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UM MODELO DE AVALIAÇÃO PARA DISCIPLINAS QUE ADOTAM TRABALHOS EM GRUPOS

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Apresentação em tema: "UM MODELO DE AVALIAÇÃO PARA DISCIPLINAS QUE ADOTAM TRABALHOS EM GRUPOS"— Transcrição da apresentação:

1 UM MODELO DE AVALIAÇÃO PARA DISCIPLINAS QUE ADOTAM TRABALHOS EM GRUPOS
Valério A. P. Salomon Fernando A. S. Marins Universidade Estadual Paulista (UNESP) Guaratinguetá – SP Este trabalho foi apoiado pela Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, Processo 00762/05-DFP

2 Sumário da Apresentação
1 – Introdução 2 – Modelo Proposto 3 – Exemplos de Aplicação 4 – Conclusões

3 1 – Introdução Disciplinas que envolvem cálculos (ex.: Planejamento e Controle da Produção) X Conteúdo que não incluem técnicas matemáticas (ex.: Gestão da Qualidade) Abordagem de avaliação Tecnológica Abordagem de avaliação Humanista Provas ou testes individuais Trabalhos em grupo, Participação nas aulas

4 1 – Introdução Avaliação Humanista Motivação dos alunos Subjetividade
Avaliação por pares Função Utilidade

5 2 – Modelo Proposto Abordagem humanista de avaliação
apresentação em grupos Modelagem matemática do problema pijk  nota atribuída pelo aluno aij ao grupo Gk Escala de notas

6 Tabela 1 – Escala de notas para a apresentação dos grupos

7 Figura 1 – Matriz de avaliação por pares

8 Equações Nota do grupo Gk Desvio absoluto entre a nota
do Gk e a nota atribuída por aij Desvio absoluto acumulado para as notas atribuídas por aij

9 Utilidade do desvio absoluto acumulado
s S sij uij 10 Menor valor de desvio absoluto acumulado Soma das notas dos grupos

10 Nota individual (xij) xij = (gi + uij) / 2
aluno que cometer menos erros de avaliação: uij = 10 aluno que faltar todas as apresentações: uij = 0 demais alunos: uij proporcionais aos sij

11 3 – Exemplos de Aplicação
Informação comum Duas turmas com cerca de 30 alunos cada Dois dias de apresentação para cada turma Modelo apresentado na aula inicial das disciplinas e reapresentado no 1o dia de apresentação Um formulário contendo a Tabela 1 foi entregue a cada aluno, recolhido no final do 1o dia e devolvido no 2o dia

12 Exemplo 1 - disciplina de graduação
Plano de ensino: seis trabalhos 1o trabalho: análise da organização de uma empresa específica 31 alunos: 5 grupos com 5 alunos e 1 grupo com 6 alunos. G1, G2 e G3 apresentaram no 1o dia.

13 Matriz de avaliação por pares (Exemplo 1)

14 Matriz de desvios absolutos (Exemplo 1)

15 Utilidade do desvio absoluto acumulado (Exemplo 1)
1, ,9 sij uij 10

16 Tabela 2 - Notas (grupos e alunos, Exemplo 1)
x12, x13 e x14 < 7,0 a12, a13 e a14 devem recuperar nota em outros trabalhos

17 4 – Conclusões Modelo Proposto = Escala de Notas + Função Utilidade + Avaliação por Pares Escala de Notas  nota de aprovação  7,0 pontos  instituição Aplicação do modelo em disciplinas com notas de aprovação diferentes (ex.:  5,0 ou MUITO BOM, BOM e REGULAR )  tema para novos trabalhos  fuzzy sets (SHIMIZU, 2000) pode ser útil


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