A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matéria e energia Turmas 101 e 102 Prof. Luiz Antônio Tomaz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matéria e energia Turmas 101 e 102 Prof. Luiz Antônio Tomaz."— Transcrição da apresentação:

1 Matéria e energia Turmas 101 e 102 Prof. Luiz Antônio Tomaz

2 O que é matéria? Fisicamente, podemos definir matéria como sendo tudo que possui massa... e volume.

3 Massa é a medida da inércia. Podemos medi-la utilizando uma balança.

4 Intuitivamente, inércia é... No Brasil, o Gordo e o Magro

5 Volume é o espaço ocupado pela matéria. Provetas medem volumes líquidos.

6 Energia é a capacidade de realizar trabalho. O que é energia?

7 Mas essa definição não agrada nem mesmo aos físicos. Quando vemos uma lâmpada, ela está emitindo energia luminosa. É difícil imaginar como essa energia luminosa pode ser vista como uma "capacidade de realizar trabalho".

8 Estados físicos da matéria Estados físicos da matéria ou fases são as diferentes formas de como uma substância pode se apresentar no espaço.

9 Os principais são...

10 Mudanças de estados físicos A variação de temperatura provoca mudanças no estado físico. Isso porque o acréscimo de energia (calor) afasta as moléculas. Por outro lado, com resfriamento, ou seja, há retirada de energia do sistema, as moléculas se aproximam.

11 Observe esquemas...

12 Ponto de fusão e de ebulição Ponto de fusão é a temperatura na qual a substância passa do estado sólido para o líquido e ponto de ebulição é a temperatura da passagem do líquido para o gasoso.

13 Pelo PF ou PE podemos avaliar a pureza de uma espécie química (substância). Substância pura tem PF ou PE bem definidos; caso contrário, temos mistura.

14 Substância Ponto de fusão (°C) água0 álcool-114 alumínio659 cloreto de sódio800 cobre1 083 chumbo327 enxofre119 Veja alguns exemplos de PF …

15 Um exemplo muito importante... Água pura(P*= 1 atm): PF = 0 o C e PE = 100 o C *Pressão atmosférica

16 Representações gráficas... Substância pura

17 Representações gráficas... Mistura

18 Mistura eutética Exemplo: chumbo + estanho

19 Mistura azeotrópica Exemplo: água + álcool

20 Mistura eutética Mistura azeotrópica Pb + Sn Álcool(92%) + Água(8%)

21 Ponto de fusão e de ebulição e a Tabela Periódica

22 Misturas Homogêneas São misturas com aspecto uniforme. Não é possível distinguir a olho nu, nem mesmo ao microscópio, os seus constituintes. Apresentam o mesmo aspecto em toda a sua extensão. São também ditas soluções ou misturas monofásicas.

23 Mistura homogênea

24 Misturas Heterogêneas São misturas em que é possível distinguir os diferentes constituintes a olho nu. Apresentam aspecto diferente ao longo da sua extensão. Podem ser bifásicas, trifásicas ou polifásicas.

25 Mistura heterogênea

26 Densidade É a relação entre a massa e o volume de uma espécie química. Cada substância tem sua densidade; podemos, através dessa propriedade específica, identificar ou verificar a pureza de determinada substância.

27 METALDENSIDADE (g.cm -3 ) Alumínio2,70 Bário3,59 Berílio1,85 Bismuto8,90 Cádmio8,65 Cálcio1,53 Césio1,87 Crômio7,19 Cobalto8,80 Cobre8,93 Gálio5,91 Ouro19,28 Ferro7,87

28 Densidade e a Tabela Periódica

29 1. UFRGS Na temperatura de 595 o C e na pressão de 43,1 atm, o fósforo apresenta o seguinte equilíbrio: P(sólido, violeta) P(líquido) P(vapor) Esse sistema apresenta (A) 1 componente e 2 fases. (B) 1 componente e 3 fases. (C) 3 componentes e 1 fase. (D) 3 componentes e 2 fases. (E) 3 componentes e 3 fases.

30 2. UFRGS Considere as seguintes afirmações a respeito do processo de cozimento de alimentos em panela de pressão. I- Esse processo é mais eficiente porque os alimentos são submetidos a uma temperatura mais elevada do que aquela que é possível atingir numa panela convencional. II – o fornecimento de calor pode ser diminuído (o fogo pode ser abaixado) quando a panela de pressão começar a soltar vapor, porque, a partir desse ponto, a temperatura ficará aproximadamente constante, independentemente do calor fornecido. III – A panela de pressão começa a soltar vapor quando a pressão interna atinge valor igual ao da pressão ambiente, mantendo-se nesse patamar enquanto durar o processo.

31 Quais estão corretas? (A) Apena I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II, III. Continuação...

32 QUÍMICA2010


Carregar ppt "Matéria e energia Turmas 101 e 102 Prof. Luiz Antônio Tomaz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google