A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO GERAL – SOCIOFILOS 1. 1. O Produto Interno Bruto (PIB) mede toda a riqueza produzida por um país durante o período de doze meses. Atualmente o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO GERAL – SOCIOFILOS 1. 1. O Produto Interno Bruto (PIB) mede toda a riqueza produzida por um país durante o período de doze meses. Atualmente o."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO GERAL – SOCIOFILOS O Produto Interno Bruto (PIB) mede toda a riqueza produzida por um país durante o período de doze meses. Atualmente o Brasil ocupa a sexta posição mundial, segundo este critério, no entanto, a desigualdade social em nosso país, ainda é uma das mais altas do mundo. Um índice alternativo que mede o desenvolvimento humano, o IDH, coloca o Brasil na 84ª posição mundial, o que é altamente preocupante, pois evidencia o grau da má distribuição de renda. Quanto a este último aspecto, o Estado brasileiro vive um caso curioso. Apesar de ser um dos campeões da desigualdade, o Brasil tem, ao mesmo tempo, a maior mobilidade social, permitindo a ascensão social de grande parte de sua população. Este fenômeno recebeu, entre os pesquisadores, o nome de paradoxo brasileiro. Coisa bem nossa...

2 O BRASIL E A OCDE A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) levou à web, nesta terça (22 de maio 12), a segunda edição do índice batizado de viver melhor. Mede o grau de desenvolvimento dos países com ênfase no bem-estar das pessoas.viver melhor Incluído na pesquisa pela primeira vez, o Brasil ocupa a 33a posição num ranking de 36 países. Está à frente apenas da Turquia, México e Chile.

3 A formação do índice da OCDE leva em conta 11 quesitos. Num deles, satisfação pessoal, o Brasil aparece especialmente bem posto. Numa escala de zero a dez, a taxa de satisfação dos brasileiros com a vida é, na média, de 6,8. Um índice ligeiramente superior à média de 6,7 captada nos países membros da OCDE. A formação do índice da OCDE leva em conta 11 quesitos. Num deles, satisfação pessoal, o Brasil aparece especialmente bem posto. Numa escala de zero a dez, a taxa de satisfação dos brasileiros com a vida é, na média, de 6,8. Um índice ligeiramente superior à média de 6,7 captada nos países membros da OCDE.Brasil Em matéria de felicidade, o Brasil está à frente de nações como Alemanha (índice médio de 6,7), Chile (6,6), Espanha (6,5), Itália (6,1), Japão (6,1), Grécia (5,4), Rússia (5,3) e Portugal (5,2). Perde por pouco para Reino Unido (6,9), França (7) e EUA (7). E fica bem atrás de Dinamarca (7,8), Noruega (7,6) e Suécia (7,5) Em matéria de felicidade, o Brasil está à frente de nações como Alemanha (índice médio de 6,7), Chile (6,6), Espanha (6,5), Itália (6,1), Japão (6,1), Grécia (5,4), Rússia (5,3) e Portugal (5,2). Perde por pouco para Reino Unido (6,9), França (7) e EUA (7). E fica bem atrás de Dinamarca (7,8), Noruega (7,6) e Suécia (7,5)

4 1. O BRASIL E A REDEMOCRATIZAÇÃO 2.O Brasil saiu de um regime de força após vinte e um anos ( ). A redemocratização foi antecedida de forte pressão popular e política que resultou na votação de uma lei de pacificação nacional aprovada em agosto de 1979 e que perdoava os excessos cometidos pelos dois lados: o governo e a oposição. A Lei da Anistia permitiu a volta do país à normalidade democrática. Entretanto, neste ano, o governo criou a chamada Comissão da Verdade a fim de esclarecer fortes violações aos direitos humanos ocorridos no período de 1946 até Esta comissão composta por sete membros tem dois anos para apresentar os resultados de sua investigação.

5 O ESTADO NACIONAL E O PACTO SOCIAL O ESTADO NACIONAL E O PACTO SOCIAL 1.O Estado Nacional foi fruto do que se denominou chamar de pacto ou contrato social, ou seja, um acordo onde as pessoas cediam parte de seus poderes a uma pessoa ou grupo de pessoas, daí surgia o Estado Moderno e a noção de cidadania, ou seja, o indivíduo ganha o status de co-participante do poder, com direitos e deveres diante do Estado. No século XVII, Montesquieu a fim de possibilitar o equilíbrio do poder, propôs a tripartição do mesmo em executivo, legislativo e judiciário.

6 O BRASIL E A HIPERTROFIA DO EXECUTIVO O BRASIL E A HIPERTROFIA DO EXECUTIVO 1. O Estado brasileiro tem se caracterizado por uma hipertrofia do executivo, isto é, uma concentração demasiada do poder por parte do governo (poder executivo) que intervém no legislativo através de medidas provisórias e detém ainda forte influência no judiciário pela indicação dos onze juízes do STF (Supremo Tribunal Federal).

7 O SUPREMO E AS COTAS RACIAIS O SUPREMO E AS COTAS RACIAIS 1. O STF julgou um recurso impetrado pelo DEM no qual julgou que as cotas raciais são constitucionais podendo ser utilizadas como acesso as Universidades Federais que desejem utilizar este processo em suas seleções. A votação encerra um longo processo, muitas vezes radicalizado, em torno desta questão. O fato, juridicamente encerrado, no entanto, ainda vai dá muita discussão...

8 OS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS OS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS 1. Os partidos brasileiros somam mais de duas dezenas, no entanto, apenas quatro partidos têm uma representação mais significativa na distribuição do poder. Atualmente, dois deles, o PT e o PMDB estão no poder, e dois outros, o PSDB e o DEM fazem oposição ao governo. Os demais partidos gravitam em torno destes principais com os quais, na maioria das vezes, fazem coligações e alianças.

9 ANTÔNIO GRAMSCI E O BRASIL ANTÔNIO GRAMSCI E O BRASIL 1. Antônio Gramsci, pensador italiano, de certa forma reinterpreta o pensamento de Karl Marx. Ele defende que o poder deve ser conquistado através do trabalho levado a efeito no campo cultural quebrando assim o paradigma marxista da tomada violenta do poder através da revolução. Gramsci, muito estudado no Brasil, tem forte influencia no setor educacional nacional com temas como a alienação, hegemonia, consenso, etc.


Carregar ppt "REVISÃO GERAL – SOCIOFILOS 1. 1. O Produto Interno Bruto (PIB) mede toda a riqueza produzida por um país durante o período de doze meses. Atualmente o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google