABERTA SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA USP DATA: 30/08 (Terça-feira) HORÁRIO: 12h30 - 13h30 LOCAL: Sala 2A - Bloco Didático da FMRP.

3 2ª Discussão: REUNIÃO – PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO – PROF. VAHAN DATA: 08/09 (Quinta-feira)

4 3ª Discussão: 06-12-11 Propostas de Mudanças na Pós-Graduação da USP Modelo Regimento DIÁLOGOS UNIVERSITÁRIOS: CONHEÇA E OPINE

5 4ª Discussão: 22-03-12 ASSEMBLÉIA Propostas de Mudanças na Pós-Graduação da USP Modelo Regimento

6 Modelo

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9 SITUAÇÃO ATUAL DA PÓS-GRADUAÇÃO

10 Fonte: Estatísticas da CAPES/MEC Obs.: Equal Interval, indicado na legenda, é uma forma de divisão dos intervalos com faixas de mesmo tamanho (software GeoDa4) Distribuição do número de programas de pós-graduação no Brasil em 2009

11 PROJEÇÕES DE CRESCIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO E A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PRESENÇA INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA BRASILEIRAS)

12 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA PRINCÍPIOS E RECOMENDAÇÕES Por fim, antes mesmo de deflagrar as avaliações periódicas, a Agência e os Comitês deverão ter em mente o tipo de profissional ou de pesquisador que se deseja formar, considerando-se a diversidade da sociedade do conhecimento e das suas demandas. Todas as áreas deverão ser mobilizadas de tempos em tempos e pôr na agenda a discussão acerca do éthos do intelectual, pesquisador, técnico e cientista que as universidades têm a incumbência de formar. Mais de um caminho é possível. O desenvolvimento econômico e social do país deverá conduzir à formação, cada vez mais numerosa, de pós-graduados voltados para atividades extra-acadêmicas. Isso envolve a incorporação, no processo de avaliação, de parâmetros que não sejam exclusivamente os das áreas básicas e acadêmicas.

13 MOMENTO HISTÓRICO PARA O AVANÇO DA CIÊNCIA BRASILEIRA Recomendações Enfatizar a necessidade de esforços institucionais para melhorar a qualidade da pós-graduação, inclusive processos seletivos mais exigentes de seleção e conclusão dos programas. NOVOS MODELOS DE ORGANIZAÇÃO PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA Recomendações Intensificar a capacidade de pesquisa interdisciplinar nas universidades e centros de pesquisa. Modernizar e adequar os modelos de formação e curriculares em nível de pós-graduação para atender as demandas brasileiras. Modelo

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15 Propostas: Duas entradas: Mestrado Profissional Pós-Graduação Acadêmica, sem especificar Mestrado ou Doutorado PÓS ACADÊMICA: CURSO BÁSICO DE UM ANO EXAME DE QUALIFICAÇÃO: Banca define: Mestrado ou Doutorado Direto / Título Interno MESTRADO ACADÊMICO: Banca - Permite passar ao doutorado sem seleção Doutorado Direto: Conhecimento Inglês para preparação de “papers” Banca - Pode indicar título de mestre Modelo

16 Propostas: Duas entradas: Mestrado Profissional Pós-Graduação Acadêmica, sem especificar Mestrado ou Doutorado PÓS ACADÊMICA: CURSO BÁSICO DE UM ANO EXAME DE QUALIFICAÇÃO: Banca define: Mestrado ou Doutorado Direto / Título Interno MESTRADO ACADÊMICO: Banca - Permite passar ao doutorado sem seleção Doutorado Direto: Conhecimento Inglês para preparação de “papers” Banca - Pode indicar título de mestre Modelo

17 “Prévia”: DISCUSSÃO E PROPOSTA Seleção:Um dos principais problemas atuais negligenciado na proposta NECESSIDADE URGENTE DE SISTEMATIZAÇÃO Saberes Específicos / Entrevista / Projeto / Língua Estrangeira (Critérios e Competências Múltiplas na seleção) “Estágio de iniciação pré-ingresso” - oculto no sistema (Necessidade de controle e regularização) Passagem automática x acesso externo Eixo de Formação: Desnecessária a criação do “Curso Básico” Necessária melhor sistematização das Disciplinas (flexíveis/obrigatórias) Orientação: “Modelo” de tutoria e Co-responsabilização na Formação Formação para ser orientador (Critérios Técnicos / Pessoais) Co-orientação Modelo

18 Propostas: Duas entradas: Mestrado Profissional Pós-Graduação Acadêmica, sem especificar Mestrado ou Doutorado PÓS ACADÊMICA: CURSO BÁSICO DE UM ANO EXAME DE QUALIFICAÇÃO: Banca define: Mestrado ou Doutorado Direto / Título Interno MESTRADO ACADÊMICO: Banca - Permite passar ao doutorado sem seleção Doutorado Direto: Conhecimento Inglês para preparação de “papers” Banca - Pode indicar título de mestre Modelo

19 “Prévia”: DISCUSSÃO E PROPOSTA Avaliação: Já existe nas várias disciplinas (necessidade de qualificar e avaliar as disciplinas) Modificação da formação excelente Capacidade de discernimento das Bancas para toda tal análise ( avaliar a tese x indicar capacidade do profissional) Exame de Qualificação: Diversidade nos critérios já existentes Não pode ser um “teste de múltipla escolha” (Critérios e Competências Múltiplas/ “evolução”) Modelo

20 - Ciência, Epistemologia e Delineamento de Experimentos - Docência, Educação e Ensino Superior - Gestão, Política e Organização do Sistema Universitário e de Pesquisa - Desenvolvimento e Inovação Tecnológica - Assistência, Cultura e Extensão Universitária - Orientação, Discussões Coletivas e Multidisciplinaridade - Produção de textos e língua estrangeira “Prévia”: PROPOSTA Modelo Eixos de Atividades e Disciplinas da Pós-graduação Indicadores de Avaliação (Programa/Docente/Discente) : - Saberes relacionados ao conhecimento na Grande Área - Saberes relacionados diretamente ao projeto de pesquisa

21 PAE – Programa de Aperfeiçoamento em Ensino PAEX – Programa de Aperfeiçoamento em Extensão Universitária similar ao “Apreender com Pesquisa e Extensão” PADI – Programa de Aperfeiçoamento em Desenvolvimento e Inovação PAGP –Programa de Aperfeiçoamento em Gestão Pública “Prévia”: PROPOSTA Modelo Fortalecimento e Implantação dos PROGRAMAS DE APERFEIÇOAMENTOS

22 A IMPORTÂNCIA DA INTER(MULTI)DISCIPLINARIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO RECOMENDAÇÕES a instauração de programas, áreas de concentração e linhas de pesquisa que promovam a convergência de temas e o compartilhamento de problemas, em vez da sua mera agregação ou justaposição; a existência de pesquisadores com boa ancoragem disciplinar e formação diversificada; a instituição da dupla ou até mesmo tripla orientação, conforme os casos específicos; a flexibilização curricular, em molde supra-departamental. Modelo

23 C,T&I PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL Recomendações Estabelecimento e execução do POP CIÊNCIA 2022 – Programa Nacional de Popularização e Apropriação Social da C,T&I 2011-2022, envolvendo universidades e instituições de pesquisa, organismos governamentais e da sociedade civil. Formular e implantar um Programa Nacional de Inovação e Tecnologia Social, com apoio a pesquisas e projetos, promovendo o envolvimento da sociedade civil organizada na sua elaboração, execução, monitoramento e avaliação. Estabelecer políticas e programas específicos para a difusão, apropriação e uso da C,T&I para o desenvolvimento local e regional e para estimular empreendimentos solidários. Estabelecer políticas públicas de C,T&I voltadas para a democratização e a cidadania, com ênfase em ações para a inclusão digital... Política pública e programas nacionais para a recuperação, preservação, valorização e acesso público ao patrimônio científico, tecnológico e cultural brasileiro. Prévia: Modelo

24 Propostas: Duas entradas: Mestrado Profissional Pós-Graduação Acadêmica, sem especificar Mestrado ou Doutorado PÓS ACADÊMICA: CURSO BÁSICO DE UM ANO EXAME DE QUALIFICAÇÃO: Banca define: Mestrado ou Doutorado Direto / Título Interno MESTRADO ACADÊMICO: Banca - Permite passar ao doutorado sem seleção Doutorado Direto: Conhecimento Inglês para preparação de “papers” Banca - Pode indicar título de mestre Modelo

25 “Prévia”: MOMENTO HISTÓRICO PARA O AVANÇO DA CIÊNCIA BRASILEIRA Recomendações Lançar um amplo programa de brain gain, sobretudo de jovens talentos, tendo em vista o vigoroso avanço científico do País e a remuneração atualmente competitiva em relação, por exemplo, aos países europeus. Aperfeiçoar os mecanismos de absorção de cientistas estrangeiros qualificados. Em particular, os concursos para professores e pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa devem ter caráter mundial, admitindo-se o uso de língua estrangeira de uso bastante universal, como o inglês, desde que os participantes se comprometam a aprender a língua portuguesa em até dois anos após o concurso. Promover a difusão internacional de concursos para professores e pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa, valorizando a busca dos melhores talentos no plano mundial. Promover a visibilidade internacional dos programas de pós-graduação, como a existência de páginas em inglês na internet, inclusive com a programação atualizada dos alunos, visitantes e pós-doutorandos, nacionais e estrangeiros, valorizando a busca dos melhores talentos no plano mundial. Modelo

26 INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO E A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PRESENÇA INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA BRASILEIRAS) PRINCÍPIOS E RECOMENDAÇÕES 1.o envio de mais estudantes ao exterior para fazerem doutorado, em vista da dinamização do sistema e da captação do conhecimento novo; 2.o estímulo à atração de mais alunos e pesquisadores visitantes estrangeiros; 3.o aumento do número de publicações com instituições estrangeiras. Modelo

27 Propostas: Modelo

28 Estrutura de financiamento e apoio estudantil equivalentes Compromisso da universidade com a formação enm línguas a todos (Curso/Programas/Campi/Nacionalidade) “Prévia”: PROPOSTA Modelo MOVIMENTO DE VIA DUPLA GARANTIA DE OPORTUNIDADES E SUPORTE A AMBOS

29 Propostas: Regimento

30 TÍTULO I - Da Conceituação Cap 1 - Dos Objetivos Cap 2 - Dos Títulos de Mestre e de Doutor TÍTULO II - Da Organização Cap 1 - Dos Órgãos da Administração Cap 2 - Do Conselho de Pós-Graduação Seção 1 - Das Câmaras do CoPGr Seção 2 - Das Competências das Câmaras Seção 3 - Do Funcionamento do CoPGr e das Câmaras Cap 3 - Da Pró-Reitoria e do Pró-Reitor de Pós-Graduação Cap 4 - Da Comissão de Pós-Graduação Cap 5 - Da Comissão Coordenadora de Programa Regimento

31 Readequação e melhor elucidação dos Objetivos “... formação de docentes e pesquisadores com amplo domínio de seu campo do saber” “...um sistema de formação intelectual e, ao mesmo tempo, de produção de conhecimento em cada área do saber” Critérios para obtenção do Título “... exigências do curso, incluindo a defesa da dissertação ou da tese” “Considera-se dissertação de Mestrado... Considera-se tese de Doutorado....” Competência e composição dos órgãos Consolidação das medidas de agilização da Pró-reitoria Ampliação da democracia na estrutura uspiana - Pós-graduandos e Pós-Docs / “vista de” discussão de recursos - mérito e excepcionalidades PROPOSTA Regimento

32 PROPOSTA Ampliação da formação - docentes, pesquisadores e profissionais / visando conhecimento e sociedade (positivo – mas falta os meios que garantam tal mudança) Ampliação de convênios – de universidades para inst. Ensino Superior e de Pesquisa (!!!) Exigências Mest. (dissertação–sistematizar)/ Dout. ( tese–investigação original/inova) Suficiente??? Título de Doutor só com defesa.... (mantém???) Presidente da CPG será substituído por seu adjunto e não mais suplente RDs de 20% - respeitando os campi ??? / a recondução ou uma (Propor mudança) Casos excepcionais para o COPGR - via Cas – (positivo!!!) orientações acima do máximo / orientador não doutor– CaA - (!!!) Regimento

33 PROPOSTA Deliberar sobre trancamento muda para só em caso de doença – CNR (péssimo!!!) SUMIU!!!! - Deliberar sobre solicitações de prazos /nova matricula/transferência/alteração de frequência e conceito/ cancelamento disciplina – CNR e vai para CPG(???) Pedido de vista a critérios do presidente Credenciamento de disciplinas/credenciamento de orientadores – Agora da CPG Mudança de orientação na CPG – não seria melhor mudar??? formas adicionais de avaliação de alunos - previstas em seu regulamento – CCP Regimento

34 TÍTULO III - Do Ensino Cap 1 - Dos Alunos Seção 1 - Da Admissão Seção 2 - Da Matrícula Seção 3 - Dos Prazos Seção 4 - Do Trancamento de Matrícula Seção 5 - Da Prorrogação de Prazo Seção 6 - Do Desligamento Seção 7 - Da Nova Matrícula Seção 8 - Da Transf. de Programa, Área de Concentração e Curso Seção 9 - Do Aluno Especial Regimento

35 Modificações do modelo Ampliação da transparência dos processos – Seleção/Bolsa (participação dos Pós-Graduandos) Documentação e Apoio a Estrangeiros OS PRAZOS Máximos /Mínimos x CAPES/Bolsas Ampliar créditos como aluno especial (contemplado na proposta atual) Trancamento x Prorrogação de Prazo Entendimento – Flexibilização – Ampliação Aluno Especial Formalização do Estágio-Prévio – Suporte ao estudante “Md-PHD - like” – Integração com a Graduação – art 59 PROPOSTA Regimento

36 PROPOSTA Seleção - não muda nada.... ??? (publicação do edital no DOE) Prazos máximos mantidos ??? Créditos excedentes do mestrado valem por 36 meses para o doutorado Aluno Especial por 36 meses (positivo!!!!) Trancamento da matrícula – 12 meses – impossibilitado ou alheios a sua vontade... Prorrogação de Prazo – não fixado limite (CPG) Desligamento - quest. outros critérios ??? - inclusão: se tese escrita for “não apta” Nova matrícula – pode aproveitar créditos dos 36 meses - orientador

37 Regimento PROPOSTA Nova matrícula – pode aproveitar créditos dos 36 meses – orientador Transferência de curso se a banca da qualificação “desejar” Aluno especial aprovado pelo docente responsável - não mais pela CCP (ruim) Alunos de graduação podem ser especiais – não mais só da USP (!!!)

38 TÍTULO III - Do Ensino Cap 2 - Dos Créditos e da Proficiência em Língua Estrangeira Seção 1 - Dos Créditos Mínimos exigidos Seção 2 - Dos Créditos Excedentes Seção 3 - Dos Créditos Especiais Seção 4 - Da Língua Estrangeira Cap 3 - Das Disciplinas e do Exame de Qualificação Seção 1 - Das Disciplinas Seção 2 - Dos Conceitos em Disciplinas Seção 3 - Do Exame de Qualificação Regimento

39 Distribuição dos créditos nos “EIXOS” Ampliação Créditos Especiais (Ex.: Extensão Universitária) Apoio/Disciplina de língua portuguesa e estrangeira Avaliação e Qualificação das disciplinas Exigência de Título de Doutor para organizar Disciplina Prazo para cancelamento/correção de nota em disciplina Qualificação – “...avaliar a maturidade (investigativa)...” PROPOSTA Regimento

40 PROPOSTA Número de créditos mantidos ??? --- Propostas dos eixos --- Questionar - Créditos Especiais para RDS - ??? Incluido possibilidade de exigência adicional em inglês CPG delibera sobre disciplinas Qualificação – Hoje: obrigat. Dout. / maturidade na área / pode repretir 1 x /60% Todos/ maturidade / não repetir /18 meses / transferencia / + avaliações

41 TÍTULO III - Do Ensino Cap 4 - Dos Orientadores Seção 1 - Das Normas Gerais Seção 2 - Do Credenciamento e Recred. dos Orientadores Seção 3 - Do Co-Orientador Regimento

42 Especificação da relação Orientador-Orientado Critérios técnicos-humanos para ser orientador Considerações Éticas da relação Orientador-Orientado Abdicação da orientação – direitos equiparados orientador-orientado Número máximo e prazos – orientação/co-orientação /orient. exterior Particularidades dos critérios a orientadores iniciantes Obrigatoriedade do título de doutor Critérios de Co-orientação – IC/Mest/Dout PROPOSTA Regimento

43 PROPOSTA Mantido obrigatoriedade de estar vinculado a orientador desde o início Troca de orientador mantida (???) Até 10 – podendo orientar 10- 3 co-o / proposta: Até 15 – podendo 10 ou 10 Co-orientador - (melhorou)

44 TÍTULO III - Do Ensino Cap 5 - Das Comissões Julgadoras e do Julg. das Dissertações e Teses Seção 1 - Das Dissertações e Teses Seção 2 - Das Comissões Julgadoras Seção 3 - Do Julgamento das Dissertações e Teses Regimento

45 Membros das Comissões Julgadoras (contemplado na proposta atual) Esclarecer procedimento de Depósito das Teses Correções da Tese “pré-banca” (proposta atual) e pós-banca ? Utilização de vídeo-conferência (contemplado na proposta atual) PROPOSTA Regimento

46 PROPOSTA Meio digital / idioma / vídeo-conferência / composição / parentes(!) / correções leves (Boas modificações) Formas da dissertação (!!!!) Pré avaliação escrita

47 TÍTULO IV - Da Equivalência e do Reconhecimento de Títulos Cap 1 - Da Equivalência de Títulos Cap 2 - Do Reconhecimento de Títulos TÍTULO V - Da Aplicação de Normas Regimentais e do Recurso Cap 1 - Das Normas Regimentais e Regulamentares Cap 2 - Do Recurso Regimento

48 Ampliação do Prazo de Recurso Diminuição do prazo de tramitação Elucidação da possibilidade de excepcionalidade em decisões colegiadas PROPOSTA Regimento

49 PROPOSTA

50 TÍTULO VI - DOS PROGRAMAS ESPECIAIS Cap 1 - Dos Programas Interunidades e do Mestrado Profissional Seção 1 - Dos Programas Interunidades Seção 2 - Do Mestrado Profissional Cap 2 - Dos Programas Interinstitucionais Cap 3 - Da Cooperação Internacional Seção 1 - Dos Programas Internacionais Seção 2 - Da Dupla Titulação de Teses entre a USP e Instituições Estrangeiras Regimento

51 Mestrado Profissional (2ª Grupo de trabalho do CoPGr) Programas Internacionais / Dupla titulação (Grupo de trabalho CoPGr) PROPOSTA Regimento

52 PROPOSTA

53 RECURSOS HUMANOS PARA EMPRESAS: O PAPEL DA PÓSGRADUAÇÃO PRINCÍPIOS De acordo com o último censo do IBGE, o Brasil tem 302 mil profifi ssionais com título de mestrado ou doutorado, sendo que, segundo o MEC, 136 mil (correspondendo a 45%) estão nas instituições de ensino superior. Além da concentração desses mestres e doutores nas instituições de ensino superior, cabe ressaltar ainda que é na universidade pública que se encontra a maioria dos doutores (63%). Embora a cada triênio observa-se um acréscimo de 1% na quantidade de mestres e doutores na indústria brasileira, dados do IBGE indicam que, no Brasil somente 9,1% das pessoas ocupadas nas atividades de P&D são pós-graduados, e que a maioria dos envolvidos com essas atividades são portadores de diploma de graduação (cerca de 48% segundo dados dos últimos triênios).

54 RECURSOS HUMANOS E PROGRAMAS NACIONAIS PRINCÍPIOS E RECOMENDAÇÕES Nas próximas décadas o mundo enfrentará uma série de desafios, dentre os quais podemos destacar como mais relevantes as questões que cercam a geração de distribuição de energia, produção de alimentos, uso racional e distribuição de água, a universalização da saúde, a sustentabilidade do meio ambiente e a redução dos conflitos sociais. TransportePrograma Espacial Controle de FronteirasDesequilíbrio Regional AmazôniaMar (Amazônia Azul) Justiça Segurança Pública e Criminologia

55 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES DIRETRIZES (DENTRE OUTRAS): consideração, nos diferentes programas visando ao desenvolvimento, economia, saúde e educação no Brasil, das características culturais das populações-alvo. atenção às atuais gerações de crianças e jovens, particularmente nas áreas de saúde e educação em ações voltadas para o ensino básico e superior com a participação da PG, pois dependerá dessas gerações o desempenho da economia brasileira nas próximas décadas, como membros da população em idade ativa, em um contexto de rápido crescimento, em termos absolutos e relativos, e de forte aumento da população idosa.

56 FIM

57 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA PRINCÍPIOS E RECOMENDAÇÕES Caberá então à comunidade e a todos nós decidir o que queremos, ao fim e ao cabo, pensando nas universidades humboldtianas e não-humboldianas: aprofundar a fratura do velho éthos da ciência e do intelectual, o CUDOS? (do físico britânico John Michael Ziman) Resistir ao império taylorista do boss e do cientista empreendedor, o PLACE? Voltar ao que era ou moldar algo diferente, e mesmo diferente dos dois?


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