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UM MODELO DE AVALIAÇÃO PARA DISCIPLINAS QUE ADOTAM TRABALHOS EM GRUPOS Valério A. P. Salomon Fernando A. S. Marins Universidade Estadual Paulista (UNESP)

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Apresentação em tema: "UM MODELO DE AVALIAÇÃO PARA DISCIPLINAS QUE ADOTAM TRABALHOS EM GRUPOS Valério A. P. Salomon Fernando A. S. Marins Universidade Estadual Paulista (UNESP)"— Transcrição da apresentação:

1 UM MODELO DE AVALIAÇÃO PARA DISCIPLINAS QUE ADOTAM TRABALHOS EM GRUPOS Valério A. P. Salomon Fernando A. S. Marins Universidade Estadual Paulista (UNESP) Guaratinguetá – SP Este trabalho foi apoiado pela Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, Processo 00762/05-DFP

2 Sumário da Apresentação 1 – Introdução 2 – Modelo Proposto 3 – Exemplos de Aplicação 4 – Conclusões

3 1 – Introdução Disciplinas que envolvem cálculos (ex.: Planejamento e Controle da Produção) X Conteúdo que não incluem técnicas matemáticas (ex.: Gestão da Qualidade) Abordagem de avaliação Tecnológica Abordagem de avaliação Humanista Provas ou testes individuais Trabalhos em grupo, Participação nas aulas

4 1 – Introdução Avaliação Humanista Motivação dos alunos SubjetividadeAvaliação por pares Função Utilidade

5 2 – Modelo Proposto Abordagem humanista de avaliação apresentação em grupos Modelagem matemática do problema p ijk nota atribuída pelo aluno a ij ao grupo G k Escala de notas

6 Tabela 1 – Escala de notas para a apresentação dos grupos

7 Figura 1 – Matriz de avaliação por pares

8 Equações Nota do grupo G k Desvio absoluto entre a nota do G k e a nota atribuída por a ij Desvio absoluto acumulado para as notas atribuídas por a ij

9 Utilidade do desvio absoluto acumulado s S s ij u ij 10 0 Menor valor de desvio absoluto acumulado Soma das notas dos grupos

10 Nota individual (x ij ) x ij = (g i + u ij ) / 2 aluno que cometer menos erros de avaliação: u ij = 10 aluno que faltar todas as apresentações: u ij = 0 demais alunos: u ij proporcionais aos s ij

11 3 – Exemplos de Aplicação Informação comum Duas turmas com cerca de 30 alunos cada Dois dias de apresentação para cada turma Modelo apresentado na aula inicial das disciplinas e reapresentado no 1 o dia de apresentação Um formulário contendo a Tabela 1 foi entregue a cada aluno, recolhido no final do 1 o dia e devolvido no 2 o dia

12 Exemplo 1 - disciplina de graduação Plano de ensino: seis trabalhos 1 o trabalho: análise da organização de uma empresa específica 31 alunos: 5 grupos com 5 alunos e 1 grupo com 6 alunos. G 1, G 2 e G 3 apresentaram no 1 o dia.

13 Matriz de avaliação por pares (Exemplo 1)

14 Matriz de desvios absolutos (Exemplo 1)

15 Utilidade do desvio absoluto acumulado (Exemplo 1) 1,2 48,9 s ij u ij 10 0

16 Tabela 2 - Notas (grupos e alunos, Exemplo 1) x 12, x 13 e x 14 < 7,0 a 12, a 13 e a 14 devem recuperar nota em outros trabalhos

17 4 – Conclusões Modelo Proposto = Escala de Notas + Função Utilidade + Avaliação por Pares Escala de Notas nota de aprovação 7,0 pontos instituição Aplicação do modelo em disciplinas com notas de aprovação diferentes (ex.: 5,0 ou MUITO BOM, BOM e REGULAR ) tema para novos trabalhos fuzzy sets (SHIMIZU, 2000) pode ser útil


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