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Gestão da Inovação Tecnológica Prof. Ubirajara Ferreira unesp/feg/dpd MBA GESTÃO DA PRODUÇÃO – 2010 1a. aula:Inovação, tecnologia,

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1 Gestão da Inovação Tecnológica Prof. Ubirajara Ferreira unesp/feg/dpd MBA GESTÃO DA PRODUÇÃO – a. aula:Inovação, tecnologia, Invenção Gestão Tecnológica Empresas Inovadoras

2 Inovação é vista como algo novo, ocorre com aplicação efetiva e resultados tangíveis. Mudança está associada à inovação. Mas nem toda mudança é uma inovação! Apresentada de outra forma, inovação trata de ação (prática), para atender ou ser aplicada na atividade industrial, na sociedade, na vida, produzindo melhorias sensíveis. Mas nem toda melhoria é uma inovação! O Inovador sempre busca novas formas de fazer! Inovação

3 Inovação é o conjunto de atividades de um processo que se desenvolve desde o nascimento de uma idéia até sua comercialização, passando por: estudo do mercado, geração de idéias pesquisa básica e/ou aplicada, desenvolvimento do protótipo, ensaios, testes e pelas primeiras etapas de produção e comercialização. A inovação explora oportunidades, obrigando a empresa a adaptar-se a novas situações e exigências do mercado em que compete.

4 Tipos de inovação: de produto de processo de marketing organizacionais

5 não são inovações: interrupção reposição alteração de preço personalização mudanças sazonais regulares e mudanças cíclicas comercialização

6 Demanda do mercado Elevado risco de fracassar conhecida e previsível Rápido reconhecimento Difícil reação imitativa da e aceitação do mercado concorrência Facilmente adaptável Necessidade de política as vantagens existentes de marketing no mercado Localiza-se na atual Demanda não coincide com segmentação do mercado segmentos de mercado estabelecido Produtos melhoradosProdutos inovadores

7 Invenção se refere à criação de um processo, técnica ou produto inédito (ela pode não ter uma aplicação comercial imediata nem efetiva). Invenção

8 A Inovação Tecnológica A principal missão da tecnologia consiste em fazer com que a empresa seja viável no mercado como conseqüência de permitir- lhe satisfazer, mediante uma fabricação eficaz e eficiente, os segmentos escolhidos pela demanda.

9 Tecnologia é o conjunto de conhecimentos científicos, de engenharia, gerenciais e/ ou empíricos que contribuem para a criação, produção, distribuição e comercialização de bens e serviços.

10 De acordo com o ponto de vista de alcance da tecnologia, ou seja, desde a produção até o produto final, as tecnologias podem classificar-se em: - Tecnologia de processo Esquemas tecnológicos, balanços materiais, diagramas de fluxo, descrição do equipamento. São condições, procedimentos e formas de organização necessárias para combinar insumos, recursos humanos e capital para produzir um bem ou serviço. - Tecnologia de produto Composição, configuração, propriedades ou desenho mecânico do produto, do mercado, condições de embalagem e armazenagem e condições de transporte e comercialização. São as normas, especificações, requisitos gerais de qualidade e apresentação do produto ou serviço. - Tecnologia de consumo Forma ou processo de utilização do produto. Responde a determinações do produto, hábitos, tradições e outros fatores determinados pelo usuário final.

11 Tecnologia, vista desde o ângulo de seus componentes materiais de conhecimento e de organização, pode existir como uma combinação de 4 elementos: Incorporadas em objetos (hardware) Materiais, maquinarias, produtos etc. Incorporadas em registros (software) Bases de dados, procedimentos, manuais de processos Incorporadas no homem (humanware) Conhecimentos, experiências, habilidades, criatividade Incorporadas em instituições (orgware) Estruturas e formas organizacionais, interações, experiência empresarial

12 Crescimento Saturação Emergência Maturação Inversão Rendimento Evolução do ciclo do vida da tecnologia

13 Tecnologias Predominantes Tecnologia da informação CAD/CAM Produção de robots Objetivos inteligentes Novos materiais Compostos Plásticos Biotecnologia Engenharía de fermentação Engenharía enzimática Engenharía genética Novas energías Nuclear Renovavel Poupança de energía

14 Evolução dos Sistemas Tecnológicos Um Novo Sistema Tecnológico Desenvolvimento de novas tecnologias que substituam as tecnologias já saturadas. Estabelecimento de uma nova rede de relações entre essas tecnologias. Descobrimento de novas aplicações Nova relação da ciência com a inovação Nova situação do mundo tecnológico com o meio natural e com a organização econômica

15 Características do Sistema Tecnológico da 2a. Revolução Industrial Coerência do Sistema Tecnológico Relação mais forte entre a ciência e inovação Novas relações entre as tecnologias em desenvolvimento Desenvolvimento da organização do trabalho

16 Saturação das tecnologias genéricas Rendimentos decrescentes da pesquisa Diminuição da produtividade Crises da economia de escala Crises com relação ao Meio Ambiente Crises da organização

17 Estruturação do novo Sistema Tecnológico Formação de malhas tecnológicas Nova lógica de conjunto Mudanças Sociais Abstração e desmaterialização Substituição da matéria e energia pela informação Mudança de referências Mudança de espaços Mudança da polaridade

18 Importância do Fator Tecnológico no novo paradigma sócio-econômico Principais aspectos que caracterizam o novo paradigma Mercados quase saturados, mercado de produção de características específicas Aumento de risco empresarial Aumento da velocidade da mudança tecnológica Aparição de malhas tecnológicas Substituição de competitividade de preços por intangíveis. Desenvolvimento de estruturas de redes. Períodos de maturação pequena Especialização da economia Fatores ambientais

19 PESQUISA SERVIÇOS TÉCNICO- CIENTÍFICOS MELHORIAS PRODUÇÃO P&DINDÚSTRIA ÁREA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ÁREA PRODUTIVA GESTÃO TECNOLÓGICA Gestão da tecnologia

20 Gestão da Inovação Idéia Pesquisa Básica Pesquisa Aplicada Desenvolvi- mento Trasferência de Tecnologia Produção Comercia- lização

21 Gestão da Inovação Comercialização Idéia Transferencia de Tecnologia Pesquisa Básica Pesquisa Aplicada Desenvolvimento Produção Condicionantes: Condicionantes: para que se conssigam Produtos e Processos –Do modo mais rápido. –No momento oportuno. –Com a maior Qualidade. –Ao menor Custo.

22 A Inovação Tecnológica A principal missão da tecnologia consiste em fazer com que a empresa seja viável no mercado como conseqüência de permitir- lhe satisfazer, mediante uma fabricação eficaz e eficiente, os segmentos escolhidos pela demanda.

23 A competitividade desenvolvida depende de uma alta porcentagem do nível tecnológico alcançado e da velocidade da atuação do mesmo. Acervo tecnológico: desenvolvimento de atitudes tecnológicas endógenas e o estímulo da capacidade para inovar. Corrente Tecnológica: seleção e aquisição da tecnologia procedente do ambiente e sua posterior assimilação, adaptação e difusão.

24 Conceito de Inovação A inovação tecnológica é, antes de tudo, uma atitude, uma capacidade de melhora do próprio produto, mediante a adaptação dos processos existentes e a organização aos novos desenvolvimentos tecnológicos que lhes sejam de aplicação. Esta melhora pode ser direta e indireta. Direta: acrescenta novas qualidades aos produtos Indireta:reduz custos por meio de mudanças ou melhoria nos processos.

25 Demanda do mercado Elevado risco de fracassar conhecida e previsível Rápido reconhecimento Difícil reação imitativa da e aceitação do mercado concorrência Facilmente adaptável Necessidade de política as vantagens existentes de marketing no mercado Localiza-se na atual Demanda não coincide com segmentação do mercado segmentos de mercado estabelecido Produtos melhoradosProdutos inovadores

26 CONCEPÇÃO TRADICIONAL PESQUISA BÁSICA PESQUISA APLICADA PRODUÇÃO MERCADO CONCEPÇÃO MODERNA PESQUISA BÁSICA PESQUISA APLICADA PRODUÇÃO CLIENTE MERCADO DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS O PROCESSO INOVADOR

27 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DE UMA EMPRESA - conservar o conhecimento tecnológico adquirido - introduzir melhoras ao seu processo produtivo - gerar e introduzir tecnologias avançadas

28 CAPTAÇÃO CONSERVAÇÃO GERAÇÃO DIFUSÃO GESTÃO TECNOLÓGICA CAPACIDADES DE GESTÃO DA INOVAÇÃO

29 Fontes de oportunidades para a Inovação O inesperado O incongruente As necessidades do processo As mudanças na estrutura da indústria As mudanças demográficas O surgimento de novos conhecimentos

30 Os parâmetros econômicos da inovação Custos de P&D, produção e comercialização do produto Ingressos futuros gerados pelo novo produto Probabilidade de êxito do mercado do produto

31 Êxito e fracasso das inovações Êxito Fracasso Superioridade Técnica do produto Competência em marketing Saber-fazer tecnológico Existência de crescimentos de mercado Importância do investimento Sinergia em marketing e direção Falta de coordenação entre as áreas Ausência de cultura inovadora Falta de um sistema de vigilância tecnológica Preço elevado do produto Não existência de mercado Falta de espírito inovador

32 AQUISIÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS EXPANSÃO DIVERSIFICAÇÃO OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO ENGENHARIA CONSTRUÇÃO PRÉ-OPERAÇÃO MELHORIAS PROCESSO GLOBAL DE GESTÃO TECNOLÓGICA EM ENTIDADES PRODUTIVAS E/OU DE SERVIÇOS

33 a) Segundo o objeto da inovação: - Produto - Processo - Metodologia b) Segundo o tipo de mercado: - Consumidor - Classe baixa - Classe alta c) Segundo o grau de mudança - Radical - utiliza um princípio científico novo e representa uma ruptura em relação às tecnologias anteriores. - Incremental - representa uma melhora técnica relativamente pequena, sem modificar a essência de uma tecnologia. d) Segundo o significado econômico - Básica - representa um grande impacto econômico para a empresa. - Melhoria. Sua significação econômica não é significativa. INOVAÇÃO

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35 Ex.: equipamentos de transporte, eletrodomésticos, alimentício, cimento Predomina entre as grandes empresas com processos de integração vertical. Caracteriza-se pelas inovações tanto de produção como de processo e dos sistemas produtivos complexos, com fortes economias de escala tanto em produção e projeto como em P & D e redes de distribuição. Setores baseados na ciência (science-based) Ex.: eletrônica, informática, farmacêutico, químico e bio-engenharia Inovações relacionadas com os novos paradigmas tecnológicos, baseadas em atividades formalizadas de P & D. Requerem fortes inversões nas instalações e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Setores de produção intensiva de escala (scala intensive)

36 ELEMENTOS QUE INCIDEM NO ÊXITO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. As fontes de conhecimentos para a inovação. A difusão dos resultados da inovação tecnológica.

37 PROVEDORES COMPETIDORES Sistema de Monitoramento para a Inovação, Captação e Identificação de necessidades e Oportunidades Tecnológicas Sistema de Geração de Conhecimentos Organização Planejamento Sistema de Utilização do Conhecimento, Apropriação e Implantação de Inovações G E S T Ã O D A I N O V A Ç Ã O CLIENTES GOVERNO, ORGÃOS PÚBLICOS SEMINÁRIO PUBLICAÇÕES INFRA- ESTRUTURA TECNOLÓGICA MODELO CONCEITUAL PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO NAS PMES EMPRESA

38 Estratégia Tecnológica Balanço de Problemas Tecnológicos Plano Estratégico e Inovação Ferramentas de Avaliação Plano Tecnológico Aplicação de Tecnologia existente Projeto de Inovação Próprio Plano de colaboração Tecnológica conjunta: - Universidades - Centros Tecnológicos - Clientes - Fornecedores... Organização Conselho Tecnológico Mobilização de toda a Organização à Tecnologia

39 Sistema Nacional de Inovação Tecnológica agentes:


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