A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Biogeografia? Prof. Raul. A Biogeografia é o estudo da repartição dos seres vivos na superfície da terra e a análise de suas causas. DE MARTONNE.

Cópias: 1
O que é Biogeografia? Aula 1 Prof. Raul. A Biogeografia é o estudo da repartição dos seres vivos na superfície da terra e a análise de suas causas. DE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Biogeografia? Prof. Raul. A Biogeografia é o estudo da repartição dos seres vivos na superfície da terra e a análise de suas causas. DE MARTONNE."— Transcrição da apresentação:

1 O que é Biogeografia? Prof. Raul

2 A Biogeografia é o estudo da repartição dos seres vivos na superfície da terra e a análise de suas causas. DE MARTONNE. E. - Biogeografia. Panorama da Geografia, Vol. II. Edições Cosmos Lisboa, A Biogeografia é a ciência que estuda a distribuição, a adaptação e expansão e a associação das plantas e dos animais. DANSERAU, Introdução à Biogeografia. Rev. Bras. de Geografia. Ano XI, no 1, pp. 1-85,1949. A Biogeografia é a ciência da repartição dos seres vivos, de suas causas e de suas modificações, cobrindo os aspectos geográficos da Biologia. LEMÉE, G. - Précis de Biogéographie. Masson et Cie., Paris, A Biogeografia estuda os organismos vivos, as plantas e os animais na superfície do globo, em sua repartição, em seu agrupamento e em suas relações com os outros elementos do mundo físico e humano. É, portanto um ramo da Geografia Física, porque ela procura descobrir, comparar e explicar as paisagens. A descrição das paisagens seria incompleta se só se pensasse nas formas de relevo, na Geomorfologia. ELHAI, H. - Biogeographie. Col. E. Armand Colin, Paris A Biogeografia estuda as interações, a organização e os processos espaciais, dando ênfase aos seres vivos, vegetais e animais - que habitam determinado local: o Biotopo - onde constituem Biocenoses. TROPPMAIR, Biogeografia e Meio Ambiente. Rio Claro

3 – Histórica – Florística/Faunística – Sociológica (fitossociologia e zoossociologia) – Fisionômica – Econômica – Regional – Médica – Evolucionária Tendências da biogeografia segundo Addler Viadana (2011)

4 Premissas da análise biogeográfica. qualquer que seja o enfoque teórico, o elemento fundamental da biogeografia é sempre a área de distribuição das espécies.. é imprescindível definir alguns conceitos básicos, como espécie, especiação, população, comunidade, habitat, nicho ecológico e biodiversidade.

5 Evolução ou criacionismo Na época em que a biogeografia começou a se desenvolver (século XVIII), até mesmo os cientistas eram extremamente religiosos e acreditavam nos preceitos bíblicos do criacionismo:. os seres vivos existentes na Terra são obra da criação divina, numa simples série de eventos;. o ato da criação teria ocorrido há poucos milhares de anos.. Todos os animais e plantas existentes hoje se espalharam a partir do ponto que a Arca de Noé atracou, depois do Grande Dilúvio.

6 Evolução ou criacionismo A descrição dos animais e plantas distribuídos pela planeta negavam os preceitos bíblicos:. Lineu, em 1735, constatou que as plantas e animais, em diferentes lugares, não possuíam características tão imutáveis quanto ele esperava.. George Buffon (1761), reconheceu que diferentes regiões do mundo continham organismos diferentes. Da mesma forma, uma mesma espécie era encontrada em lugares muito distantes.. Johann Forster (1775), percebeu que havia mais espécies de plantas próximas ao Equador e que estas diminuíam gradativamente em direção aos pólos.

7 Foram os animais ou os continentes que se movimentaram? Padrões descontínuos – deriva dos continentes

8 por que os organismos estão onde estão? –Entendimento de como as distribuições estão relacionadas à história da Terra, seus ambientes e geografias passados –Baseia-se na premissa de que a história da Terra e a vida estão intimamente conectadas

9 Tipos de dados –1. Os próprios organismos Distribuição, diversidade, filogenia, tolerâncias ecológicas, propriedades demográficas –2. História da Terra Movimentos continentais e outros eventos geológicos, mudanças climáticas ou no nível do mar, oportunidades para dispersão, fragmentação Contextos temporal e espacial Natureza e escopo da biogeografia


Carregar ppt "O que é Biogeografia? Prof. Raul. A Biogeografia é o estudo da repartição dos seres vivos na superfície da terra e a análise de suas causas. DE MARTONNE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google