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MBA GESTÃO DA PRODUÇÃO – 2010

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Apresentação em tema: "MBA GESTÃO DA PRODUÇÃO – 2010"— Transcrição da apresentação:

1 MBA GESTÃO DA PRODUÇÃO – 2010
unesp/feg/dpd MBA GESTÃO DA PRODUÇÃO – 2010 Gestão da Inovação Tecnológica Prof. Ubirajara Ferreira 1a. aula: Inovação, tecnologia, Invenção Gestão Tecnológica Empresas Inovadoras

2 Inovação Inovação é vista como algo novo, ocorre com aplicação efetiva e resultados tangíveis. Mudança está associada à inovação. Mas nem toda mudança é uma inovação! Apresentada de outra forma, inovação trata de ação (prática), para atender ou ser aplicada na atividade industrial, na sociedade, na vida, produzindo melhorias sensíveis. Mas nem toda melhoria é uma inovação! O Inovador sempre busca novas formas de fazer!

3 Inovação é o conjunto de atividades de um processo que se desenvolve desde o nascimento de uma idéia até sua comercialização, passando por: estudo do mercado, geração de idéias pesquisa básica e/ou aplicada, desenvolvimento do protótipo, ensaios, testes e pelas primeiras etapas de produção e comercialização. A inovação explora oportunidades, obrigando a empresa a adaptar-se a novas situações e exigências do mercado em que compete.

4 Tipos de inovação: de produto de processo de marketing organizacionais

5 não são inovações: interrupção reposição alteração de preço personalização mudanças sazonais regulares e mudanças cíclicas comercialização

6 Produtos melhorados Produtos inovadores Demanda do mercado Elevado risco de fracassar conhecida e previsível Rápido reconhecimento Difícil reação imitativa da e aceitação do mercado concorrência Facilmente adaptável Necessidade de política as vantagens existentes de marketing no mercado Localiza-se na atual Demanda não coincide com segmentação do mercado segmentos de mercado estabelecido

7 Invenção Invenção se refere à criação de um processo, técnica ou produto inédito (ela pode não ter uma aplicação comercial imediata nem efetiva).

8 A Inovação Tecnológica
A principal missão da tecnologia consiste em fazer com que a empresa seja viável no mercado como conseqüência de permitir- lhe satisfazer , mediante uma fabricação eficaz e eficiente, os segmentos escolhidos pela demanda.

9 Tecnologia é o conjunto de conhecimentos
científicos, de engenharia, gerenciais e/ ou empíricos que contribuem para a criação, produção, distribuição e comercialização de bens e serviços.

10 De acordo com o ponto de vista de alcance da tecnologia, ou seja,
desde  a produção até o produto final, as  tecnologias podem classificar-se em: - Tecnologia de processo Esquemas tecnológicos, balanços materiais, diagramas de fluxo, descrição do equipamento. São condições, procedimentos e formas de organização necessárias para combinar insumos, recursos humanos e capital para produzir um bem ou serviço. - Tecnologia de produto Composição, configuração, propriedades ou desenho mecânico  do produto, do mercado, condições de embalagem e armazenagem e condições de transporte e comercialização. São as normas, especificações, requisitos gerais de qualidade e apresentação do produto ou serviço. - Tecnologia de consumo Forma ou processo de utilização do produto. Responde  a determinações do produto, hábitos, tradições e outros fatores determinados pelo usuário final.

11 pode existir como uma combinação de 4 elementos:
Tecnologia, vista desde o ângulo de seus componentes materiais de conhecimento e de organização, pode existir como uma combinação de 4 elementos: Incorporadas em objetos (‘hardware’) Materiais, maquinarias, produtos etc. Incorporadas em registros (‘software’) Bases de dados, procedimentos, manuais de processos Incorporadas no homem (‘humanware’) Conhecimentos, experiências, habilidades, criatividade Incorporadas em instituições (‘orgware’) Estruturas e formas organizacionais, interações, experiência empresarial

12 Evolução do ciclo do vida da tecnologia
Rendimento Saturação Maturação Crescimento Emergência Inversão

13 Tecnologias Predominantes
Tecnologia da informação CAD/CAM Produção de robots Objetivos inteligentes Novos materiais Compostos Plásticos Biotecnologia Engenharía de fermentação Engenharía enzimática Engenharía genética Novas energías Nuclear Renovavel Poupança de energía

14 Evolução dos Sistemas Tecnológicos
Desenvolvimento de novas tecnologias que substituam as tecnologias já saturadas. Estabelecimento de uma nova rede de relações entre essas tecnologias. Descobrimento de novas aplicações Nova relação da ciência com a inovação Nova situação do mundo tecnológico com o meio natural e com a organização econômica Um Novo Sistema Tecnológico

15 Características do Sistema Tecnológico da 2a. Revolução Industrial
Relação mais forte entre a ciência e inovação Coerência do Sistema Tecnológico Novas relações entre as tecnologias em desenvolvimento Desenvolvimento da organização do trabalho

16 Saturação das tecnologias genéricas
Rendimentos decrescentes da pesquisa Crises da organização Saturação das tecnologias genéricas Diminuição da produtividade Crises com relação ao Meio Ambiente Crises da economia de escala

17 Estruturação do novo Sistema Tecnológico
Formação de malhas tecnológicas Nova lógica de conjunto Mudanças Sociais Abstração e desmaterialização Substituição da matéria e energia pela informação Estruturação do novo Sistema Tecnológico Mudança de referências Mudança de espaços Mudança da polaridade

18 Importância do Fator Tecnológico no novo paradigma sócio-econômico
Principais aspectos que caracterizam o novo paradigma Mercados quase saturados, mercado de produção de características específicas Aumento de risco empresarial Aumento da velocidade da mudança tecnológica Aparição de malhas tecnológicas Substituição de competitividade de preços por intangíveis. Desenvolvimento de estruturas de redes. Períodos de maturação pequena Especialização da economia Fatores ambientais

19 SERVIÇOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS
Gestão da tecnologia P&D INDÚSTRIA SERVIÇOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS MELHORIAS PRODUÇÃO PESQUISA ÁREA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ÁREA PRODUTIVA GESTÃO TECNOLÓGICA

20 Trasferência de Tecnologia
Gestão da Inovação Trasferência de Tecnologia Desenvolvi-mento Pesquisa Aplicada Produção Pesquisa Básica Comercia- lização Idéia

21 Gestão da Inovação Condicionantes: para que se conssigam Produtos e Processos Do modo mais rápido. No momento oportuno. Com a maior Qualidade. Ao menor Custo. Desenvolvimento Pesquisa Aplicada Transferencia de Tecnologia Produção Pesquisa Básica Comercialização Idéia

22 A Inovação Tecnológica
A principal missão da tecnologia consiste em fazer com que a empresa seja viável no mercado como conseqüência de permitir- lhe satisfazer , mediante uma fabricação eficaz e eficiente, os segmentos escolhidos pela demanda.

23 A competitividade desenvolvida depende de uma alta porcentagem do nível tecnológico alcançado e da velocidade da atuação do mesmo. Acervo tecnológico: desenvolvimento de atitudes tecnológicas endógenas e o estímulo da capacidade para inovar. Corrente Tecnológica: seleção e aquisição da tecnologia procedente do ambiente e sua posterior assimilação, adaptação e difusão.

24 Conceito de Inovação A inovação tecnológica é, antes de tudo, uma atitude, uma capacidade de melhora do próprio produto, mediante a adaptação dos processos existentes e a organização aos novos desenvolvimentos tecnológicos que lhes sejam de aplicação. Esta melhora pode ser direta e indireta. Direta: acrescenta novas qualidades aos produtos Indireta: reduz custos por meio de mudanças ou melhoria nos processos.

25 Produtos melhorados Produtos inovadores Demanda do mercado Elevado risco de fracassar conhecida e previsível Rápido reconhecimento Difícil reação imitativa da e aceitação do mercado concorrência Facilmente adaptável Necessidade de política as vantagens existentes de marketing no mercado Localiza-se na atual Demanda não coincide com segmentação do mercado segmentos de mercado estabelecido

26 MERCADO DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS
O PROCESSO INOVADOR CONCEPÇÃO TRADICIONAL CONCEPÇÃO MODERNA PESQUISA BÁSICA PESQUISA BÁSICA PESQUISA APLICADA PESQUISA APLICADA MERCADO DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS PRODUÇÃO PRODUÇÃO MERCADO CLIENTE

27 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DE UMA EMPRESA
- conservar o conhecimento tecnológico adquirido - introduzir melhoras ao seu processo produtivo - gerar e introduzir tecnologias avançadas

28 CAPACIDADES DE GESTÃO DA INOVAÇÃO
CAPTAÇÃO DIFUSÃO GESTÃO TECNOLÓGICA CONSERVAÇÃO GERAÇÃO

29 Fontes de oportunidades para a Inovação
O inesperado O incongruente As necessidades do processo As mudanças na estrutura da indústria As mudanças demográficas O surgimento de novos conhecimentos

30 Os parâmetros econômicos da inovação
Custos de P&D, produção e comercialização do produto Ingressos futuros gerados pelo novo produto Probabilidade de êxito do mercado do produto

31 Êxito e fracasso das inovações
Superioridade Técnica do produto Competência em marketing Saber-fazer tecnológico Existência de crescimentos de mercado Importância do investimento Sinergia em marketing e direção Êxito Falta de coordenação entre as áreas Ausência de cultura inovadora Falta de um sistema de vigilância tecnológica Preço elevado do produto Não existência de mercado Falta de espírito inovador Fracasso

32 AQUISIÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
PROCESSO GLOBAL DE GESTÃO TECNOLÓGICA EM ENTIDADES PRODUTIVAS E/OU DE SERVIÇOS AQUISIÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS ENGENHARIA CONSTRUÇÃO PRÉ-OPERAÇÃO EXPANSÃO DIVERSIFICAÇÃO OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO MELHORIAS

33 INOVAÇÃO a) Segundo o objeto da inovação: - Produto - Processo
- Metodologia b) Segundo o tipo de mercado: - Consumidor - Classe baixa - Classe alta c) Segundo o grau de mudança - Radical - utiliza um princípio científico novo e representa uma   ruptura  em relação  às  tecnologias anteriores. - Incremental - representa uma melhora técnica relativamente pequena, sem modificar a essência de uma tecnologia. d) Segundo o significado econômico - Básica - representa um grande impacto econômico para a empresa. - Melhoria. Sua significação econômica não é significativa.

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35 Setores de produção intensiva de escala (‘scala intensive’)
Ex.: equipamentos de transporte, eletrodomésticos, alimentício, cimento Predomina entre as grandes empresas com processos de integração vertical. Caracteriza-se pelas inovações tanto de produção como de processo e dos sistemas produtivos complexos, com fortes economias de escala tanto em produção e projeto como em P & D e redes de distribuição. Setores baseados na ciência (‘science-based’) Ex.: eletrônica, informática, farmacêutico, químico e bio-engenharia Inovações relacionadas com os novos paradigmas tecnológicos, baseadas em atividades formalizadas de P & D. Requerem fortes inversões nas instalações e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

36 As fontes de conhecimentos
para a inovação. ELEMENTOS QUE INCIDEM NO ÊXITO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. A difusão dos resultados  da   inovação tecnológica.

37 MODELO CONCEITUAL PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO NAS PMES
EMPRESA GOVERNO, ORGÃOS PÚBLICOS Sistema de Monitoramento para a Inovação, Captação e Identificação de necessidades e Oportunidades Tecnológicas CLIENTES G E S T Ã O D A I N O V A Ç Ã O SEMINÁRIO PUBLICAÇÕES PROVEDORES INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA COMPETIDORES Sistema de Geração de Conhecimentos Organização Planejamento Sistema de Utilização do Conhecimento, Apropriação e Implantação de Inovações

38 Ferramentas de Avaliação
Plano Estratégico e Inovação Plano Tecnológico Organização Ferramentas de Avaliação Aplicação de Tecnologia existente Conselho Tecnológico Estratégia Tecnológica Projeto de Inovação Próprio Balanço de Problemas Tecnológicos Mobilização de toda a Organização à Tecnologia Plano de colaboração Tecnológica conjunta: - Universidades - Centros Tecnológicos - Clientes - Fornecedores ...

39 Sistema Nacional de Inovação Tecnológica  
agentes:


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