A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA 1- Considerações Iniciais Raio de Luz São linhas orientadas que representam, graficamente, a direção e o sentido de propagação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA 1- Considerações Iniciais Raio de Luz São linhas orientadas que representam, graficamente, a direção e o sentido de propagação."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA 1- Considerações Iniciais Raio de Luz São linhas orientadas que representam, graficamente, a direção e o sentido de propagação da Luz.

2

3 FEIXES DE LUZ

4 FONTES Corpos Luminosos(Fontes Primárias) Corpos que emitem a luz que produzem. Ex: Sol, Estrelas, Vela acesa, etc... Corpo Iluminado(Fontes Secundárias) Corpo que reenvia para o espaço a luz que recebe de outros corpos. Ex: Lua, Lápis, Cadeira, etc...

5 FONTES PUNTUAL E EXTENSAS 1- Fontes Pontual ou Puntiforme Em forma de ponta (suas dimensões podem ser desprezadas em confronto com as distâncias que a separam de outros corpos). 2- Fontes Extensas Suas dimensões não podem ser desprezadas

6 LUZ DA FONTE 1- Simples ou Monocromática De uma só cor Ex: Luz amarela emitida por lâmpadas de vapor de sódio. 2- Composta ou policromática Que resulta da superposição de luzes de cores diferentes. Ex: Luz do Sol.

7 MEIOS TRANSPARENTES, TRANSLÚCIDOS E OPACOS

8 FENÔMENOS ÓPTICOS 1- Reflexão Regular

9 FENÔMENOS ÓPTICOS 2- Reflexão Difusa

10 FENÔMENOS ÓPTICOS 3- Refração da Luz

11 FENÔMENOS ÓPTICOS 4- Absorção da Luz

12 COR DE UM CORPO POR REFLEXÃO

13 PRINCÍPIO DA PROPAGAÇÃO RETILÍNEA DA LUZ

14

15

16

17 EXEMPLOS 1- Um muro de 2 m de altura produz uma sombra de 60 cm. No mesmo instante, um prédio produz uma sombra de 15 m. determine a altura do prédio. 2- Um observador nota que um edifício projeta no solo uma sombra de 30 m de comprimento no instante em que uma haste vertical de 50 cm de altura projeta no solo uma sombra de comprimento 0,80 m. Determine a altura do edifício.

18 SOMBRA E PENUMBRA

19

20 CÂMARA ESCURA

21 ECLIPSES

22 PRICÍPIO DA REVERSIBILIDADE DOS RAIOS DE LUZ

23 PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA DOS RAIOS LUMINOSOS

24 LEIS DA REFLEXÃO E ESPELHOS PALNOS


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA 1- Considerações Iniciais Raio de Luz São linhas orientadas que representam, graficamente, a direção e o sentido de propagação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google