A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial – DEB/CAPES Diretoria de Educação a Distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial – DEB/CAPES Diretoria de Educação a Distância."— Transcrição da apresentação:

1 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial – DEB/CAPES Diretoria de Educação a Distância – DED (Respondendo) Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB: eixos para consolidação Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB: eixos para consolidação

2 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED 1.Alinhar diretrizes de programas e cursos ao modelo CAPES de indução, fomento e avaliação de execução e aplicação de recursos e aos regimentos das IES. 2.Estimular compartilhamento do uso de tecnologias na educação e integração da gestão de formação nas modalidades presencial e a distância. 3.Instituir padrão CAPES/UAB para os polos de apoio presencial e material didático EAD. 4.Integrar formação docente às diretrizes regionais: Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente e Sistemas Estaduais e Municipais de Ensino. 5.Política de comunicação e divulgação para EAD. Eixos para consolidação do Sistema UAB

3 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED 1. Alinhamento do Sistema UAB a)Alinhar as diretrizes e normas do Sistema UAB ao modelo CAPES de indução, fomento e avaliação da execução e da aplicação de recursos (resoluções, portarias, decretos,etc). b)Alinhar ações dos núcleos/centros EAD das IES e Coordenações UAB aos Planos de Desenvolvimento Institucional: interação com instâncias executivas, colegiados, pró-reitorias, unidades acadêmicas, etc. c)Regulamentar função tutor EAD nas IES e a concessão de bolsas docentes no modelo CAPES. d)Alinhar sistemas de informática da DED, CAPES, MEC e IES.

4 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED 2. Padrão dos polos CAPES/UAB a)Institucionalizar polos do Sistema CAPES/UAB: termos de compromisso dos mantenedores, quadro geopolítico, sustentabilidade financeira, infra-estrutura, relação IES-Polos, controle da aplicação de recursos, etc. b)Regulamentar função tutor presencial de polo: seleção, atribuições, jornada, vínculo, avaliação, etc. c)Garantir infra-estrutura às atividades presenciais dos polos adequada à natureza de programas/cursos/vagas. d)Integrar polos à comunidade beneficiada para converter em autênticas Casas do Professor e da Cultura. e)Estimular e regular patrocínios aos polos para apoio ao financiamento de infra-estrutura e equipamentos.... e, por que não, setor produtivo local?

5 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED 3. Qualidade do material didático a)Propor ao Grupo Assessor da UAB a criação de Conselhos Editoriais para avaliar e instituir padrão de qualidade do material didático CAPES/UAB, envolvendo IES, fóruns de áreas, entidades educacionais e científicas, etc. b)Regulamentar função docente conteudista: requisitos, compromissos, entrega de produtos, avaliação, etc. c)Lançar editais específicos para elaboração de material no Padrão CAPES/UAB por editoras de IES do Sistema. d)Divulgar material didático do Sistema CAPES/UAB para uso nos cursos de graduação do país, visando instituir padrão nacional de qualidade. Exemplos: UK Open University UNED España, Universitat Oberta de Catalunya, etc.

6 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED 4. Integração da formação da CAPES/UAB aos Fóruns e Sistemas de Ensino a)Concretizar Regime de Colaboração MEC - Sistemas de Ensino Estaduais e Municipais: alinhar programas de formação e garantir manutenção dos polos CAPES/UAB. b)Revisar diretrizes normativas dos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente quanto à oferta de cursos EAD e implantação de polos. c)Rever atribuições e alinhar ações dos órgãos e instâncias do MEC (Sesu, SRS, SEB, Sase, CTC/EB, INEP, Sinaes, CNE) relativas às ações de formação inicial e continuada, presencial e pelo Sistema CAPES/UAB. d)Instituir diretrizes curriculares nacionais da formação continuada de professores.

7 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED 5. Política de Comunicação a)Campanha nacional de divulgação da importância do Sistema CAPES/UAB como política pública essencial à educação brasileira. b)Debater preconceito à EAD no Brasil, apesar de o MEC investir da ordem de R$ 1,5 Bi nas IES públicas e polos e após cinco anos do Decreto 5.800/2006, que instituiu Sistema UAB.

8 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED Exemplos de experiências bem sucedidas em EAD - em outros países e no Brasil Boa divulgação pode atenuar argumento de que vai piorar a qualidade

9 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED Educação a Distância (EAD) Superior Educação a Distância (EAD) Superior Números no mundo Instituição - País InícioAlunos CNED - França Open University – Reino Unido UNED - Espanha Fern Universitat – Alemanha Univ. Central Rádio/TV – China Anadolu – Turquia Indira Gandhi Open University – India EUA (inúmeras instituições) Década de 1940 > 3 milhões

10 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED Cerca de 11 milhões de alunos no ensino médio. 13% de jovens de 18 a 24 anos no ensino superior. Bolívia: 21%; Venezuela: 26%; Chile: 27%; Argentina: 40%; Comunidade Européia: 62%; EUA: 80%. Abaixo do Brasil na América Latina: apenas Haiti ! 40 milhões de trabalhadores com apenas três anos de escolaridade, em média. Razões para EAD no Brasil

11 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED PL 962-A/1972: Dep. Alfeu GaspariniPL 962-A/1972: Dep. Alfeu Gasparini PL 1.878/1974: Dep. Pedro FariaPL 1.878/1974: Dep. Pedro Faria PL 3.700/1977: Dep. Pedro FariaPL 3.700/1977: Dep. Pedro Faria PL A/1981: Dep. Carlos SantosPL A/1981: Dep. Carlos Santos PL 1.751/1983: Dep. Clark PlantonPL 1.751/1983: Dep. Clark Planton PL 8.571/1986: Dep. Paulo Lustosa,PL 8.571/1986: Dep. Paulo Lustosa, PL 203/1987: Dep. Lúcio AlcântaraPL 203/1987: Dep. Lúcio Alcântara PL 4.592/1990: Dep. Carlos SantAnnaPL 4.592/1990: Dep. Carlos SantAnna PL 62/1991: Dep. Jorge HagePL 62/1991: Dep. Jorge Hage aprovado pela Câmara dos Deputados, mas retirado em 1993 pelo Governo Federal, sem ser apreciado no Senado! Histórico dos Projetos de Lei para criação de uma Universidade Aberta no Brasil

12 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED 10 de setembro de 2007

13 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED Apesar das inúmeras experiências bem sucedidas em outros países, o ensino a distância continua sob fogo cruzado no Brasil, com o argumento de que vai piorar a qualidade (Dilvo Ristoff, Diretor de Estatística e Avaliação da Educação Superior, INEP) 10 de setembro de 2007

14 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED Desempenho de alunos de graduação - Enade 2005/06 nas modalidades presencial e a distância (INEP, 2007) Detalhe: a maioria IES particulares ainda não havia UAB!

15 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED E no Ensino Médio, é viável EAD?

16 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED Tutoria presencial com professores capacitados pelo Centro. E os resultados? Tele-aulas com professores especialistas: TV interativa em rede IP via Satélite.

17 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED Ampliação do atendimento Sem banda larga! Resultados dos alunos no ENEM AM Brasil

18 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED Nos EUA, eles confiam em inovações e tecnologias na educação! E no Brasil, por que não? Professores indianos geram mais de 20 milhões de dólares por anos ensinando estudantes americanos pela internet.

19 Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED Educação no Século XXI PresencialA distância EDUCAÇÃOCOMBINADA ?


Carregar ppt "Eixos para consolidação do Sistema UAB e atuação da DED João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial – DEB/CAPES Diretoria de Educação a Distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google