A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA RESPIRATÓRIO RESPIRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA RESPIRATÓRIO RESPIRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA RESPIRATÓRIO RESPIRAÇÃO
O Sistema Respiratório é o responsável pela obtenção de energia, para toda atividade desenvolvida pelos organismos. Esta energia é obtida através dos alimentos. A respiração consiste em reações de combustão dentro das células, na presença de oxigênio O Sistema Respiratório é composto é composto pelas vias respiratórias e pulmões.

2 SISTEMA RESPIRATÓRIO

3 SISTEMA RESPIRATÓRIO morfologia
Vias respiratórias Cavidade nasal: dividida pelo septo nasal (duas narinas), revestida por epitélio rico em glândulas mucosas e pêlos (filtram e umedecem o ar); comunica-se com a faringe pelas coanas. Faringe: comunica as cavidades nasais com a laringe (comum aos dois sistemas)

4 SISTEMA RESPIRATÓRIO Vias respiratórias
Laringe: tubo formado por diversas cartilagens, dentre elas a tireóidea (proeminência laríngea); comunica-se com a traquéia pela glote e epiglote que impede a passagem de alimento para a laringe (engasgo); em seu interior estão pregas vocais. pregas vocais: vibram com o ar que é expelido dos pulmões, o que produz o som; a língua, lábios e dentes se articulam para produzir os sons; a faringe, cavidade bucal e nasal servem de ressoadores.

5 SISTEMA RESPIRATÓRIO Vias respiratórias
pregas vocais: vibram com o ar que é expelido dos pulmões, o que produz o som; a língua, lábios e dentes se articulam para produzir os sons; a faringe, cavidade bucal e nasal servem de ressoadores.

6 SISTEMA RESPIRATÓRIO Vias respiratórias
Traquéia: tubo com cerca de 15 a 20 anéis incompletos de cartilagem (12 a 13cm); bifurca-se na parte inferior originando os brônquios. Brônquios: direito e esquerdo, penetram nos pulmões, onde dividem-se em ramos menores, os bronquíolos  alvéolos pulmonares.

7 SISTEMA RESPIRATÓRIO Vias respiratórias
Brônquios: direito e esquerdo, penetram nos pulmões, onde dividem-se em ramos menores, os bronquíolos  alvéolos pulmonares.

8 SISTEMA RESPIRATÓRIO Pulmões
Órgãos de consistência esponjosa, preenchem a maior parte da cavidade torácica; separados pelo mediastino; protegidos pela caixa torácica, formada por músculos e ossos e se encontram apoiados no diafragma; além disse são envolvidos pela pleura, membrana dupla que protege os pulmões e facilita a retração e expansão dos mesmos.

9 SISTEMA RESPIRATÓRIO Pulmões

10 SISTEMA RESPIRATÓRIO Pulmões

11 SISTEMA RESPIRATÓRIO Movimentos respiratórios: inspiração, expiração
Inspiração: contração do diafragma e músculos intercostais  aumenta o volume da caixa torácica – Pressão interna < Pressão externa Expiração: relaxamento do diafragma e músculos intercostais Pressão interna>Pressão externa

12 SISTEMA RESPIRATÓRIO

13 SISTEMA RESPIRATÓRIO Trocas gasosas - Hematose
Troca gasosa que ocorre nos alvéolos: O2 ↔ CO2 , isso ocorre por diferença de concentração – o sangue vem do corpo rico em gás carbônico e pobre em oxigênio e o que vem do exterior, vem em condições contrárias, dessa forma ocorre a troca gasosa

14 SISTEMA RESPIRATÓRIO Trocas gasosas - Hematose

15 SISTEMA RESPIRATÓRIO Controle Neural da Respiração
Controle voluntário – prender a respiração, velocidade da respiração Controle involuntário – atividade do diafragma e dos músculos intercostais, estes movimentos são controlados por um órgão do sistema nervoso o bulbo

16 SISTEMA RESPIRATÓRIO Controle Neural da Respiração

17 SISTEMA RESPIRATÓRIO Controle Neural da Respiração
Uma pessoa não pode prender a respiração por muito tempo, por causa do controle neural dos movimentos do diafragma e músculos intercostais e pelo aumento de CO2 no sangue, que chega até o bulbo Envenenamento por CO dos motores dos carros – hemoglobina + CO2


Carregar ppt "SISTEMA RESPIRATÓRIO RESPIRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google