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Gestão de Fornecedores

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Apresentação em tema: "Gestão de Fornecedores"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Fornecedores

2 O modelo proposto é composto por um conjunto de 10 passos
Mapear Processo 1 Identificar Interfaces 2 Definir Impactos 3 Definir Indicadores Preliminares 4 Avaliar Releväncia 5 Avaliar Dificuldade Medição 6 Qualificar Indicadores 7 8 Calcular Desempenho 9 Definir Sistema Conseqüência 10 Definir Metas

3 Passo 1: Mapear o Processo
Objetivo Definir as atividades do processo de fornecimento Ação principal Mapeamento de todas as atividades do processo Depende das características do processo e do resultado esperado.

4 Passo 1: Mapear o Processo
Objetivo Definir as atividades do processo de fornecimento Ação principal – Fornecimento de matéria-prima Atividade 1 – Transporte da matéria-prima para o cliente Atividade 2 – Recebimento da matéria-prima Atividade 3 – Descarga da matéria-prima no armazém Atividade 4 – Entrega da matéria-prima no centro produtivo

5 Passo 1: Mapear o Processo
ATIVIDADES DO ESCOPO DE ATUAÇÃO DO FORNECEDOR Atividade 1 Atividade 2 Atividade 3 Atividade 4 Atividade N INTERFACES IMPACTO INDICADOR

6 Passo 2: Identificar Interfaces
Identificar as áreas da empresa que são afetadas pelo desempenho do fornecedor em cada uma das atividades mapeadas Objetivo Principal Ação Levantamento das interfaces Implica em identificar as áreas que são afetadas diretamente pela atuação do fornecedor Quais são as áreas que possuem interfaces com o fornecedor? Comercial Produção Controle de Qualidade Financeiro Planejamento Logística ...

7 Passo 2: Identificar Interfaces
ATIVIDADES DO ESCOPO DE ATUAÇÃO DO FORNECEDOR ATIVIDADE 1 ATIVIDADE 2 ATIVIDADE 3 ATIVIDADE 4 ATIVIDADE N Fiscal Comercial Segurança Controle Qualidade Logística Produção ... INTERFACES IMPACTO INDICADOR

8 Passo 3: Definir os impactos nas áreas de interface
Como o desempenho do fornecedor pode afetar cada uma das áreas de interface identificadas? Objetivo Principal Ação Pesquisa Qualitativa Realizar entrevista com as diversas áreas de interface. Listar o maior número possível de impactos

9 Passo 3: Definir os impactos nas áreas de Interface
AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO DESEMPENHO DO FORNECEDOR EXEMPLO: FORNECIMENTO DE MATÉRIA-PRIMA Excessivo tempo de descarregamento Recebimento de material incorreto Acidentes FORNECIMENTO MATÉRIA-PRIMA Documentação fiscal incorreta Veículos inadequados Capacidade inadequada do veículo

10 Passo 3: Definir os impactos nas áreas de interface
MACRO ATIVIDADES DO ESCOPO DE ATUAÇÃO DO FORNECEDOR Atividade 1 Atividade 2 Atividade 3 Atividade 4 Atividade N Fiscal Comercial Segurança Controle Qualidade Logística Produção ... INTERFACES Documentação fiscal incorreta Capacidade inadequada do veículo Acidentes Recebimento material incorreto Recebimento material incorreto Excessivo tempo descarga Veículo inadequado IMPACTO INDICADOR

11 Passo 4: Definir os indicadores de desempenho
- Definir indicadores de desempenho para cada tipo de impacto identificado - Estabelecer a forma de obtenção Objetivo Principais Ações Definição dos indicadores de desempenho Para cada tipo de impacto definir um indicador de desempenho Estabelecimento da forma de obtenção Consiste em definir como o indicador será medido ... sistema ou apontamento?

12 Passo 3: Definir os indicadores preliminares
MACRO ATIVIDADES DO ESCOPO DE ATUAÇÃO DO FORNECEDOR Atividade 1 Atividade 2 Atividade 3 Atividade 4 Atividade N Fiscal Comercial Segurança Controle Qualidade Logística Produção ... INTERFACES Documentação fiscal incorretos Capacidade inadequada dos veículos Acidentes Recebimento material incorreto Acidentes Recebimento material incorreto Excessivo tempo carga / descarga Veículos inadequados IMPACTO KPI 1 KPI 2 KPI 3 KPI 4 INDICADOR

13 Passo 5: Avaliar a relevância do indicador
Identificar a relevância de cada indicador de desempenho a partir da análise da sua contribuição para a estratégia da empresa. Objetivo Principais Atividades Levantamento da estratégia da empresa Análise da estratégia e compreensão dos aspectos mais relevantes para os clientes. Análise da contribuição do indicador para a estratégia da empresa Indicadores de Desempenho KPI 1 KPI 2 KPI 3 Atividade A1 A2 A3 Contribuição (Alta, Média e Baixa) Alta Média Baixa

14 Passo 6: Avaliar dificuldade de medição do indicador
Objetivo Identificar a dificuldade de medição de cada indicador de desempenho Principais Atividades Identificação das variáveis relacionadas à dificuldade de medição Para cada indicador de desempenho, deverão ser levantadas sua forma de obtenção e estimativa da frequência necessária de atualização das informações. As formas de obtenção podem ser divididas em: Informação obtida diretamente dos sistemas Informação obtida através de apontamentos

15 Passo 6: Avaliar dificuldade de medição do indicador
Objetivo Identificar a dificuldade de medição de cada indicador de desempenho Principais Atividades Avaliação da dificuldade de medição Para cada elemento do indicador de desempenho.... Baixa Alta Média/Alta Frequência de Atualização Baixa Média Baixa Sistema Apontamento Forma de Obtenção

16 Passo 7: Qualificar os indicadores de desempenho
Qualificar os indicadores de desempenho a partir da análise da sua relevância e dificuldade de medição Objetivo Principais Atividades Geração da Matriz Indicadores 1 KPI 1 2 KPI 2 3 KPI 3 4 KPI 4 n KPI n KPI’s Alta Prioridade KPI’s Média Prioridade Alta Relevância do Indicador Média KPI’s Baixa Prioridade Baixa Baixa Média Alta Dificuldade de Medição

17 Passo 7: Qualificar os indicadores de desempenho
Geração da Matriz Indicadores 1 KPI 1 2 KPI 2 3 KPI 3 4 KPI 4 n KPI n Alta 3 n Relevância do Indicador 1 4 Média 2 Baixa Baixa Média Alta Dificuldade de Medição

18 Passo 8: Definir metas para cada indicador
Principais Atividades Definição de metas de desempenho Deverá ser baseada na análise do desempenho histórico do indicador, na análise subjetiva do seu resultado ou na realização de benchmarking. É importante que as metas sejam definidas de comum acordo com o fornecedor. Gerenciar as metas É aconselhável a existência de um sistema de controle que indique a necessidade de revisão das metas ou a análise de soluções alternativas com o fornecedor.

19 Desempenho do fornecedor = ∑ pontuação x peso
Passo 9: Calcular o índice de desempenho do fornecedor (Com base na análise do conjunto de indicadores) INDICADOR META PONTUAÇÃO PESO KP1 M1 1 ~ 5 1 ~ 10 KPI 2 M2 1 ~ 5 1 ~ 10 Desempenho do fornecedor = ∑ pontuação x peso KPI3 M3 1 ~ 5 1 ~ 10 KPI 4 M4 1 ~ 5 1 ~ 10 KPI´n Mn 1 ~ 5 1 ~ 10

20 Pontuação Sugestão: variar a pontuação de 1 a 5, com os limites definidos por: 1 P Desvio superior ao máximo aceitável 2 P Valor dentro do desvio máximo aceitável 3 P Desempenho conforme a meta 4 P Desempenho melhor do que a meta 5 P Desempenho melhor do que a meta em períodos consecutivos

21 Passo 10: Definir sistema de conseqüência
Objetivo Definir o sistema de conseqüências relacionado à avaliação. EXEMPLO DE REGRA DE BONIFICAÇÃO E PENALIZAÇÃO EM FUNÇÃO DO DESEMPENHO Desempenho Regular Multa No caso de reincidência sistemática, rescisão do contrato. Desempenho Ruim Desempenho Excelente Bônus no faturamento IDF


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