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Prof. Marins 1 Localização de Facilidades Prof. Fernando Augusto Silva Marins

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Apresentação em tema: "Prof. Marins 1 Localização de Facilidades Prof. Fernando Augusto Silva Marins"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Marins 1 Localização de Facilidades Prof. Fernando Augusto Silva Marins

2 Prof. Marins 2 Sumário 1.Abordagens Gerais 2.Definições 3.Fatores Determinantes 4.Clusters 5.Métodos Quantitativos de Localização Industrial

3 Prof. Marins 3 Determine as Estratégias: (a) Fatores dominantes de localização (b) Ênfase nos produtos/mercados (c) Competências da empresa (d) Orientação ao risco Defina as necessidades: (a) Tamanho da empresa; (b) Objetivos (c) Nichos de mercado (d) Número/tamanho de fábricas/ depósitos Procura por região viável Desenvolva alternativas de localização Avalie as alternativas de localização Selecione local específico Abordagens Gerais

4 Prof. Marins 4 Capacidade Empresas Industriais e de Serviços EMPRESAINSUMOS MEDIDA DA CAPACIDADE VOLUME DE PRODUÇÃO Fábrica de refrigerantesHoras.máq. disponíveisNúm. de unidades/ano Hotel Leitos disponíveisNúm. de hóspedes/dia Cinema Número de assentos Núm. de espectadores/ semana Fábrica de cimentoVol. do forno de clinquerToneladas/dia Empresa de transportes Número de poltronasNúm. de passageiros/ano Usina hidroelétrica Tamanho das turbinas Potência gerada (MW) LojaÁrea da lojaVendas/mês Escola Número de alunosNúm. de formados/ano

5 Prof. Marins 5 Opções de Localização quando capacidade adicional é necessária: Não fazer nada: ajuste interno. Expandir a atual instalação. Adicionar nova fábrica. Fechar a instalação existente e mudar-se para outra maior.

6 Prof. Marins 6 Etapas: Determinação da Demanda Determinação da Capacidade a instalar Identificar e avaliar as alternativas Seleção da alternativa mais adequada

7 Prof. Marins 7 ANO12345 PRODUTO (unidades) ANO CAPACIDADE MÁXIMA CAPACIDADE MÍNIMA Precisão da estimativa é de 10% (para mais ou para menos) para os anos 1 e 2, e de 20% para os demais anos. A empresa decide que vai abranger uma participação de mercado de 35%. Cenário de capacidade para a empresa será: Demanda projetada para todo o mercado

8 Prof. Marins 8 Disponibilidade de mão-de-obra; Nível salarial e sindicatos; Rede Logística; Suprimento de eletricidade, gás, telefones, água, esgoto, etc. Incentivos fiscais Fatores Determinantes na Localização

9 Prof. Marins 9 Proximidade dos mercados Tendências de crescimento populacional Fornecedores e serviços de apoio Restrições ambientais Disponibilidade e custos dos terrenos Fatores determinantes na localização (cont.)

10 Prof. Marins 10 Leis de zoneamento; Proximidade de universidades; Hospitais; Nível de vida; Preferências da gerência Fatores determinantes na localização (cont.)

11 Prof. Marins 11 Arranjos Industriais Cluster: agrupamento de empresas similares em determinada região, mesmas características econômicas e com objetivo comum de competitividade. Cooperativas Empresa virtual Condomínio Industrial Consórcio Modular

12 Prof. Marins 12 Métodos Quantitativos de Localização Industrial Centro de Gravidade Momentos Ponto de Equilíbrio Avaliação de Fatores

13 Prof. Marins 13 Métodos Quantitativos de Localização Industrial Centro de Gravidade Avalia-se o local de menor custo para a instalação da empresa, considerando-se o fornecimento de matérias-primas e os mercados consumidores

14 Prof. Marins 14 Centro de Gravidade Distribuição dos Locais km500MP1PA1PA2 400MP2PA3 300PA PA5MP3 km PA – Ponto de consumo MP – Ponto de fornecimento de M-P.

15 Prof. Marins 15 Custos/Quantidades LocalQuantidade Q Custo Transporte CT Localização Horizontal Vertical LH LV MP MP MP PA PA PA PA PA Tonelada (t)($/t)/kmkm

16 Prof. Marins 16 Centro de Gravidade Localização Horizontal (LH): LH = ( Q i *CT i *LH i )/( Q i *CT i ) = ( )/( )= = /4.900 = 285,7 km. Localização Vertical (LV): LV = ( Q i *CT i *LV i )/( Q i *CT i ) = ( )/( )= = /4.900 = 376,5 km.

17 Prof. Marins 17 Método dos Momentos Semelhante ao CG, com ponderação de um determinado Centro (Cidade) contra os demais Centros existentes. Para cada Cidade, calcula-se o Momento (M) que as demais Cidades somadas possuem: M = Custo Unitário de Transporte * Quantidade * Distância Cidade com menor soma de momentos será escolhida.

18 Prof. Marins 18 Método dos Momentos A, 10 t B, 3 t D, 5 t C, 5 t 100 km 200 km 300 km 150 km Custo Unitário Transporte = $2,00/t/Km Onde localizar o CD?

19 Prof. Marins 19 Método dos Momentos A: = $6.600,00 B: = $6.500,00 C: = $14.300,00 D: = $9.400,00

20 Prof. Marins 20 Método do Ponto de Equilíbrio Compara-se diferentes localidades em função dos custos totais de operação (fixos e variáveis) LocalidadeCusto fixo anual ($) Custo variável unitário ($) A ,0064,00 B ,0025,00 C ,0015,00

21 Prof. Marins 21 Método do Ponto de Equilíbrio Obter as equações das retas dos custos totais de cada Localidade Desenhar as retas para cada Localidade nos eixos Q = Quantidade versus CT = Custo Total Verificar as interseções das retas e obter a melhor localização para cada intervalo de valores da Quantidade

22 Prof. Marins 22 Método do Ponto de Equilíbrio Escolher um valor qualquer de Q, por exemplo Q = Tem-se, os custos totais em unidades de $1.000,00: CT em A: = $1.400,00 CT em B: = $800,00 CT em C: = $700,00

23 Prof. Marins 23 Método do Ponto de Equilíbrio Q (unidades 1.000) CT ($1.000) A B C Até 4.615: A é melhor Entre e : B é melhor Acima de : C é melhor

24 Prof. Marins 24 Métodos Quantitativos de Localização Industrial Avaliação de Fatores: Exemplo: Uma empresa está avaliando quatro alternativas para a localização de nova instalação. Segundo a gerência, os fatores determinantes na localização estão relacionados abaixo, com os respectivos pesos e notas (de 1 a 5, onde o 5 é o mais favorável):

25 Prof. Marins 25 NOTAS FATORPeso(%)ABCD Disponibilidade de pessoal107,586,55 Aspectos sindicais ,5 Restrições ambientais2057,596,5 Qualidade de vida15989,58,5 Suprimento de materiais156,567,58,5 Isenção de impostos155888,5 Desenvolvimento regional105686,5 Uma empresa deseja ponderar os fatores qualitativos de quatro cidades candidatas a sediar a sua nova unidade. A empresa inicialmente definiu os fatores a serem considerados e atribuiu a cada um deles um peso. posteriormente pediu a cada um de seus principais executivos que atribuíssem a cada uma das cidades uma nota, entre 0 e 10, para cada um dos fatores. Os dados obtidos estão abaixo: EXEMPLO 682,5695,0805,0770,0


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